Como a Telemedicina Ajuda a Reduzir Custos?

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Independente do segmento ao qual o negócio está inserido, a busca por uma maior lucratividade faz parte da rotina de qualquer gestor. Na área médica não é diferente. Nesse sentido, a telemedicina tem ajudado na redução dos custos no setor da saúde.

Neste artigo, explicaremos como a assistência médica remota pode diminuir as despesas de uma clínica ou de um consultório, além de oferecer maior qualidade e agilidade nos atendimentos.

Como a telemedicina proporciona economia?

A utilização de tecnologia da informação para a prestação dos serviços de saúde já é uma realidade em muitos países que, em razão da economia que essa modalidade produz, tem investido cada vez mais no desenvolvimento dessas soluções.

A seguir, listamos os principais fatores que explicam como a implantação da telemedicina em um consultório ou hospital pode trazer uma considerável redução nos custos de manutenção do negócio.

Plataforma acessível de qualquer lugar

Na maioria dos sistemas disponíveis no mercado, as plataformas de telemedicina são na nuvem, o que significa que, como não estão armazenados localmente nos computadores dos consultórios, podem ser acessados de qualquer lugar.

Ainda, um software na nuvem está online 24 horas, pois os servidores externos estão sempre disponíveis. Assim, o profissional de saúde pode dar e receber consultorias fora do consultório, por exemplo, com seu notebook.

Outro benefício é que, caso o médico ainda não possua um consultório, ele pode atender um paciente de forma remota estando na sua própria casa. Porém, essa atuação deve seguir as orientações de segurança e sigilo contidas na resolução CFM nº 1.643/2002.

Portanto, com a prática da telemedicina, as despesas de locomoção podem ser mais enxutas, uma vez que não é necessário se deslocar ao consultório toda vez que precisar fazer uma consulta ou necessitar da informação de algum paciente em prontuário. Isso, porque as plataformas costumam ser associadas ao prontuário eletrônico armazenando toda a informação do atendimento em servidores online e acessíveis de qualquer lugar para quem tem acesso.

Redução dos gargalos de atendimento com os serviços de telemedicina

Um dos principais problemas enfrentados nos consultórios é o gargalo nos atendimentos. Isso porque é preciso ter um equilíbrio entre número de consultas e/ou exames realizados e a capacidade de atendimento da sua equipe médica.

Entretanto, por meio do atendimento remoto esse gargalo deixa de existir, pois com a possibilidade da teleconsulta e do telediagnóstico, há um tempo menor na espera pelos resultados dos exames e maior facilidade na emissão de laudos.

Ainda, ao reduzir o período de espera, a resposta aos pacientes é mais rápida, abrindo espaço na agenda para o atendimento de novos clientes.

Maior produtividade

Um grande benefício dos melhores softwares médicos,  é ter tudo o que você precisa para atrair, atender, fidelizar e gerir os pacientes em um só lugar. Com isso, há uma melhora no uso do tempo pelo profissional de saúde e sua equipe. Em consequência disso, ele tem maior disponibilidade para atender mais pacientes, aumentando sua produtividade e lucratividade.

Agilidade nos atendimentos

Quando uma plataforma de telemedicina é associada a algum software médico, o ganho em agilidade é facilmente perceptível. Isso porque durante a teleconsulta ou o telediagnóstico, as informações do paciente também estão acessíveis de onde ele tiver, permitindo uma melhor análise do quadro.

Outro ponto é a possibilidade de emitir laudos à distância ou discutir resultados com outro especialista sem precisar se deslocar. Dessa forma, o médico chega ao diagnóstico com mais precisão e já pode iniciar o tratamento o quanto antes, trazendo benefícios imensuráveis ao paciente, podendo até salvar a sua vida.

A telemedicina não necessita de grande estrutura tecnológica

As plataformas de telemedicina, geralmente, não exigem grandes estruturas tecnológicas para funcionar. Uma vez que o sistema fica armazenado em nuvem, basta cadastrar uma conta e fazer o acesso por meio de um computador, notebook, etc. O único inconveniente é a necessidade de ter internet funcionando no momento. Mas isso, hoje em dia, não é mais uma questão para a maior parte dos consultórios médicos.

Sem armazenamento de documentos físicos

Nos consultórios e hospitais que não aderiram às novas tecnologias, todo exame, laudo e prontuário do paciente precisa ser impresso, o que exige a utilização de um espaço físico específico para a guarda desses documentos, além dos gastos com suprimentos.

Por outro lado, ao dispor de uma plataforma de telemedicina integrada ao prontuário eletrônico, o profissional de saúde não precisa adquirir móveis para o armazenamento e nem investir em estrutura física para esse fim.

Ademais, o prontuário eletrônico vai eliminar a quantidade de fichas de pacientes e a necessidade de arquivar exames e prescrições, pois permitem a digitalização dos documentos, armazenando-os de forma online.

Portanto, como você pode ter percebido, a telemedicina abre uma gama de possibilidades para os profissionais de saúde. Ela permite que se faça mais atendimentos, com mais qualidade e agilidade e com menor custo.
E então? Prontos para implementar a telemedicina no consultório? Fale com um consultor iMedicina.

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