Sistema de gestão médica: por que ele pode gerar mais resultados?

Sistema de gestão médica: por que ele pode gerar mais resultados?

A implementação de novas tecnologias traz muitos benefícios para o negócio, independente do seu segmento. No setor de saúde, por exemplo, o uso de um sistema de gestão médica otimiza a rotina e melhora os resultados do consultório.

Mas você entende como essas ferramentas influenciam o dia a dia dos profissionais de saúde? Sabe quais recursos um bom software precisa ter? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, você encontrará as informações mais importantes sobre o assunto.

O que é um sistema de gestão médica?

Trata-se de um software desenvolvido exclusivamente para a gestão de clínicas, consultórios e outras organizações de saúde que têm como objetivo a otimização dos processos que fazem parte da rotina dos médicos e seus colaboradores.

Para isso, esses sistemas contam com funcionalidades que automatizam diversas tarefas rotineiras, como atualizar o prontuário eletrônico, atender por meio de telemedicina, realizar o controle financeiro, o envio de SMS, agendamento online etc.

Ademais, os softwares médicos classificam-se em online e offline. No primeiro caso, estão os sistemas de gestão médica armazenados na nuvem, que permitem acessos de qualquer lugar, necessitando apenas de um dispositivo conectado à internet.

Por outro lado, as ferramentas offline são aquelas que não precisam de conexão à internet para funcionar. Mas só podem ser acessadas localmente, por meio do equipamento onde foram instaladas.

Além da acessibilidade, outra diferença importante entre esses dois tipos de softwares é o armazenamento dos dados. Enquanto as ferramentas online arquivam as informações em servidores externos com alto nível de proteção, os sistemas offline salvam os dados no computador onde estão instalados.

Assim, os softwares médicos em nuvem oferecem mais facilidades para os usuários, além da maior segurança do sistema. Então, agora que você já entendeu o que são as ferramentas de gestão, é preciso saber como escolher a sua.

O que um bom sistema de gestão médica precisa ter?

Um bom sistema de gestão médica é aquele que oferece todos os recursos necessários para melhorar a administração do consultório ou clínica, impactando positivamente nos seus resultados. Para isso, ele deve disponibilizar algumas funcionalidades.

Prontuário eletrônico

Com a digitalização das informações, os médicos precisam se adaptar e reduzir a utilização do papel. Além de trazer economia para o consultório, é uma atitude sustentável. Nesse sentido, é imprescindível a utilização de um prontuário eletrônico.

Ainda, essa ferramenta funciona como uma versão digital do tradicional prontuário do paciente, agilizando o preenchimento das informações e integrando os formulários com outras funcionalidades do sistema.

Agendamento online

Trata-se de um recurso essencial nos dias atuais, pois dá autonomia ao paciente para que ele marque suas consultas sem precisar de intermediários. Desse modo, ele tem fácil acesso à disponibilidade do médico e faz o agendamento no momento em que lhe for mais conveniente.

Ainda, o sistema de agendamento online é acessado pela internet e, em poucos cliques, o atendimento é marcado. Além disso, é possível a integração com a agenda eletrônica e ao prontuário digital.

Assim, o software médico envia, automaticamente, mensagens de SMS para lembrar e confirmar as consultas dos pacientes. Da mesma maneira, a agenda médica passa a ser atualizada em tempo real, reduzindo os erros de agendamento.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Plataforma de telemedicina integrada ao sistema de gestão médica

Em tempos de pandemia, há uma grande demanda por atendimentos por telemedicina, principalmente após a flexibilização das regras. Dessa maneira, se você deseja oferecer a melhor experiência para o paciente, precisa disponibilizar as consultas online.

Nas melhores ferramentas do mercado, a plataforma de telemedicina se integra ao software de prontuário, ao agendamento online e à prescrição digital. Com isso, todas as etapas do atendimento realizam-se virtualmente.

Controle financeiro

Um bom sistema de gestão médica não pode deixar de disponibilizar recursos voltados para o gerenciamento financeiro do consultório. Esses recursos possibilitam o acompanhamento em tempo real do fluxo de caixa.

Ademais, o módulo financeiro é integrado à agenda médica. Assim, ao registrar a realização de cada consulta na agenda, o sistema automaticamente lança a receita no fluxo de caixa. Desse modo, você terá uma gestão mais eficaz e assertiva.

E-book: Como está a saúde Financeira do seu consultório? Descubra como fazer uma Gestão financeira EFICIENTE!

Como um software médico melhora o desempenho do consultório?

Agora que você conhece algumas das principais funcionalidades de um bom sistema de gestão médica, precisamos falar sobre como esses recursos impactam no desempenho e nos resultados da sua clínica ou consultório.

Atendimento personalizado

Diferente do que ocorre em um consultório não informatizado, o uso de um software médico facilita o acesso às informações dos pacientes. Com isso, você e seus colaboradores passam a dispor de todos os dados necessários para personalizar o atendimento.

Sistema de gestão médica traz agilidade na marcação de consultas

A dificuldade de agendamento é uma das queixas mais recorrentes dos pacientes, no que se refere à experiência fornecida pelas organizações de saúde. Contudo, com a possibilidade de marcar consultas pela internet, esse transtorno deixa de existir.

Redução no número de faltas e cancelamentos

Ao utilizar um software de gestão integrado, você passa a contar com recursos que impactam diretamente nas finanças do consultório. Um bom exemplo é o envio automatizado de SMS para lembrar os pacientes dos agendamentos.

Ainda, a funcionalidade evita que ele se esqueça do compromisso e compareça à consulta. Da mesma forma, você também poderá confirmar a presença do paciente através de mensagens. Assim, ele verifica sua disponibilidade e, caso precise se ausentar, libera o horário, deixando-o livre para outro paciente.

Melhor controle das finanças com o sistema de gestão médica

Em função da facilidade de acompanhar o fluxo de caixa, você terá mais recursos para administrar as despesas e receitas do consultório. Essa regra também vale para o faturamento dos convênios e controle de estoque. Com isso, pode potencializar os resultados financeiros.

Beneficia a experiência do paciente

Com o agendamento online, envio de SMS e recursos de telemedicina, você tem todas as funcionalidades necessárias para melhorar a experiência do paciente e, consequentemente, ganhar a credibilidade deles.

Além disso, você também poderá enviar pesquisas de satisfação via ferramenta de NPS (Net Promoter Score). Esse recurso é utilizado por grandes empresas do mundo e permite mensurar o grau de satisfação dos pacientes com o seu trabalho.

Enfim, agora, é provável que você percebeu as inúmeras vantagens de contar com um sistema de gestão médica. Então, não perca tempo e avalie, dentre as opções disponíveis, aquela que mais se adapta às suas necessidades.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: