Você tem a sensação de que, todo dia, vê a abertura de um novo consultório médico na sua cidade? Provavelmente, isso não é apenas uma impressão.
Com o aumento dos cursos de Medicina e, consequentemente, mais profissionais no mercado, o número de instituições de saúde vai aumentar para absorver todos esses médicos.
Na última Demografia Médica, de 2018, lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tinha 289 cursos em funcionamento. Em 1997, esse número era de 85.
Esse aumento foi planejado pelos governos durante essas duas décadas com o objetivo de levar mais médicos para o interior do país. Porém, não foi isso o que aconteceu.
Os profissionais permanecem nos grandes centros e a concorrência entre eles também cresce. Afinal, os pacientes dessas capitais têm diversas opções de uma mesma especialidade para escolher.
Parece um cenário ruim? Depende do ponto de vista. Você pode optar por analisar essa situação pelo lado positivo: com tanta gente na área, você tem a chance de não ser mais um, ou seja, se diferenciar no mercado.
Uma das formas de fazer isso é investir em um consultório médico de excelência. No entanto, não estamos falando de uma mega estrutura e, sim, de um atendimento dedicado à boa experiência do paciente.
Para isso, algumas medidas simples, mas impactantes, devem ser implantadas. Vamos falar de todas elas neste texto.
O paciente deve se encantar com o seu atendimento mesmo antes de chegar ao consultório. Uma das soluções é utilizar o agendamento online. Com ele, a pessoa não precisa esperar em uma ligação para marcar um horário e pode fazer isso a qualquer momento do dia, não só no período comercial.
A equipe de recepção também ganha. Os seus colaboradores não terão que ficar o dia inteiro atendendo o telefone e marcando manualmente as consultas (algo que pode gerar erros). Assim, eles se dedicarão a um bom atendimento aos pacientes que já estão na sala de espera.
Em um software médico que oferece agendamento online, há ainda outro ponto positivo: a possibilidade de enviar lembretes das consultas. Com isso, você também evita o problema dos pacientes faltarem e sua agenda ficar cheia de “buracos”, que só representam prejuízos.
Não tem como disfarçar, muitas pessoas não gostam de ir ao médico. Todavia, tem como mudar essa sensação ruim nos seus pacientes. A maneira inicial é proporcionar um ambiente agradável e acolhedor enquanto eles esperam pela consulta.
A sala deve ser limpa, organizada, ampla, arejada e com um bom sistema de climatização, para que ninguém sofra com o calor ou frio. Também ofereça formas de distração, como televisão com bons canais, revistas atualizadas e rede de Wi-Fi.
Não se esqueça ainda das adaptações para a acessibilidade de pessoas idosas e/ou com deficiências físicas. As crianças também devem ser lembradas, mesmo quando o consultório médico não é pediátrico. Ter uma área para brincadeiras vai distraí-las e deixar tudo mais tranquilo para os pais que esperam com elas.
Além da água, que é o essencial, você ainda pode ofertar café e outros lanches. Porém, tudo com muita higiene e segurança para evitar a transmissão de doenças, como a Covid-19.
Outro aviso: esse bom espaço de espera não significa que atrasos são permitidos. Quando o paciente fica horas esperando pelo médico, nenhum ambiente será capaz de resolver a má impressão que ele terá.
Parece um pouco redundante falar sobre isso. Afinal, uma profissão que lida com a saúde das pessoas deve ter como base a humanização. No entanto, na correria do dia a dia, a atenção dedicada ao paciente pode não ser a ideal.
Essa humanização começa com o pessoal da recepção, que precisa receber o paciente com muita educação e explicar as dúvidas que ele possa ter.
No consultório, as atenções devem ser totalmente focadas no que a pessoa tem a dizer. Por isso, a nossa dica é evitar qualquer processo que possa atrapalhar essa dedicação.
Um exemplo é o uso de prontuários de papel, que são difíceis de encontrar e preencher, o que pode fazer com que você perca um tempo precioso da consulta.
Com o prontuário eletrônico, em poucos cliques é possível acessar todas as informações do paciente, desde as queixas anteriores, os medicamentos prescritos, as alergias que tem e diversos outros dados que vão mostrar à pessoa que você conhece todo o caso dela.
Dessa forma, o paciente perceberá que o atendimento é personalizado e que o médico está atento a tudo o que ele tem a dizer. Isso será um fator a mais para se diferenciar dos outros profissionais.
A diferenciação não está restrita aos momentos com o paciente. As ações dos bastidores também são fundamentais. Por isso, é muito importante ter uma gestão financeira do consultório médico.
O software médico do iMedicina, por exemplo, permite uma visão ampla de todas as receitas da instituição. No entanto, de forma simples, é possível também analisar as diferenças entre os valores recebidos, as despesas e os lucros. Tudo isso com a emissão de relatórios.
Com esse controle, é possível evitar aqueles meses em que “ficamos no vermelho”. Assim, com um bom retorno financeiro, também torna-se possível investir mais no consultório médico, seja em melhorias na estrutura física, seja na capacitação dos profissionais, seja na compra de equipamentos novos.
Essas vantagens competitivas do seu consultório não podem ficar escondidas. Portanto, não se esqueça de investir no marketing médico. Com diversas estratégias, você anuncia o seu atendimento sem ferir nenhuma norma do CFM.
Um exemplo é o site médico, a porta de entrada para que diversas pessoas conheçam você e o seu consultório. É nessa página na Internet que você vai apresentar a sua especialidade, o seu diferencial e os dados básicos, como endereço, principalmente para quem ainda não lhe conhece.
Para potencializar os benefícios que o site proporciona, é interessante utilizar anúncios no Google Ads. Com eles, quando alguém procura pela sua especialidade, na sua cidade, logo aparecerá o seu site no topo dos resultados.
Também não se pode esquecer da importância das redes sociais. Elas são plataformas perfeitas para você aprofundar o relacionamento com o paciente.
O que não faltam são ideias de assuntos: você pode publicar explicações de doenças, dicas de hábitos saudáveis, fazer programações especiais em datas comemorativas e até mostrar um pouco do seu dia a dia no consultório.
Com a pandemia de Covid-19, foi liberada a telemedicina no Brasil. Enquanto alguns apenas criticam esse novo modo de fazer Medicina, outros veem a capacidade de diferenciação contida nela.
Em um momento em que muitas pessoas estão com medo de saírem às ruas, encontrar um médico que realiza essas consultas à distância se torna um grande ponto positivo para o paciente.
O paciente é o centro de toda a atuação médica. Por isso, ele também deve ter destaque quando o objetivo é diferenciar o consultório médico. Portanto, após a consulta, sempre pergunte o que ele achou do ambiente e do atendimento.
Você pode fazer isso por meio de pesquisas NPS, em que a pessoa estabelece notas de 0 a 10 para diversos itens. Esse questionário pode ser enviado por e-mail. Assim, você saberá o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido.
Porém, a conversa não para por aí. É preciso manter esse bom relacionamento durante os períodos (mesmo que sejam longos) entre uma consulta e outra.
A sugestão é investir em automação de e-mail marketing. Com isso, você pode enviar dicas de cuidados com a saúde e outros assuntos para grupos personalizados, de modo que o que foi encaminhado seja realmente relevante para quem recebe.
Também é preciso lembrar de datas comemorativas. Não deixe de enviar mensagens nos aniversários dos pacientes e em épocas festivas, como no Natal.
Isso tudo também é possível com a automação e será um detalhe na rotina do consultório médico. No entanto, o detalhe que fará você se diferenciar.
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