O relacionamento com o paciente fará com que o seu consultório esteja sempre cheio… ou sempre vazio. Pode parecer um pouco radical dizer isso, mas é verdade.
As pessoas são exigentes quando o assunto é saúde. E fazem muito bem: afinal, quem não está saudável não consegue manter a vida funcional, tem perdas pessoais e financeiras e convive diariamente com mal-estar e dores físicas.
Em face de um grande desafio ou para consultas pontuais mas importantes, os pacientes tendem a se consultar com médicos nos quais confiam. Se eles atendem pelo convênio; ótimo. Se não, o respeito e a confiança pelo trabalho daquele especialista certamente falarão mais alto.
Médicos que frequentemente têm a agenda preenchida por atendimentos feitos através de um convênio devem se perguntar se estão oferecendo diferenciais.
Em alguns casos, cabe o questionamento: o paciente me escolheu porque confia no meu trabalho ou porque eu era a opção viável, dada as limitações de seu convênio?
É uma pergunta difícil, de fato, e a resposta pode ser um pouco frustrante. Ainda assim, quem deseja se destacar em sua área de atuação deve ter autocrítica e estar sempre pronto para rever as suas certezas e percepções.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre como é importante cultivar o bom relacionamento com o paciente para que o seu trabalho seja valorizado ao ponto de te deixar livre dos convênios.
Explicaremos também como pequenas mudanças podem fazer com que o consultório e o especialista ganhem mais respeito e notoriedade entre pacientes e possíveis pacientes. Confira.
A qualidade do atendimento é fundamental. Quando a consulta é feita pelo plano de saúde, é natural que os especialistas tenham que “correr” um pouco com a conversa, visto que há um número grande de atendimentos no mesmo dia.
Infelizmente, essa atitude tem efeitos bastante negativos, em alguns casos. Há pacientes que sentem que não foram adequadamente valorizados ou que o especialista não prestou um bom serviço.
Isso pode gerar duas coisas: alta rotatividade de pacientes e críticas severas nos buscadores e nas redes sociais.
A internet é, hoje, uma das ferramentas mais utilizadas para buscar prestadores de serviços, estabelecimentos de saúde e até exames. Boa parte das pessoas, mesmo quando utiliza convênios, faz uma busca para conhecer melhor os especialistas disponíveis em determinado local ou clínica.
Se você recebe um comentário negativo, a tendência é que isso seja visto como um acidente, um dia ruim. Se você tem muitos comentários negativos e uma avaliação baixa – menos de três estrelas no Google, por exemplo -, a possibilidade de que você perca muitos pacientes é real.
Para garantir que seus serviços sejam de excelência, você deve prezar pelo atendimento humanizado – sempre fundamental – e pela atenção. Ouça o paciente, converse com ele, faça perguntas pertinentes. Tenha o histórico sempre em mãos para que nenhum detalhe passe despercebido.
Uma boa forma de manter as informações atualizadas e de fácil acesso durante as consultas é utilizar um software de prontuário eletrônico desenvolvido para facilitar o relacionamento com seu paciente. Além do histórico na tela de atendimento, preencher dados, receitas e atestados ficam muito mais simples.
A experiência do paciente deve ser levada em consideração desde o momento da marcação da consulta até depois que ele sai do consultório.
Treine a equipe da administração para recebê-lo com atenção e informá-lo corretamente. Transforme a secretária em sua parceira no alcance de resultados para o consultório.
Invista em relacionamento pós-consulta para que o paciente esteja sempre lembrando dos seus serviços positivamente.
Uma estratégia de marketing médico bem elaborada aliada a um software médico te ajuda a otimizar o relacionamento e preencher lacunas de comunicação que ajudam a encantar, atrair e fidelizar o paciente.
Quanto melhor o serviço que você oferecer, mais o seu trabalho será valorizado. É exatamente essa geração de valor que faz com que o paciente te acompanhe independentemente dos convênios. Ele precisa criar a percepção de que o valor pago pela consulta vale a experiência que ele recebe em troca.
