Por que a tecnologia é essencial para o prontuário?

prontuário

Que o prontuário do paciente é um documento extremamente importante na rotina do consultório você já sabe. Mas, já parou para pensar como a tecnologia vem trabalhando a favor da saúde, principalmente quando o assunto é prontuário?  

O software de prontuário eletrônico é uma ferramenta moderna de inovação tecnológica, que trouxe mais praticidade e segurança para a área médica.

Atualmente, várias clínicas, consultórios médicos, hospitais e outras instituições de saúde já conseguem armazenar e acessar digitalmente informações importantes e sigilosas sobre os pacientes. Sem a tecnologia envolvida nos prontuários eletrônicos, nada disso seria possível.

Uma pequena parcela segue utilizando prontuários convencionais, o que representa um atraso nos processos, além de aumentar significativamente as chances de falhas humanas. Com o prontuário eletrônico o atendimento inevitavelmente melhora. A gestão do negócio também é elevada a outro nível, fora toda economia gerada.

Tudo bem que a pessoa tenha hábitos conservadores em sua prática profissional, mas quando a tecnologia pode gerar ganhos tão expressivos, é recomendável repensar as escolhas, até porque dá para aprender e implementar algo novo. É possível criar novos hábitos em prol de um bem maior.

Leia o artigo e descubra a seguir por que a tecnologia é parte essencial na elaboração dos prontuários em todas as especialidades médicas. Vem com a gente!

Segurança

Antigamente só existiam os prontuários de papel, que eram preenchidos manualmente. Com isso, os próprios documentos do prontuário (exames, laudos, relatórios, prescrições), ainda que fossem legítimos, estavam mais expostos a problemas como rasuras, fraudes, furtos, extravio, quebra de sigilo, etc.

A tecnologia trouxe mais segurança nesse sentido, pois as  informações são protegidas por sistema criptografado e senhas. A segurança nos softwares para médicos são comparáveis às dos sistemas bancários. O prontuário é acessado apenas por pessoas autorizadas, o que diminui significativamente o risco de roubos, mau uso dos dados, falsificações, etc.

O prontuário eletrônico também é protegido contra perdas e danos provocados por enchentes, incêndios, roedores, traças, umidade e a própria ação do tempo. Essa opção mantém as informações íntegras por tempo indeterminado.

Melhora da comunicação

O avanço tecnológico fez com que o prontuário fosse reinventado para agregar múltiplas funcionalidades ao atendimento médico, o que reflete diretamente na precisão do diagnóstico e eficácia dos tratamentos.

O prontuário do paciente é o conjunto de dados necessários para assegurar a boa comunicação entre a equipe multidisciplinar, bem como, dar continuidade à abordagem terapêutica.

Com dados legíveis e compreensíveis, as falhas humanas são minimizadas e todos os profissionais conseguem entender a etapa do tratamento, o histórico do paciente, suas restrições, os protocolos a serem seguidos e demais orientações.

Em outras palavras, o médico pode mudar, o enfermeiro pode mudar, o fisioterapeuta pode mudar, mas as orientações são unificadas, mantendo assim a coesão e coerência do atendimento médico, impedindo atrasos no tratamento devidos a esse motivo.

Economia de espaço

A palavra prontuário vem do termo latino promptuarium, que significa “local onde são guardadas as coisas que precisamos a qualquer momento”. O prontuário do paciente segue esse mesmo princípio: é o espaço onde são armazenadas informações que podem ser consultadas a qualquer hora.

O prontuário de papel é guardado fisicamente num arquivo, em pastas, gavetas, almoxarifados e precisam ser armazenados por 20 anos. Já o prontuário eletrônico é armazenado digitalmente, logo, dispensa espaço físico.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Fácil acesso às informações

Você já tentou procurar um documento importante e não encontrou? Foi de A a Z em um arquivo e não localizou o que estava buscando? O prontuário eletrônico tem filtros e funcionalidades de pesquisa para que as informações que você busca sejam achadas em alguns instantes.

Os documentos são categorizados e estão ao alcance dos profissionais em apenas poucos cliques, podendo ser consultados em qualquer etapa do atendimento.

Como é completamente legal, caso haja necessidade de apresentação do conteúdo do prontuário à justiça, ele estará sempre acessível, no momento em que for exigido, seja para proteger o profissional ou o próprio paciente.

Vale ressaltar que enquanto a consulta do prontuário de papel só pode ser feita presencialmente, a tecnologia dos prontuários eletrônicos trouxe a possibilidade de acessar o material remotamente, sem a obrigatoriedade de estar presencialmente na clínica ou consultório. Isso é feito sem ameaças à segurança, pois o acesso ao armazenamento na nuvem só é realizado mediante login e senha.

Otimização dos recursos

O uso de prontuário eletrônico é uma escolha muito inteligente para profissionais e instituições médicas que desejam melhorar o aproveitamento de dois recursos: tempo e dinheiro.

Essa ferramenta tecnológica ajuda a agilizar processos e evita a perda de tempo com pesquisas demoradas e nem sempre eficientes. Isso reflete no rápido atendimento aos pacientes. Em saúde, cada segundo conta!

O prontuário eletrônico também resulta em economia financeira, já que há ele dispensa o excesso de impressões, papel, pastas e mão de obra específica para o arquivamento e organização dos documentos.

Integração com múltiplas funcionalidades

A tecnologia permite que várias funcionalidades sejam integradas ao prontuário para melhorar o atendimento e facilitar a vida dos profissionais.

Entre as funções que podem ser agregadas aos prontuários eletrônicos estão o agendamento online, bulário, controle financeiro, relatório de atendimentos, prescrição digital, etc. Tal integração elimina o acúmulo de papel e simplifica as rotinas administrativas, técnicas e logísticas do consultório.

Há também a possibilidade cadastrar modelos pré-prontos para o preenchimento automático de informações, o que torna mais prático o dia a dia dos profissionais. Ao economizar esse tempo precioso, eles conseguem se concentrar em questões importantes para a saúde geral dos pacientes.

Informações completas

Como a atualização do prontuário eletrônico é feita com rapidez e simplicidade, isso favorece que os médicos, enfermeiros e outros profissionais incluam informações relevantes e completas.

Os prontuários geralmente devem incluir a identificação pessoal do paciente, anamnese, exames, hipóteses diagnósticas, diagnósticos definitivos, tratamentos realizados, medicações, etc.

Cumpre salientar que, por meio da tecnologia, hoje é possível produzir rapidamente prontuários personalizados e aprofundados, de acordo com cada caso. O prontuário pode conter, por exemplo, reações alérgicas dos pacientes, fatores de risco, restrições alimentares, anotações da consulta, histórico familiar.

O melhor de tudo isso é que as informações estão protegidas por sistemas altamente bem desenvolvidos, com tecnologia de ponta e ferramentas confiáveis, que mantêm seguros os dados dos pacientes e garantem que o tratamento seja continuado da melhor maneira possível.

Viu quantas coisas boas a tecnologia pode agregar ao prontuário do paciente? Ao contar com o auxílio de um software médico especializado, é possível ter diversas ferramentas que auxiliam não só a digitalização dos documentos, mas também disponibilizam os atendimentos por telemedicina, agendamento online e gestão financeira.

Continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos importantes para o seu consultório.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.