Prontuário Eletrônico (PEP): Conheça As Vantagens E As Desvantagens

prontuário eletrônico

Com o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de saúde, surgiu o prontuário eletrônico, uma ferramenta capaz de otimizar toda a gestão de um consultório médico. Embora seja muito vantajoso, existem algumas desvantagens que você precisa conhecer.

Então, preparamos este artigo explicando todos os benefícios e os pontos negativos em utilizar essa tecnologia. Ficou interessado? Continue a leitura.

O que é um prontuário eletrônico?

Com um mundo cada vez mais informatizado, diversas áreas da sociedade perceberam a necessidade de migrar seus processos para o ambiente digital. O mesmo ocorreu com a medicina, o que explica a expansão do uso do prontuário eletrônico.

Quando falamos dessa ferramenta, estamos falando da digitalização dos principais processos internos de um consultório médico, resultando no aumentando de produtividade, atração de mais pacientes, melhora no atendimento, maior nível de satisfação com o serviço e aumento da lucratividade.

Ademais, você também melhora a organização das informações, aumenta a segurança dos dados dos pacientes, agiliza o agendamento de consultas, reduz as suas despesas e libera espaço no consultório. A seguir, falaremos com detalhes sobre essas vantagens.

Quais são as vantagens do prontuário eletrônico?

Trata-se de uma ferramenta com várias funcionalidades que transformam positivamente a rotina do consultório, permitindo que você ofereça mais qualidade na prestação de serviços e aprimore a experiência do paciente. Então, vamos saber mais sobre essas vantagens.

Corte de custos e liberação de espaço

Nas clínicas analógicas, há um grande volume de papel utilizado que precisa ser armazenado em arquivos físicos, ocupando um grande espaço no consultório. Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), esses documentos precisam ser guardados por um período mínimo de 20 anos.

Além disso, há uma despesa constante com compra de cartuchos para a impressora, resmas de papel, canetas, clips, grampos e até serviços gráficos para a criação de materiais personalizados. 

Ao dispor de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), esse dois problemas são eliminados. Primeiro, como todas as informações são preenchidas em formulários digitais, não há mais a necessidade de arquivamento, mesmo para aqueles documentos anteriores a informatização do consultório, pois podem ser digitalizados.

Assim, você continua respeitando as normas do CFM e passa a ter mais espaço disponível no consultório em função da retirada dos arquivos. Da mesma forma ocorre com as despesas. Já que o uso do papel e da impressora reduz drasticamente, a reposição irá ocorrer em menor frequência, aliviando o seu caixa.

Integração e centralização das informações

Outro benefício dos softwares de prontuário é que todas as funcionalidades são integradas, permitindo que os processos sejam realizados de forma automática. Nos consultórios não informatizados, não existe automação, sendo cada tarefa realizada de forma individual e manual.

Além disso, todas as informações dos pacientes são salvas e e estão centralizadas em um único lugar, facilitando a busca por dados. Por outro lado, os médicos que ainda usam formulários de papel, se veem no meio de uma pilha de documentos não organizados.

Otimização da rotina

Com o PEP, a rotina de uma clínica médica é completamente alterada, passando a ser mais ágil, dinâmica e simples. Isso porque diferentes atividades diárias da equipe deixam de ser manuais para serem automatizadas.

Dessa forma, há uma grande economia de tempo na conclusão de tarefas, permitindo que toda a equipe se dedique ao aspecto mais importante: o atendimento. A consequência disso é o fortalecimento da relação e uma maior satisfação do paciente.

Acessibilidade do prontuário eletrônico

Uma das principais vantagens em utilizar o prontuário digital é a acessibilidade das informações, permitindo que os prontuários dos pacientes estejam disponíveis, literalmente, na palma da mão.

Como o armazenamento de dados é feito na nuvem, eles estão disponíveis 24 horas na internet. Assim, você pode ter acesso a qualquer informação, de qualquer hora e em qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo eletrônico conectado à rede.

Ademais, esses sistemas também são responsivos, ou seja, a mesma interface amigável e intuitiva que você acessa pelo computador, também será replicada no seu celular.

Segurança dos dados

Quando comparados aos prontuários médicos em papel, a versão eletrônica é muito mais segura e está exposta a menos riscos. Isso porque documentos físicos podem sofrer rasuras, podem ser danificados, furtados, extraviados, etc.

Com isso, as informações do paciente podem acabar sendo acessadas por pessoas não autorizadas, quebrando o sigilo médico e originando processos judiciais. Por outro lado, o prontuário digital conta com a segurança dos servidores externos, como, por exemplo, os da Amazon.

Além disso, os dados são protegidos com criptografia, dificultando a ação de hackers, e, com a rotina de backups, dificilmente haverá perda de informações. Ademais, o acesso ao sistema é restrito, sendo necessário login e senha.

E as desvantagens?

Apesar de oferecer muitas vantagens, essa ferramenta também possui desvantagens que você precisa conhecer. Contudo, é necessário fazer uma análise e ponderar se o que pesa mais para você são os benefícios já mencionados aqui ou os seguintes aspectos negativos:

Internet obrigatória

Os prontuários digitais em nuvem só funcionam conectados à internet, pois, como são armazenados em servidores externos, precisam da rede para realizar o tráfego de dados. Por isso, antes de utilizar a ferramenta, garanta o serviço de internet no seu consultório.

Necessidade de investir no prontuário eletrônico

Obviamente, existe um investimento a ser feito para conseguir alcançar todos os benefícios citados anteriormente. Porém, ao analisar a redução de custos obtida com a plataforma e a provável captação de novos pacientes, o retorno financeiro é quase que imediato.

Ademais, existem empresas que oferecem um teste ou uma versão gratuita das suas plataformas, como é o caso do iMedicina. Assim, antes de investir, você tem a possibilidade de avaliar se, de fato, o sistema é capaz de atender as suas necessidades.

Mudança na cultura do consultório

A mudança na rotina do consultório é um dos trabalhos mais complexos no processo de transição do papel para o digital. No entanto, é preciso considerar o quão vantajoso será implantar um software de prontuário e o quanto você está disposto a mudar a sua mentalidade e a de seus funcionários.

Provavelmente, você percebeu que a quantidade de vantagens é bem superior ao número de desvantagens. Isso mostra a qualidade e a importância de dispor de um prontuário eletrônico no seu consultório. Então, não perca tempo e busque no mercado uma ferramenta que ofereça os benefícios citados neste artigo.

Cadastre-se e comece a usar o prontuário eletrônico do iMedicina gratuitamente. Sem pegadinhas!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: