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Como ter a agenda do consultório cheia?

A agenda do consultório é parte fundamental do trabalho dos profissionais de saúde e, por isso, precisa ser bem organizada. Porém, nem sempre é possível mantê-la repleta de agendamentos, o que afeta a lucratividade do negócio.

Com isso, há sempre uma busca contante dos médicos por desenvolver estratégias que atraiam mais pacientes. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas que irão ajudar a evitar o problema da agenda vazia.

1. Personalize o atendimento

A área da saúde é um setor muito concorrido, o que demanda dos profissionais a busca por ações que os diferencie dos concorrentes, como, por exemplo, a qualidade do atendimento. Afinal, ao procurar assistência médica, o mínimo que o paciente espera é ser bem recebido.

Embora a experiência profissional e o nível de conhecimento tenham um grande peso na tomada de decisão do paciente, a oferta de um atendimento satisfatório ainda faz toda a diferença.

Por isso, se você quer manter a agenda do consultório sempre cheia, dedique-se a melhorar o atendimento oferecido por você e pelos seus colaboradores. Para isso, implemente ferramentas que permitam conhecer mais sobre os pacientes e, com isso, fornecer um atendimento personalizado.

2. Esteja disponível

Apesar do desconforto e incômodo provocado pelas ligações dos pacientes em momentos inconvenientes, mostrar-se disponível traz muitos benefícios.

Primeiro, o paciente percebe a sua dedicação com o problema dele.

Segundo, ao demonstrar boa vontade em orientá-lo fora do consultório, você transmite a mensagem de que se importa com seus pacientes. Em consequência disso, há um fortalecimento do relacionamento com eles.

Ademais, mesmo durante as consultas, procure dar atenção necessária ao paciente, não tenha pressa para diagnosticá-lo, prescrever receitas e encerrar o atendimento. Na maioria dos casos, o paciente precisa apenas externar a sua angústia e preocupação.

3. Ofereça atendimento humanizado

O conceito de atendimento humanizado surgiu a partir da mudança nos hábitos de consumo dos pacientes. O fácil acesso à informação permitiu que a escolha por um médico seja pautada pelo histórico dele e pela forma como é avaliado pelos seus pacientes. 

Ainda, a humanização do atendimento consiste em considerar o paciente como um ser único, respeitando suas individualidades e demonstrando empatia. Desse modo, ele se sentirá especial e passará a confiar em você e no sucesso do tratamento.

4. Otimize a gestão para lotar a agenda do consultório

Assim como qualquer outro negócio, a administração de um consultório deve ser assertiva e eficiente. No entanto, alcançar essas qualidades sem a utilização de um software médico pode se tornar uma meta inalcançável.

Isso porque essas ferramentas possuem diversas funcionalidades integradas que melhoram o desempenho dos colaboradores, aumentam a produtividade, economizam tempo e fornecem excelentes resultados.

A implementação de um sistema médico também beneficia o paciente, pois, melhora a comunicação com o médico, facilita o agendamento de consultas, agiliza a prescrição de medicamentos e de exames.

Por fim, dispor de um software médico otimiza a rotina do consultório. Com isso, o paciente percebe a sua seriedade e profissionalismo, o que traz mais confiança para ele e eleva a sua satisfação.

5. Crie parcerias com outros colegas de profissão

Embora seja necessário se diferenciar dos concorrentes, você não precisa se distanciar dos seus colegas de profissão. A manutenção de um bom relacionamento com outros médicos pode favorecer a criação de parcerias.

Assim, eles poderão indicá-lo para algum paciente quando houver necessidade. E vice-versa. Desse modo, o paciente é beneficiado pela recomendação de um bom profissional e há um fortalecimento do relacionamento com outros médicos.

6. Mantenha seu cartão de visitas atualizado

Mesmo com os avanços tecnológicos, a troca de cartão de visitas ainda é uma prática muito comum, principalmente em eventos, congressos e conferências. Contudo, para não perder possíveis oportunidades, mantenha suas informações de contato sempre atualizadas.

Da mesma forma, os seus perfis nas redes sociais e/ou os dados no seu site médico também precisam passar periodicamente por uma revisão. Caso contrário, você pode perder pacientes que ajudariam a lotar a agenda do consultório.

7. Dê atenção ao pós-consulta e tenha a agenda do consultório sempre cheia

Com a necessidade de aumentar a lucratividade do negócio, muitos profissionais dedicam-se exclusivamente à criação de estratégias para a atração de pacientes, renunciando às vantagens que a fidelização pode trazer.

Na verdade, essa mentalidade pode trazer sérios prejuízos financeiros. Isso porque os pacientes fidelizados são os principais responsáveis pela lucratividade do consultório. Quando não há um cuidado com a fidelização, os pacientes realizam a primeira consulta e dificilmente retornam.

Para evitar essa situação, dedique atenção ao relacionamento pós-consulta. Para isso, invista em estratégias que mantenham uma comunicação ativa com o paciente, tais como, envio de SMS, fluxos de e-mail marketing, disparo de mensagens em datas comemorativas, etc.

8. Recupere os pacientes ausentes

No dia-a-dia de uma clínica ou consultório, dificilmente sobra tempo para entrar em contato com pacientes que não retornaram na data prevista. No entanto, se você deseja ter a agenda do consultório sempre cheia, essa tarefa precisa ser realizada.

Então, crie um processo de acompanhamento para estar sempre atualizado sobre os pacientes ausentes. Posteriormente, faça contato com eles e descubra a razão para o abandono do tratamento.

Geralmente, a depender dos motivos apresentados, você conseguirá convencê-los da importância de retomar os cuidados com sua saúde. Na pior das hipóteses, ele terá uma imagem positiva do seu trabalho, podendo indicá-lo para amigos e familiares.

9. Invista no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing médico que mais trazem resultados. Isso porque é uma ferramenta versátil e de fácil utilização. Assim, você pode criar diferentes tipos de conteúdos e distribuí-los para seus pacientes.

Além disso, o recurso também é muito utilizado no pós-consulta, seja para enviar pesquisas de satisfação, orientações sobre tratamentos, dicas de cuidados com a saúde, informar sobre novidades no consultório ou até para felicitações em datas comemorativas.

10. Desenvolva sua presença digital para encher a agenda do consultório

No atual cenário digital, empresas que não estão presentes na internet dificilmente conseguem sobreviver. O mesmo se aplica aos profissionais de saúde. Por isso, se você esperar lotar a agenda do consultório, desenvolva sua presença digital.

Ainda, existem diferentes formas de inserir neste ambiente. Entre as práticas mais eficientes para médicos estão a criação de um site médico, blog, perfis profissionais no Facebook, Instagram e LinkedIn, entre outros.

11. Produza conteúdos para o blog

Para desenvolver sua presença digital não basta apenas criar um blog. A única forma de melhorar o posicionamento da sua página nos resultados do Google é produzindo periodicamente conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

Assim, a depender da qualidade dos seus artigos, do número de visualizações e de outros fatores, os algoritmos do mecanismo de busca irão avaliar a relevância do seu site e posicioná-lo de acordo com esse entendimento. 

12. Ofereça atendimento por telemedicina para encher a agenda do consultório

Por último, oferecer atendimento por telemedicina é um passo necessário para quem deseja manter a agenda do consultório sempre cheia. A pandemia da Covid-19 tornou essa modalidade ainda mais conhecida e quem já estava preparado para o atendimento remoto conseguiu captar um bom número de pacientes.

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu as principais medidas para ampliar o número de atendimentos diários e, consequentemente, manter a agenda do consultório lotada. Então, não perca tempo e comece a mudar a sua realidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo “Como o iMedicina pode ajudar você a resolver o problema da agenda vazia” e conte com o iMedicina para lotar sua agenda!

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Escrito por
Equipe iMedicina