O primeiro passo, sem dúvidas é o atendimento de excelência. Também procure manter o espaço do seu consultório bonito, organizado e limpo, mas não só: invista em tecnologias médicas.
A ajuda de um software médico otimiza os processos burocráticos, monitora a frequência de pacientes, analisa dados, emite lembretes de consultas automáticos e muito mais.
Falaremos abaixo sobre algumas dessas funcionalidades.
Ao escolher um software, você deve se atentar para alguns cuidados. É importante que ele tenha segurança e preserve os dados do paciente.
Desta maneira, é possível ter um software que, além de guardar prontuários eletrônicos em ambiente seguro, ofereça a possibilidade de emitir receitas, atestados médicos, laudos, etc.
Para além disso, cogite a possibilidade de, com certificado digital em mãos, começar a atender à distância, através da telemedicina. A medida de atendimento foi aprovada em caráter emergencial por conta da pandemia do novo coronavírus e pode ser muito útil para aumentar o seu portfólio de pacientes.
Nem todos se sentem seguros para deixar a suas casas, mesmo com a reabertura progressiva dos comércios. Dado o fato que a pandemia ainda não está sob controle, os indivíduos que estão no grupo de risco têm preferido permanecer em isolamento.
A telemedicina, neste caso, fornece às pessoas a possibilidade de conversar com um especialista em segurança. É um serviço interessante principalmente para quem precisa ter acompanhamento frequente, como pessoas em tratamento psicológico.
Bons softwares médicos, como o do iMedicina, dão ao usuário a possibilidade de enviar confirmações de consultas diretamente para o e-mail do paciente. Além disso, é possível programar a plataforma para enviar lembretes para o telefone celular ou e-mail, diminuindo o número de ausências e cancelamentos.
Ao final da consulta, o software também envia, de forma automática, uma pesquisa de opinião. Nela, o paciente pode apontar o que gostou e não gostou, opinar sobre o espaço físico da clínica e sobre o atendimento do especialista, entre outras coisas.
Trata-se de uma maneira de entender quais são os pontos fracos e solucioná-los, além de melhorar aquilo que já funciona. Desta forma, cria-se mais presença e autoridade, o que certamente faz com que os serviços sejam observados com mais atenção.
A produção de conteúdo relevante para o seu público é uma das formas mais eficazes de atrair novos pacientes e de encantar os que já têm o costume de frequentar o seu consultório.
Para criar mais autoridade na internet, você deve investir em um site profissional, ou seja, feito por uma pessoa ou companhia com experiência em criação de portais. É fundamental que o seu site ofereça textos sobre as dores e preocupações das pessoas que você deseja atingir.
Entra aí, em conjunto, o Marketing de conteúdo. Por meio de uma boa estratégia e da produção de artigos de forma consistente, frequente e com adequação ao SEO, você consegue se destacar entre os demais especialistas disponíveis no buscador e, assim, ajudar a criar aquela percepção de autoridade, necessária para imprimir mais confiança ao seu trabalho.
Além disso, vale criar redes sociais e um cronograma de postagens. O Facebook e o Instagram para médicos seguem como espaços interessantes para encontrar pessoas que podem se interessar pelos seus serviços e para manter os pacientes frequentando o consultório.
O relacionamento com o paciente é construído por meio de várias estratégias diferentes e, como se pode ver, necessita de trabalho constante. Para cobrir todas as frentes, aposte no trabalho de empresas que são especializadas na produção de conteúdo para médicos e que possuem softwares inteligentes, gratuitos e seguros.
Todas essas estratégias de relacionamento com o paciente são fundamentais para que você se livre dos convênios e tenha mais tempo para se dedicar aos pacientes particulares.
Leia este artigo do blog iMedicina: Por que você não consegue atrair pacientes particulares? e saiba mais sobre esse assunto.
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