Como escolher um software com agendamento inteligente

agendamento

O agendamento online é uma ferramenta essencial para melhorar os processos de centros de saúde. Independentemente da quantia de recursos que o sistema adquirido possui, o proprietário sempre irá economizar. Isso porque os custos com equipe e telefone reduzem muito.

A dificuldade está em encontrar um bom sistema, com tantos disponíveis no mercado. Mas você pode achar o ideal se avaliar alguns critérios básicos de eficiência. Nesse artigo nós os listamos para lhe auxiliar na sua escolha. Você saberá que o software é bom se ele atende a todos eles, veja:

Deve ter atendido às necessidades de outros clientes

Em sites de vendas, sempre é possível visualizar a opinião de clientes sobre os produtos. Esse feedback ajudará você a fazer uma boa escolha. As pessoas que comentam com base em experiências reais, muito próximas às que você terá no futuro com o software.
Ao coletar diversas opiniões, você conseguirá chegar a uma conclusão sobre a qualidade do sistema. Se há mais feedbacks negativos, as chances dele não atender às suas demandas são muito altas. O mesmo acontece inversamente, pois os problemas que esses clientes enfrentam no consultório deles são muito parecidos com os seus.

Deve ter um bom visual

O software precisa ter um bom visual, com uma interface amigável, clara e intuitiva. Os horários vagos ou não confirmados precisam estar evidentes na tela, para agilizar o processo de agendamento. Se a clínica possui muitos profissionais, também deve aparecer logo no início, de maneira clara, a agenda de cada um deles.

Um software que contém uma lista de espera de pacientes também ajuda na agilidade. O funcionário que irá trabalhar na recepção poderá saber quais são os pacientes que estão aguardando um horário. Assim, poupa-se trabalho e evita-se que existam horas vagas.

Quando for adquirir o software, pergunte-se se todos (você, outros médicos, equipes e até o paciente) poderiam utilizá-lo facilmente. Um sistema bom é aquele que possibilita agendar consultas, modificar horários e datas, enviar lembretes e fazer outras tarefas sem precisar consultar um manual.

Deve ser seguro

Todos os softwares no mercado contam com um sistema de segurança. Mas é preciso compreender bem qual é o nível de segurança que cada um oferece. Um sistema pode vir com senhas protegidas, mas isso não adiantará se ele facilmente é corrompido e perde os dados.

Portanto, o melhor software de agendamento é o que garante um backup eficiente de todas as informações contidas nele. Ademais, se for seguro realmente, a chance de haver alguma marcação incorreta cai consideravelmente.

Não adquira um produto cujo fabricante não especificou claramente como funciona seu esquema de segurança. Se acontecer de você perder todo seu agendamento, os danos para a clínica serão grandes. Imagine ter que ligar para todos os contatos novamente? Além de fazer com que sua equipe perca um tempo precioso, a imagem de uma clínica profissional estará manchada.

O agendamento deve ser acessível

Uma das vantagens dos programas de agendamento online é a facilidade de acessá-los. Tanto a equipe quanto os pacientes podem fazer uma marcação de horário em qualquer lugar com internet. Além disso, um bom sistema pode ser acessado de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Nesse quesito, conheça os limites do software que você está adquirindo. É importante, por exemplo, que ele permita que você acesse de um aparelho móvel todas as opções que podem ser acessadas em um desktop. Você deve modificar e editar a agenda de qualquer lugar.

Deve oferecer testes gratuitos

Quando você está adquirindo um produto, o fabricante se esforça para mostrar todos seus benefícios. Então mesmo que à primeira vista ele pareça perfeito, pode não atender às expectativas depois que você começa a utilizá-lo. Por isso, é importante realizar um teste gratuito antes de adquirir o software.

Dê preferência às empresas que permitem que os potenciais clientes realizem testes com o produto delas. Além de evitar um mau negócio, você saberá quais empresas confiam no material que possuem. Ao testar no seu cotidiano, você saberá os limites da ferramenta.

No período de teste, certifique-se de explorar todas as possibilidades oferecidas pelo programa. Você deve ter em mente as suas necessidades, para poder avaliar cada uma. Depois de dias de teste, a aquisição de um software tende a trazer um custo-benefício muito maior.

Conclusão

Um sistema de agendamento online é indispensável hoje para as empresas e instituições se modernizarem. Ele garante um serviço de qualidade, otimiza os processo e reduz os custos. Mas, como há muitos produtos no mercado, é preciso saber como escolher o ideal. Os critérios básicos são visualização, acessibilidade, segurança possibilidade de teste gratuito.

Se o software passar por esses critérios, ele oferecerá muitos benefícios para seu consultório.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Aproveite para ler outros posts do site, pois eles têm muito mais informações relevantes para seu negócio!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.