Retorno de consulta: por que é importante ter o controle?

retorno de consulta

O retorno de consulta faz parte de uma análise que todo médico deveria implementar no consultório. Esse controle significa não somente a capacidade de fidelização de pacientes, mas também de melhoria em cada atendimento e domínio das finanças.

Todo profissional da saúde deve se preocupar se as pessoas têm interesse em ser atendidas em uma nova oportunidade. Em outras palavras, quem procura novamente pelo especialista, muitas vezes, faz isso por vontade própria, uma vez que a concorrência é grande, concorda?

Ou seja, quando não estamos satisfeitos com um serviço ou atendimento, temos a opção de recorrer a outros profissionais.

Dessa forma, o objetivo deste texto é esclarecer melhor sobre qual é a necessidade de controle do retorno de consulta. E, claro, nossa proposta é orientar sobre como fazer isso. Então, para melhorar sua gestão de consultório, confira as informações a seguir!

Por que o retorno de consulta é importante?

O paciente que vai a uma consulta de retorno tem alguns motivos para isso, como:

  • necessidade de receber e/ou debater resultados de exames;
  • acompanhamento de determinado tratamento;
  • satisfação com o especialista que presta o atendimento.

Essas e outras motivações são essenciais para a clínica. Por isso, os gestores do consultório precisam saber como documentar bem esses dados.

Indicativo principal do retorno de consulta

De uma forma geral, médicos que recebem as mesmas pessoas no consultório estão diante do resultado real de suas ações para fidelizar pacientes. Isto é, na jornada do paciente, as chances de retorno são grandes quando o primeiro atendimento é bem-sucedido.

Por isso, é muito importante estabelecer um contato inicial proveitoso e, assim, estreitar o relacionamento com cada pessoa recebida pela clínica.

Os profissionais da Medicina precisam dominar muitas técnicas de encantamento, de forma a promover uma verdadeira experiência às pessoas atendidas.

Marketing médico para atrair e fidelizar pacientes

Nas ações de marketing médico e gestão, os especialistas devem observar que atrair pode sair mais caro que manter. Em outras palavras, os recursos disponibilizados para alcançar novas pessoas e levá-las ao consultório geralmente têm um custo maior, se comparado ao de manutenção do relacionamento.

Com isso, muitos dos setores, não apenas o da saúde, buscam favorecer e valorizar quem entra pela porta. É como se a parte mais difícil, isto é, a conquista, já tivesse sido feita. Então, os gestores precisam desempenhar as estratégias para garantir que o encantamento seja mantido, concorda?

Entretanto, como seres humanos, a nossa tendência é abrir mão daquilo que não nos traz benefícios. Portanto, as clínicas devem ser ativa nas ações, com o objetivo de incentivar o retorno do paciente. Cabe a elas promover uma comunicação estreita e constante.

Por que controlar o retorno de consulta?

Agora que a importância do retorno de consulta está mais clara, podemos seguir no tema e apresentar alguns exemplos sobre a necessidade desse controle. Continue a leitura!

Elevação de receita

A receita do consultório médico é um dos principais dados levantados pelos retornos dos pacientes. Isto é, quando eles voltam a se consultar, isso significa que precisarão arcar com o novo valor desse encontro, certo?

Por isso, a clínica deve fazer um controle minucioso dos recursos obtidos a partir das pessoas que retornaram. Isso é primordial! Esse montante é significativo para novas estratégias de melhorias no ambiente, como possíveis reformas, aquisição de equipamentos, entre outras.

Além disso, há outras análises a serem feitas a partir da elevação da receita. Caso em determinados meses os valores relativos aos retornos de consulta sejam muito inferiores ou superiores às médias anteriores, os gestores deverão buscar entender os motivos disso.

Quando o movimento, seja presencial, seja no uso de uma ferramenta de telemedicina, está baixo, cabe ao médico refletir sobre isso e buscar estratégias para reverter as adversidades.

Prevenção de faltas

Clínicas com um software médico seguro que permite agendamento online conseguem ter uma administração muito clara sobre comparecimento das primeiras consultas e as de retorno.

Essas ferramentas são muito úteis para compreender melhor a taxa de desmarcações, de faltas e de remarcações. Quando um paciente desiste de ir, mas não avisa, o profissional da saúde tem que arcar com o prejuízo.

Por outro lado, se o médico aposta em ferramentas de automação de envio de lembretes e mensagens, as chances de o paciente esquecer a consulta são reduzidas, não é mesmo?

Ou seja, esses recursos tecnológicos ajudam muito no controle dos retornos, uma vez que dão a devida importância para o valor do tempo do médico.

Promoção da experiência do paciente

O controle do retorno de consulta também é muito útil para garantir que o paciente tenha uma experiência memorável em seu atendimento.

Pessoas desejam se sentir apreciadas, ouvidas e respeitadas. Desde as mensagens de lembrete enviadas pelos softwares médicos, ao próprio tratamento humanizado, na Medicina, consultórios precisam exercer essas práticas que favorecem o encantamento.

Dessa forma, quando o especialista sabe que aquele encontro será um retorno, deve se preparar de forma a demonstrar que está por dentro do quadro de saúde daquele paciente, com base nas anotações passadas.

Para facilitar a vida do médico, que lida com tantas informações e de muitos assistidos diferentes, um dos recursos mais úteis é o prontuário digital. Ele fica armazenado na nuvem, em um espaço seguro e de acesso restrito, mas pode ser aberto pelo profissional em poucos cliques.

Melhora dos resultados do consultório

Hoje em dia, as informações sobre os pacientes estão ainda mais valiosas. Saber de suas preferências, suas necessidades, gostos e tudo aquilo que é motivo de satisfação ajuda muito no desempenho do atendimento como um todo.

Com isso, o controle de consultas e retornos contribui para que as clínicas tenham compreensão daquilo que podem aperfeiçoar. Ou seja, essa noção favorece consideravelmente os resultados do próprio consultório.

Retorno de consulta é dado indispensável

Ao longo deste texto, explicamos a necessidade de manter um controle em sua clínica sobre o volume de agendamentos e seus tipos.

Mais especificamente, o retorno de consulta hoje serve como um dado indispensável para orientar a gestão da clínica sobre o desempenho geral. Afinal, as pessoas tendem a não voltar onde não sentem que são bem-vindas. Com isso, todo médico deve ficar atento a esse dado.

Que tal começar a fazer esse controle imediatamente? O software gratuito do iMedicina oferece todas as ferramentas para você acompanhar os resultados do seu consultório de forma simples e organizada!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: