A recepção da clínica é o primeiro local de contato físico do seu paciente com a sua instituição de saúde. É na sala de espera que ele terá as primeiras impressões sobre o seu trabalho.
Por isso, a recepção tem um papel fundamental na garantia de que a imagem da clínica será transmitida de forma positiva.
Desta forma, é importante que o local seja bem planejado para que os valores de confiança, profissionalismo, organização e credibilidade – postura da clínica em relação ao paciente – sejam percebidos por ele.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhora a organização nesse ambiente. Acompanhe!
Uma clínica de saúde deve remeter à limpeza e organização. Por isso, invista em móveis e objetos com cores leves e claras, que tenham harmonia e não poluam o ambiente.
Mesinhas, vasos, quadros e outros objetos decorativos tornam o lugar mais agradável. Mas, atenção! É importante adequar o espaço ao seu público. Se os seus pacientes forem crianças e idosos, evite mobiliário com pontas ou vidros.
Para tornar o momento de espera mais agradável e tranquilo, é importante que a recepção tenha algumas formas de entreter o paciente, seja com revistas, televisão, sonorização ou até mesmo um Wi-fi liberado.
Assim como a decoração, esse entretenimento vai variar de acordo com o seu tipo de paciente.
A organização aliada ao bem-estar do paciente tornará esse momento de espera mais agradável, diminuindo o risco de atrito em casos de atraso.
O recepcionista tem um papel importante no seu consultório. Além de contribuir para organizar o fluxo dos clientes internos e externos, ele é responsável pelo primeiro contato com o seu paciente.
É com esses profissionais que os pacientes receberão informações individualizada sobre agendamentos, consultas, procedimentos, dados do convênio, planos, entre outros.
Dessa forma, é preciso treinar o recepcionista para que seja cordial e tenha uma boa comunicação, além de ser proativo. Uma boa comunicação evita mal-entendidos e aproxima o relacionamento com o paciente.
Sempre que possível, ofereça treinamento e capacitação para o profissional, de forma que ele fique sempre atualizado e mais motivado a oferecer a sua melhor performance.
O agendamento online evita faltas e cancelamentos em cima da hora. Muitas vezes o paciente não consegue ligar para o consultório para desmarcar a consulta. Com o agendamento online ele pode fazer isso pelo computador ou celular.
Outro benefício é o acesso rápido e instantâneo à agenda online do médico, que beneficiará não só o profissional, mas também o paciente, que poderá marcar consultas no sistema a qualquer hora, em qualquer dia.
Com acesso de qualquer aparelho eletrônico, médico e paciente poderão acompanhar seus horários e programar melhor o seu dia.
Apesar da agenda online ser um item importante na organização da recepção, ela sozinha não consegue solucionar todos os problemas.
Por isso, a dica é investir na informatização da clínica e, se possível, por meio de um software médico.
Com um software médico seguro é possível ter um acesso mais rápido e fácil das informações, não apenas no atendimento na recepção, mas também durante a consulta.
O sistema possibilita o acesso a todo o prontuário eletrônico do paciente de forma organizada e em qualquer dispositivo móvel.
Ainda, as plataformas digitais para médicos ajudam a organizar a vida administrativa e a área financeira, a fim de alcançar maior eficiência e qualidade no atendimento.
Um bom software permite que você tenha acesso a relatórios e gráficos sobre seus atendimentos, pacientes e finanças, além de emitir relatórios de períodos de tempo específicos, com os critérios desejados, de forma a extrair as informações necessárias no momento que precisar.
Bem, você já deve ter percebido que a organização da recepção da clínica vai muito além de um espaço bem planejado e arrumado. Ela envolve toda a estrutura de atendimento ao paciente – antes, durante e depois da consulta.
E se o seu medo é a segurança dos dados armazenados na plataforma, pode ficar tranquilo. Os softwares inteligentes contam com protocolos de segurança avançados, com armazenamento das informações na nuvem, salvamento automático para evitar perda de dados, servidores confiáveis e outros protocolos de segurança do sistema.
Não se assuste achando que esse nível de organização é quase impossível. O iMedicina oferece uma solução completa, que vai ajudar não só a recepção da sua clínica, mas a sua estratégia de melhoria e crescimento como um todo.
A plataforma possui:
1 – Todas as ferramentas de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes. Isso porque, hoje, quando tudo pode ser feito pelo celular, ter presença digital é cada vez mais necessário. Ser reconhecido e encontrado pelo paciente é primordial!
2- Prontuário eletrônico e armazenamento seguro dos dados do paciente. Com tudo informatizado, você tem acesso facilmente aos dados de atendimento, arquivos anexados e todas as informações importantes do paciente. E mais do que isso, com a automatização é possível configurar modelos pré-prontos de atestado, prescrição, anamnese, entre outros recursos.
3 – Ferramentas de relacionamento para otimizar a comunicação com os seus pacientes, além de ajudar a fidelizar e manter o contato permanente. Essas ferramentas envolvem a utilizado do marketing de conteúdo, redes sociais e ferramentas de NPS.
Ainda, é possível aproveitar as automações do software para envio de lembretes de retorno para que o paciente não se esqueça de continuar cuidando da saúde.
Quer saber o que mais o iMedicina pode fazer pela sua clínica? Leia este artigo Gestão E Prontuário Eletrônico: Tudo O Que Você Pode Fazer Com O IMedicina e leve sua administração para outro nível!
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