6 razões para escolher um software para consultório com agendamento online

agendamento online

Já faz alguns anos que procuramos contar com a agilidade e os benefícios proporcionados pela tecnologia em nossa vida. Hoje em dia, ela é indispensável para comunicação, entretenimento e, claro, resolução de problemas. Dessa forma, utilizar recursos tecnológicos para agendamento online de consultas médicas está se tornando cada vez mais corriqueiro.

Na medicina, é fundamental evoluir e acompanhar essas transformações dos meios que facilitam a rotina do consultório. Considerando que estamos mais distantes do tradicional telefone, hoje buscamos resolver o que for possível com alguns poucos cliques.

Praticidade é uma palavra que vale ouro na atualidade, pois está associada a soluções e, claro, a ganho de tempo, algo tão precioso e que não podemos perder, concorda?

É por isso que, na hora de escolher o seu software médico, a presença de uma ferramenta para agendamento online é tão primordial. E o mais interessante é que esse tipo de sistema traz benefícios tanto para paciente quanto para os próprios profissionais da saúde e administradores de clínica.

Entenda a seguir quais benefícios são esses e porque você deve escolher ter um software médico com agendamento online no consultório!

O que faz um software médico

Antes de entrar nos benefício de agendamento de consultas pela internet, é interessante relembrar o que um software médico proporciona a clínicas.

Em linhas gerais, essas ferramentas são utilizadas para gestão de consultório, uma vez que são capazes de organizar todos os dados relevantes para a atuação do médico e sua equipe.

Isso inclui itens como o prontuário eletrônico, que fica disponível digitalmente, protegido por senha e criptografia. Assim, não é preciso guardar um tanto de papelada e a informação do paciente permanece segura.

Além disso, softwares médicos como o do iMedicina ajudam na organização do dia a dia dos profissionais, uma vez que tornam mais fáceis a distribuição de horários disponíveis para atendimento, por meio de agendas online para cada usuário.

Um destaque também vale para o desempenho da telemedicina, liberada no Brasil na pandemia do novo coronavírus. Com esses sistemas, o teleatendimento poder ser feito numa canal apropriado para isso, com total segurança e sigilo.

Ferramentas de marketing médico

Outro grande benefício do uso de softwares para consultório é poder contar com ajuda de ferramentas que auxiliam a estratégias de marketing médico e, consequentemente, estreitar o relacionamento com paciente.

Por exemplo, o envio de e-mail marketing e mensagens com informações complementares sobre procedimentos e consultas estão entre as opções que nutrem uma boa estratégia e podem ser automatizadas por esses sistemas.

6 benefícios de software para consultório com agendamento online

Agora que está mais claro o que um software médico é capaz de proporcionar, é hora de explicar melhor sobre alguns dos benefícios desses sistemas que contam com agendamento online. Continue a leitura!

1. Agendamento online em qualquer hora e lugar

Um dos grandes benefícios de ter uma ferramenta que permite agendar a consulta médica online é o fato de isso poder ser feito a qualquer momento do dia.

Em outras palavras, o paciente pode marcar, fora do período comercial, o horário que deseja ser atendido pelo médico. Por exemplo, podem ser 23h, ele já pronto para dormir, na cama, mexendo no celular e, então, com poucos cliques, é fácil deixar a consulta reservada.

Essa praticidade conta muito, especialmente para quem tem rotinas cheias e precisa ter um controle muito preciso de cada atividade do dia.

O atendimento pelo telefone acaba ficando restrito ao horário de funcionamento do consultório. Dessa forma, você perde o paciente que não conseguir fazer a ligação.

2. Melhora da gestão da agenda do consultório

Sistemas automatizados são inteligentes e organizados. Isto é, quando seu consultório disponibiliza o agendamento online pela plataforma, logo que o paciente marcar, esse horário ficará indisponível.

Dessa forma, se houver outra pessoa interessada em agendar, conseguirá ver somente as horas que estiverem livres.

Com isso, a gestão da agenda do consultório fica muito mais fácil, pois não é preciso ficar controlando, ou melhor, fazendo malabarismos com cada faixa de tempo. Tudo é resolvido pelo próprio sistema, automaticamente.

Além disso, o médico pode deixar reservado seus momentos de pausa, como para almoçar, de forma a trancar o período e deixá-lo indisponível para marcações.

3. Automação de lembretes pré e pós-consulta

Os lembretes de consulta são primordiais para evitar as faltas no consultório, rendendo prejuízo de tempo e também financeiro para o médico. Por isso, o software é uma solução para esses problemas, já que envia notificações automáticas para quem está com horário marcado.

Em outras palavras, logo que é feito o agendamento, a pessoa já recebe mensagem sobre isso. E, previamente ao encontro, seja presencial ou online, outro conteúdo é disparado.

Além disso, para estreitar o vínculo com o paciente, o profissional da medicina deve investir em conteúdos pós-consulta. Esses podem ser complementares ao que foi discutido durante o atendimento, bem como pedidos de exames, entre muitos outros.

4. Extração de dados sobre o fluxo de pacientes

Ferramentas que reúnem todas as informações dos pacientes são uma grande praticidade para a administração do consultório. Em um só lugar, ficam facilmente acessíveis prontuários e todos os dados relevantes.

Isso significa ganho de tempo, uma vez que não é preciso ficar procurando diversas fichas em papel. Basta fazer buscas online e chegar ao resultado desejado, em segundos.

Outro ponto interessante é a possibilidade de reunir informações sobre quem conta com cada especialista. Isso tem um valor enorme para estratégias de marketing médico, bem como de fidelização e conquista de novos pacientes.

5. Integração de agendas para clínicas

Se a gestão de um consultório é trabalhosa, de clínicas com múltiplas especialidades pode ser ainda mais, concorda? Como esses lugares contam com mais médicos, também recebem um fluxo ainda maior de pacientes e, com isso, são várias agendas para administrar.

A proposta de ferramentas de automação e agendamento online para esses casos é muito benéfica, uma vez que permite organização dos horários marcados e com qual profissional em questão. 

O próprio paciente faz a escolha de acordo com os horários disponíveis, deixando a secretária livre para outras tarefas da rotina na recepção.

6. Aumento da produtividade na administração

Otimizar o tempo na recepção é fundamental para conseguir manter um bom ritmo de atendimento presencial no consultório. Os pacientes que chegam demandam atenção e cuidado para que a experiência seja a mais gratificante possível.

Com a secretária atendendo telefone o dia inteiro, essas tarefas acabam ficando em segundo plano.

Quando o consultório ou clínica contam com a ferramenta de agendamento online, a história muda. Uma boa divulgação dessa funcionalidade ajuda a reduzir bastante o tempo que o pessoal da administração gasta com atividades que podem facilmente ser automatizadas pelo software.

Quem ganha com isso é a produtividade da equipe, que passa ter mais tempo para as atividades que realmente demandam esforço humanizado.

Conte com softwares que estimulem o agendamento online

Esse artigo teve como objetivo mostrar alguns dos benefícios de ferramentas que possibilitam o agendamento online de consultas médicas. Contar com softwares médicos é certamente uma estratégia para agilidade, praticidade, comodidade e organização do consultório.

Saiba como divulgar seu agendamento online e leve seu consultório para outro nível!

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