Telemedicina pediátrica: por um cuidado mais acessível

Telemedicina pediátrica: por um cuidado mais acessível

A telemedicina pode beneficiar todos os médicos em certa medida. Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre a implementação e o uso dessa tecnologia, preparamos este artigo com algumas informações importantes. Continue a leitura e descubra as vantagens da telemedicina para você e o seu consultório! 

Atendimento conveniente, rápido e seguro 

O pediatra faz parte da vida da criança e de sua família. Portanto, o fácil contato com os pacientes é extremamente importante e pode fazer uma grande diferença no diagnóstico e tratamento de muitas doenças. Nesse sentido, a telemedicina oferece oportunidades de comunicação rápida e sem obstáculos entre pediatra e familiares. Principalmente porque, muitas vezes, as crianças adoecem e os seus sintomas se desenvolvem rapidamente, sendo fundamental uma intervenção médica ágil e adequada. 

Por exemplo, em uma tele consulta, o médico pode dar instruções aos pais sobre como alimentar o bebê, o que fazer se a criança vomitar, em casos de tosse excessiva ou como lidar com a febre. 

Quando o teleatendimento é mais adequado? 

A telemedicina em pediatria pode ser usada tanto para aconselhamento quanto para uma resposta oportuna quando uma criança está doente. Nesse contexto, muitas das perguntas que os pais fazem durante a consulta de rotina podem ser respondidas de forma totalmente remota 

Além disso, essa tecnologia permite que os pais recebam instruções precisas e imediatas sobre como melhorar a condição de seus filhos durante o tempo de espera para uma consulta presencial, por exemplo. Ainda, para crianças com condições crônicas, a telemedicina viabiliza o controle remoto da doença. 

Como a telemedicina pode beneficiar os pediatras? 

A telemedicina melhora o acesso a intervenções apropriadas e inclui acesso mais rápido a serviços pediátricos que podem não estar disponíveis de outra forma. Além deste, outros benefícios incluem: 

  • cuidados adequados com o bebê – com o recém-nascido surgem milhares de dúvidas sobre o seu bom cuidado e desenvolvimento. Com a telemedicina, os pais podem obter respostas às suas preocupações mais rapidamente. 
  • apoio na primeira infância – quando as crianças começam a frequentar a creche ou o jardim de infância, elas tendem a adoecer com muita frequência. Em casos de febre alta, tosse, vômito ou outro sintoma alarmante, é um grande alívio para os pais fazerem contato rápido com o médico por meio de consulta online, sem precisar transportar a criança doente para um centro médico. 
  • cuidados em locais de difícil acesso – as consultas online também podem aumentar o acesso aos cuidados de comunidades remotas, como áreas rurais. Assim, quem não tem acesso a atendimento pediátrico especializado ou transporte pode ter seus filhos atendidos por profissionais qualificados à distância.  
  • mais conveniente para os pais – em 2020, um estudo da Academia Americana de Pediatria descobriu que a incorporação da telemedicina no atendimento pediátrico levou a uma maior satisfação do paciente e da família, economia de custos e menos visitas ao pronto-socorro. 
  • melhor para crianças com necessidades especiais – estima-se que, enquanto 65% das crianças com necessidades especiais requerem cuidados mais complexos, apenas 43% delas recebem cuidados contínuos e coordenados. Portanto, ter a opção de se encontrar com um pediatra virtualmente poderia remover algumas das barreiras que essas famílias enfrentam e garantir às crianças os cuidados de que precisam.  
  • fácil acesso – isso permite que você atenda mais pacientes e, ainda, agende consultas de acordo com sua disponibilidade e conveniência. 

Conte com o iMedicina para cuidar das crianças

Por fim, como você viu, a telemedicina pode ser uma maneira conveniente de fornecer serviços pediátricos a qualquer momento, além de atender às necessidades de todos os seus pacientes. No entanto, lembre-se de que essa modalidade não deve ser uma substituta da consulta presencial, mas sim uma facilitadora do seu trabalho como pediatra, que pode garantir o bem-estar de todos. 

Com o iMedicina, além de agendar atendimentos online com agilidade e conveniência, seus pacientes podem se consultar virtualmente com você. Nossa solução de telemedicina é completa e integrada às demais funcionalidades que você já conhece, para que você possa promover saúde e prevenção!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!