A clínica de sucesso: cinco passos para conseguir esse resultado

Com todo o conhecimento adquirido na faculdade e a prática vivida em outros consultórios, muitos médicos brasileiros têm buscado abrir sua própria clínica para otimizar o seu trabalho. O espírito empreendedor desses profissionais tem alavancado esse setor e mostrado ao país que já é uma área em potencial para mais investimentos.

Contudo, nem todos os profissionais possuem noção plena de fazer com que a clínica obtenha sucesso. Abrir uma empresa e não realizar planos e executar ações para desenvolvê-la não trarão benefício algum. Pelo contrário, só prejuízo. A forma de gerir um negócio não é uma disciplina do curso de Medicina, infelizmente. Sendo assim, o conhecimento vem com o profissional já na área de atuação.

Mas alguns passos podem dar uma luz a quem deseja tornar sua clínica um empreendimento de sucesso. São dicas simples, e se seguidas corretamente, trazem vantagens duradouras.

Passos primários

Primeiro, estabeleça seu planejamento. Defina seu mapa de objetivos. Se você pretende alavancar a sua cartela de clientes, por exemplo, estipule estratégias que influenciarão na conquista desse patamar. Um bom planejamento estratégico será seu guia não só para seus objetivos imediatos, mas para o funcionamento do consultório.

Segundo, conheça seu público. Considere o serviço de saúde como uma mercadoria. Você não vai vender peixe para alguém que não gosta de peixe. Por isso, saiba bem a quem você serve. Essa análise é ótima, pois avalia o andamento do seu serviço, se está sendo rentável ou não, se seu público é o público certo e se as medidas escolhidas estão sendo as mais adequadas.

No terceiro passo, mantenha sempre seu consultório regularizado de acordo com as normas da ANS (Agência Nacional de Saúde). Critérios de vigilância sanitária, atualização de documentos, CRM de todos os profissionais da equipe médica e outros aspectos precisam ser constantemente observados para garantir a segurança do estabelecimento.

Passos secundários

O quarto passo garante um sucesso instantâneo. Muitas tecnologias estão sendo criadas para melhorar as ações das pessoas. Num consultório, o uso de um software de gestão médica auxilia desde as tarefas consideradas mais simples, como um atendimento ao cliente, até casos mais específicos como atualizar dados e outros detalhes relacionados ao funcionamento da empresa e a manutenção da regularidade. A facilidade é sentida na recepção, com os médicos e com todos os outros colaboradores.

O sucesso de uma clínica também é medido por uma equipe bem qualificada. Então, o terceiro passo é a contratação de bons colaboradores para trabalhar. Não se preocupe se você ainda não possui uma verba disponível para contratar um grande número de servidores. Aperfeiçoe as tarefas com pequenos procedimentos e à medida que a demanda for aumentando, contrate mais profissionais.

No decorrer do tempo do estabelecimento, você irá perceber que poderá introduzir outros passos para incorporar um bom funcionamento na clínica, como o investimento em marketing médico, o uso da tecnologia em gestão financeira e oferecimento de treinamento de pessoal.

Seguindo essas dicas, preocupe-se em ver seu consultório como um todo e verá os resultados positivos surgirem. Prepare-se e bom trabalho!

Quer ver mais textos sobre o assunto? Acesse nosso blog para conferi-los e muito mais!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: