Por que você não consegue atrair pacientes particulares?

erros na atração de pacientes

A resposta para a pergunta do título é explicada pelos incontáveis erros na atração de pacientes. Muitos profissionais consideram que apenas o seu trabalho dentro do consultório é capaz de atrair mais pacientes particulares — o que é um erro!

Por mais que o seu conhecimento e experiência sejam vastos, há uma série de outros fatores que precisam ser considerados. Atendimento ruim, demora, ou dificuldade, no agendamento de consultas, além da ausência digital são alguns deles.

Nós listamos os principais erros na atração de pacientes, para que você conheça bem cada um e evite que sejam praticados no consultório ou clínica médica. Acompanhe!

Erros na atração de pacientes particulares

O paciente foi mal atendido pessoalmente ou pelo telefone

O primeiro erro na atração de pacientes particulares está no contato com a recepcionista, pessoalmente ou pelo telefone. Se o atendimento não for satisfatório, dificilmente haverá incentivo para agendar uma consulta.

É fundamental que a recepcionista seja uma profissional treinada em atendimento ao público. Há pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de conhecimento, o que demanda alguém capaz de dialogar com todos, sem distinção.

Essa profissional deve passar por um curso de qualificação ou de reciclagem, com foco em atendimento para clínicas e consultórios. No dia a dia, precisa ser objetiva e, ao mesmo tempo, amável com os pacientes.

Tenha em mente que a recepcionista é a porta-voz da clínica ou do consultório, ou seja, tem a capacidade de causar um bom ou mau primeiro impacto. Sendo assim, seu preparo é essencial para tratar todos da maneira correta.

A recepção é desorganizada e demora para atender

Outro erro na atração de pacientes é a falta de organização na recepção. Nesse aspecto, nos referimos tanto ao ambiente quanto aos processos. Falaremos sobre cada um de maneira individual.

Sobre o ambiente de trabalho, a profissional responsável pela recepção necessita do básico para manter sua rotina. Isso significa ter à disposição, e funcionando, todas as ferramentas e insumos para o trabalho.

Não adianta cobrar agilidade se, por exemplo, o computador trava frequentemente ou demora muito tempo para executar uma simples ação. Por isso, é importante que o material de trabalho esteja em condições de uso.

Outro ponto é relacionado aos processos. Se eles não são claros e bem estruturados, torna-se difícil executá-los. Logo, médico e a recepcionista precisam defini-los para que estejam organizados e não impactem na qualidade e rapidez do atendimento.

Não há comunicação entre médico e recepcionista

Este é um dos mais graves erros na atração de pacientes. A recepcionista diz uma coisa, o médico fala outra! No meio, o paciente tem a sensação de que está entre dois polos completamente opostos.

Quando não há comunicação entre médico e recepcionista, a clínica ou consultório se transforma em um verdadeiro campo de batalha. Faz-se necessário entender que os processos só funcionarão se ambos trabalharem em sintonia.

Imagine se a secretária não consulta a agenda do médico e marca atendimento para um dia errado. Os pacientes ficarão insatisfeitos e buscarão outro profissional!

Do mesmo modo, o médico não pode transferir responsabilidades para a recepcionista, que estão além de suas funções — principalmente quando não há um pedido ou aviso prévio. Se isso acontece com frequência, a rotina é afetada negativamente.

O ambiente é desconfortável para o paciente

Mais um dos erros na atração de pacientes. Coloque-se no lugar do paciente! Você gostaria de ir a uma consulta médica e ter que esperar em pé, ou mesmo sentado em uma poltrona desconfortável?

E se tiver sede, mas não houver água para beber? Um ambiente mal iluminado e até decorado com peças de gosto duvidoso também causam desconforto para quem está esperando.

Também não é confortável esperar pela consulta médica ouvindo uma música agitada demais ou assistindo ao noticiário policial — que é repleto de tragédias e mortes. Tudo isso influencia na qualidade da espera do paciente.

Sendo assim, considere que o ambiente precisa ser agradável, estimular a calma e ter à disposição o mínimo para o conforto dos pacientes. Em muitos casos, eles estão sentindo dores ou angústias, que os impedem de manter a calma.

O médico não possui presença digital

Continuamos com os erros na atração de pacientes e, neste instante, falaremos sobre outro dos principais entre eles: não ter presença digital.

Você tem um smartphone conectado à internet? Saiba que 70% da população brasileira também! Esse número tende a crescer. Isso significa que estar on-line é a maneira mais fácil de ser encontrado por potenciais pacientes.

Ter um cadastro no Google Meu Negócio é uma forma gratuita de ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. No aplicativo de mapas, torna-se ainda mais prático para o paciente traçar uma rota de chegada. 

Também é importante ter um site para o consultório ou clínica, com as informações sobre a sua especialidade, bem como sobre os atendimentos, procedimentos realizados, endereço e telefones de contato. Além disso, não podemos esquecer dos perfis nas redes sociais mais utilizadas pelos pacientes.  

O pós-consulta inexiste ou é ineficiente

Faz parte da lista de erros na atração de pacientes a inexistência ou ineficiência do pós-consulta. O relacionamento com o paciente não se encerra quando ele sai do consultório.

É muito importante que ocorra uma comunicação pós-consulta, que pode ser por e-mail marketing. Se a clínica ou consultório utiliza um sistema moderno de gestão, basta selecionar os materiais e deixar que ele envie periodicamente para o paciente de forma automática.

Outra ferramenta importante é o blog, que contribui bastante com o pós-consulta. Os materiais produzidos para esse canal podem ser divididos por tema e, posteriormente, enviados para os pacientes.

Do mesmo modo, ficam à disposição dos potenciais pacientes que encontram a clínica ou consultório na internet — ajudando a atraí-los. Quando o atendimento é bom, o paciente pode voluntariamente recomendá-lo para outras pessoas!

Note que todos os erros na atração de pacientes particulares convergem com um ponto: a falta de organização dos processos e o não uso da tecnologia. Investir em ferramentas inovadoras é uma maneira eficiente de atrair mais pacientes e crescer!

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