Por que a tecnologia é essencial para o prontuário?

prontuário

Que o prontuário do paciente é um documento extremamente importante na rotina do consultório você já sabe. Mas, já parou para pensar como a tecnologia vem trabalhando a favor da saúde, principalmente quando o assunto é prontuário?  

O software de prontuário eletrônico é uma ferramenta moderna de inovação tecnológica, que trouxe mais praticidade e segurança para a área médica.

Atualmente, várias clínicas, consultórios médicos, hospitais e outras instituições de saúde já conseguem armazenar e acessar digitalmente informações importantes e sigilosas sobre os pacientes. Sem a tecnologia envolvida nos prontuários eletrônicos, nada disso seria possível.

Uma pequena parcela segue utilizando prontuários convencionais, o que representa um atraso nos processos, além de aumentar significativamente as chances de falhas humanas. Com o prontuário eletrônico o atendimento inevitavelmente melhora. A gestão do negócio também é elevada a outro nível, fora toda economia gerada.

Tudo bem que a pessoa tenha hábitos conservadores em sua prática profissional, mas quando a tecnologia pode gerar ganhos tão expressivos, é recomendável repensar as escolhas, até porque dá para aprender e implementar algo novo. É possível criar novos hábitos em prol de um bem maior.

Leia o artigo e descubra a seguir por que a tecnologia é parte essencial na elaboração dos prontuários em todas as especialidades médicas. Vem com a gente!

Segurança

Antigamente só existiam os prontuários de papel, que eram preenchidos manualmente. Com isso, os próprios documentos do prontuário (exames, laudos, relatórios, prescrições), ainda que fossem legítimos, estavam mais expostos a problemas como rasuras, fraudes, furtos, extravio, quebra de sigilo, etc.

A tecnologia trouxe mais segurança nesse sentido, pois as  informações são protegidas por sistema criptografado e senhas. A segurança nos softwares para médicos são comparáveis às dos sistemas bancários. O prontuário é acessado apenas por pessoas autorizadas, o que diminui significativamente o risco de roubos, mau uso dos dados, falsificações, etc.

O prontuário eletrônico também é protegido contra perdas e danos provocados por enchentes, incêndios, roedores, traças, umidade e a própria ação do tempo. Essa opção mantém as informações íntegras por tempo indeterminado.

Melhora da comunicação

O avanço tecnológico fez com que o prontuário fosse reinventado para agregar múltiplas funcionalidades ao atendimento médico, o que reflete diretamente na precisão do diagnóstico e eficácia dos tratamentos.

O prontuário do paciente é o conjunto de dados necessários para assegurar a boa comunicação entre a equipe multidisciplinar, bem como, dar continuidade à abordagem terapêutica.

Com dados legíveis e compreensíveis, as falhas humanas são minimizadas e todos os profissionais conseguem entender a etapa do tratamento, o histórico do paciente, suas restrições, os protocolos a serem seguidos e demais orientações.

Em outras palavras, o médico pode mudar, o enfermeiro pode mudar, o fisioterapeuta pode mudar, mas as orientações são unificadas, mantendo assim a coesão e coerência do atendimento médico, impedindo atrasos no tratamento devidos a esse motivo.

Economia de espaço

A palavra prontuário vem do termo latino promptuarium, que significa “local onde são guardadas as coisas que precisamos a qualquer momento”. O prontuário do paciente segue esse mesmo princípio: é o espaço onde são armazenadas informações que podem ser consultadas a qualquer hora.

O prontuário de papel é guardado fisicamente num arquivo, em pastas, gavetas, almoxarifados e precisam ser armazenados por 20 anos. Já o prontuário eletrônico é armazenado digitalmente, logo, dispensa espaço físico.

Fácil acesso às informações

Você já tentou procurar um documento importante e não encontrou? Foi de A a Z em um arquivo e não localizou o que estava buscando? O prontuário eletrônico tem filtros e funcionalidades de pesquisa para que as informações que você busca sejam achadas em alguns instantes.

Os documentos são categorizados e estão ao alcance dos profissionais em apenas poucos cliques, podendo ser consultados em qualquer etapa do atendimento.

Como é completamente legal, caso haja necessidade de apresentação do conteúdo do prontuário à justiça, ele estará sempre acessível, no momento em que for exigido, seja para proteger o profissional ou o próprio paciente.

Vale ressaltar que enquanto a consulta do prontuário de papel só pode ser feita presencialmente, a tecnologia dos prontuários eletrônicos trouxe a possibilidade de acessar o material remotamente, sem a obrigatoriedade de estar presencialmente na clínica ou consultório. Isso é feito sem ameaças à segurança, pois o acesso ao armazenamento na nuvem só é realizado mediante login e senha.

Otimização dos recursos

O uso de prontuário eletrônico é uma escolha muito inteligente para profissionais e instituições médicas que desejam melhorar o aproveitamento de dois recursos: tempo e dinheiro.

Essa ferramenta tecnológica ajuda a agilizar processos e evita a perda de tempo com pesquisas demoradas e nem sempre eficientes. Isso reflete no rápido atendimento aos pacientes. Em saúde, cada segundo conta!

O prontuário eletrônico também resulta em economia financeira, já que há ele dispensa o excesso de impressões, papel, pastas e mão de obra específica para o arquivamento e organização dos documentos.

Integração com múltiplas funcionalidades

A tecnologia permite que várias funcionalidades sejam integradas ao prontuário para melhorar o atendimento e facilitar a vida dos profissionais.

Entre as funções que podem ser agregadas aos prontuários eletrônicos estão o agendamento online, bulário, controle financeiro, relatório de atendimentos, prescrição digital, etc. Tal integração elimina o acúmulo de papel e simplifica as rotinas administrativas, técnicas e logísticas do consultório.

Há também a possibilidade cadastrar modelos pré-prontos para o preenchimento automático de informações, o que torna mais prático o dia a dia dos profissionais. Ao economizar esse tempo precioso, eles conseguem se concentrar em questões importantes para a saúde geral dos pacientes.

Informações completas

Como a atualização do prontuário eletrônico é feita com rapidez e simplicidade, isso favorece que os médicos, enfermeiros e outros profissionais incluam informações relevantes e completas.

Os prontuários geralmente devem incluir a identificação pessoal do paciente, anamnese, exames, hipóteses diagnósticas, diagnósticos definitivos, tratamentos realizados, medicações, etc.

Cumpre salientar que, por meio da tecnologia, hoje é possível produzir rapidamente prontuários personalizados e aprofundados, de acordo com cada caso. O prontuário pode conter, por exemplo, reações alérgicas dos pacientes, fatores de risco, restrições alimentares, anotações da consulta, histórico familiar.

O melhor de tudo isso é que as informações estão protegidas por sistemas altamente bem desenvolvidos, com tecnologia de ponta e ferramentas confiáveis, que mantêm seguros os dados dos pacientes e garantem que o tratamento seja continuado da melhor maneira possível.

Viu quantas coisas boas a tecnologia pode agregar ao prontuário do paciente? Ao contar com o auxílio de um software médico especializado, é possível ter diversas ferramentas que auxiliam não só a digitalização dos documentos, mas também disponibilizam os atendimentos por telemedicina, agendamento online e gestão financeira.

Continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos importantes para o seu consultório.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: