Em face das transformações pelas quais o mundo tem passado, modernizar consultório é obrigação de todo médico que deseja ser acessível, conquistar a confiança dos pacientes e transformar-se em uma referência em sua área de atuação.
Com a pandemia do novo coronavírus, que tem afetado negócios, clínicas e espaços de serviços em todo o globo, muitos tiveram que se reinventar. Os consultórios médicos, nesse ínterim, ganharam alguns aliados interessantes.
O primeiro deles? A Telemedicina. A modalidade de atendimento, feita à distância e por meio de dispositivos tecnológicos, foi autorizada pelo governo federal, em caráter emergencial, durante a crise causada pelo SARS-Cov-2.
A Lei nº13.989, de 15 de abril de 2020, compreende que o exercício da medicina, em casos como o que enfrentamos, tem “fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.
Ou seja: trata-se de uma consulta médica que pode ter fim diagnóstico. O médico, no entanto, deve avisar ao paciente que a telemedicina tem as suas limitações, como a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta virtual.
Apesar disso, o médico que opta por esse tipo de atendimento, se estiver bem equipado, pode fornecer ao paciente uma série de vantagens e auxiliá-lo em momentos de crise.
Com o software médico certo e uma assinatura digital, por exemplo, o especialista pode emitir laudos, atestados médicos e até receitas virtuais, que podem ser encaminhadas também por via digital e levadas à atenção de um farmacêutico.
Explicaremos melhor abaixo. Confira!
Inicialmente, um software médico que ofereça todas as ferramentas para o seu consultório crescer é primordial.
No entanto, de acordo com informações disponibilizadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), para assinar prontuários eletrônicos, receitar medicações e produzir atestados por meio da internet, é preciso que o especialista tenha um Certificado Digital. Então, é bom adquirir um desses também!
O Certificado em questão é uma documento que identifica, por meio de um sistema de autenticação seguro, uma pessoa específica (que pode ser física ou jurídica). Por meio deste documento, é possível garantir a autenticidade de transações, transferências e materiais textuais diversos. Todo documento eletrônico que é assinado digitalmente tem validade jurídica.
A escolha da plataforma ideal, aliás, é parte fundamental do processo de modernizar o consultório. O ideal é que o especialista opte por um sistema altamente seguro, com funcionalidades que tornem a prática da medicina à distância facilitada, inteligente e tranquila tanto para o paciente quanto para o médico.
Software médicos seguros, como o do iMedicina, por exemplo, oferecem criptografia de ponta a ponta na conexão de vídeo. O que isso significa? Que apenas pessoas com acesso à sala podem ter contato com o conteúdo dela.
Trata-se de um sistema de segurança importante: recentemente, falhas na segurança de softwares de reunião online expuseram dados de centenas de pessoas e, logicamente, feriram a sua privacidade.
Quando falamos sobre atendimento médico, é fato: isso não pode acontecer. Os dados do paciente são sigilosos e não podem ser mostrados sem autorização do próprio ou ordem judicial. Da mesma forma, o conteúdo das conversas entre paciente e especialista deve ser resguardado.
Para proteger o acesso às salas de atendimento, o iMedicina também oferece acesso protegido por protocolo HTTPs, com certificado digital de 256 bits. A plataforma, por fim, está hospedada nos serviços da Amazon AWS, HIPPA Compliant, que é utilizado pela NASA.
Convém salientar que o serviço é 100% gratuito para clínicas de todos os tamanhos.
Além da adoção da prática de telemedicina, aquisição de um Certificado Digital e da utilização de uma plataforma segura, é importante que o especialista compreenda a necessidade de se destacar na internet.
A presença digital, portanto, tem grande impacto no processo de modernizar consultório.
A presença digital pode ter múltiplas frentes. As mais comuns, no entanto, são a construção de um site médico otimizado, com conteúdo voltado para a aquisição de pacientes por meio de sistemas de busca, e a alimentação das redes sociais, como o Instagram, o Facebook e, mais recentemente, o Youtube.
O site médico, como comentamos há pouco, deve ser feito por um especialista, que poderá não apenas escolher quais são as melhores cores e layout, mas deixá-lo leve, inteligente e adequado a diferentes dispositivos, além de otimizado para posicionar bem seu nome no Google.
Dezenas de usuários preferem utilizar o celular para pesquisar, entrar em contato com especialistas, ler artigos de blogs. Se o seu site não permite essa mobilidade – ou seja, se não funciona em telas menores -, você perderá chances incríveis de atrair o seu público.
Para além disso, é preciso que as páginas de seu site tenham material consistente, relacionado à sua área de trabalho, e que tragam informações relevantes sobre você. Detalhes sobre a sua formação, congressos e experiências são fundamentais e auxiliam na construção de uma imagem confiável.
Por fim, para atrair os usuários que podem vir a se tornar pacientes, é preciso produzir conteúdo frequente, otimizado (SEO é a palavra de ordem!). Como fazer isso? Por meio da contratação de um serviço especializado em Marketing de conteúdo para médicos.
Desta forma, você terá material consistente, voltado para a atração do seu público-alvo, e crescerá na internet de forma progressiva.
Além da criação de um site médico, é fundamental ter presença nas redes sociais. Alguns dos médicos mais populares do Instagram cresceram ao produzir conteúdo autoral, focado em suas áreas de atuação e sensível às necessidades de seu público.
Para produzir o conteúdo certo, você precisa saber exatamente quem você deseja alcançar. Na prática, você deve saber o perfil do seu paciente padrão, ou seja: gênero, idade, poder aquisitivo, queixas mais comuns, tratamentos frequentes.
Após esse trabalho inicial, você poderá criar uma estratégia de marketing que leve em consideração aquilo que o seu público deseja entender. Aos poucos, a tendência é que você se torne uma referência – desde que crie de forma consistente, original e responsável, claro.
As redes sociais, além de oferecerem ao paciente fácil acesso ao especialista que desejam alcançar, têm mais uma vantagem.
Elas permitem que as pessoas dialoguem de forma franca, aberta, e que outros verifiquem as conversas que aconteceram.
Se você for elogiado por muitas pessoas, possíveis pacientes saberão que você é confiável, que tem experiência e oferece resultados. Se a sua página tem reclamações que foram ignoradas, isso pode soar como um alerta vermelho.
O ideal é que você responda a maior parte dos questionamentos, dentro do que é permitido; aja de maneira educada o tempo inteiro e forneça respostas mesmo quando receber críticas. Desta maneira, você vai criar uma persona virtual que é imperfeita, posto que é humana, mas é qualificada e responsável o suficiente para assumir quando algo sai dos eixos.
Para melhorar o atendimento, você também pode apostar no uso de pesquisas automatizadas com uma boa ferramenta de NPS para o consultório. Ao utilizar um bom software médico, você poderá enviar aos seus pacientes, logo após a consulta, uma pesquisa de satisfação.
Modernizar consultório é uma tarefa e tanto, mas os resultados dos consultórios online valem a pena.
Quer saber mais sobre os assuntos importantes para alavancar seu resultados no consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina!
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