Um dos grandes desafios de ser um médico empreendedor é precificar o valor das consultas de modo que não seja inacessível aos pacientes, mas que também diminua a dependência dos planos de saúde. Nesse sentido, os atendimentos por telemedicina podem ser uma excelente alternativa.
Isso porque, a consulta online exige um investimento menor que a presencial, possibilitando o ajuste no preço do seu serviço. Quer entender mais sobre as vantagens dessa modalidade de atendimento? Então, continue a leitura deste artigo.
Por que a telemedicina é uma boa alternativa?
A oferta de serviços de saúde à distância já faz parte da rotina de diversos países, como EUA, Japão, Canadá e China. No Brasil, apesar de ainda não contarmos com uma regulamentação abrangente, esse formato tem crescido, principalmente durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com definição do Conselho Federal de Medicina (CFM), o atendimento por telemedicina é aquele que é realizado diretamente entre médico e paciente, sendo mediado por algum tipo de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Ainda, a consulta online trouxe novas possibilidades para os profissionais de saúde. Além de melhorar a precificação dos serviços, reduziu a dependência deles em relação às operadoras dos planos de saúde.
Entenda que, para que essas operadoras mantenham sua margem de lucro reduzindo o impacto no bolso dos clientes, elas pagam aos médicos conveniados valores bem abaixo do padrão no mercado. Mas mesmo nessas condições, torna-se uma alternativa interessante para os médicos recém-formados.
Isso porque, os planos de saúde contam com uma ampla carteira de clientes, situação inversa a do profissional que está abrindo o seu próprio consultório. Contudo, com o passar dos anos, eles ficam dependentes dessas operadoras, uma vez que os pacientes conveniados representam a maioria dos atendimentos.
Nesse sentido, a telemedicina surge como uma alternativa sustentável. Em função do baixo investimento, custo de manutenção reduzido e menor necessidade de infraestrutura, o atendimento remoto é mais barato tanto para o médico quanto para o paciente.
Dessa forma, você pode reduzir gradualmente as consultas por convênio e focar sua atuação nos pacientes particulares, que não precisarão fazer um alto investimento para continuarem a utilizar o seu serviço.
Agora que já entendemos o porquê da telemedicina ser uma boa alternativa em contraponto aos planos de saúde, vamos conhecer as vantagens de oferecer a consulta online no seu consultório médico.
Conheça os benefícios do atendimento remoto
Existem muitas vantagens associadas ao uso da telemedicina, desde a otimização do tempo do médico e do paciente até a redução de custos do consultório. Para que você tenha uma melhor noção desses benefícios, falaremos um pouco mais sobre cada um deles.
Alto retorno
Para oferecer a consulta online, você precisa apenas de um software médico seguro integrado ao prontuário eletrônico, plataforma de telemedicina e prescrição digital, além de uma boa conexão à internet.
Por outro lado, o atendimento presencial envolve diversos gastos diretos e indiretos, como salário dos funcionários, despesas com energia, telefonia e água, aquisição de móveis e manutenção da infraestrutura.
Dessa forma, mesmo que o valor cobrado pela consulta à distância seja menor, o retorno sobre o investimento continua sendo maior que o do atendimento presencial. Por isso, você precisa implementar essa modalidade no seu consultório.
Baixo custo de manutenção da plataforma
Outra vantagem que contribui para o alto retorno da telemedicina é o baixo custo de manutenção da plataforma. Essa funcionalidade está integrada aos principais softwares de gestão do mercado, exigindo um único investimento.
Além disso, para os médicos recém-formados que ainda não podem arcar com esse tipo de custo, por menor que ele seja, existem alternativas gratuitas de plataformas de telemedicina. Embora tenham limitações, permitem que você inicie a oferta do serviço.
Mobilidade
A mobilidade é um dos principais benefícios dos sistemas armazenados na nuvem. Como toda informação está guardada em servidores externos conectados à internet, você pode acessar a ferramenta a qualquer hora e lugar.
Com isso, você elimina as limitações físicas e pode atender seus pacientes da sua própria casa, fora do horário convencional. Da mesma forma, é possível que o paciente participe da consulta de onde desejar.
Sem repasse para as operadoras
Uma das principais razões para que a telemedicina seja apontada como uma saída para quem deseja reduzir a dependência das operadoras é a possibilidade de reter o valor integral da consulta, sem qualquer tipo de repasse para o convênio. Isso porque, o atendimento online funciona como uma consulta particular, sem intermediação dos planos de saúde.
Diminui os gargalos de atendimento
Com a pandemia do novo coronavírus, hospitais, centros médicos, clínicas e consultórios estão recebendo diariamente uma grande demanda de pacientes, ultrapassando a capacidade de atendimento da equipe médica.
Nesse sentido, a telemedicina surge como uma válvula de escape para esses gargalos de atendimento, promovendo o equilíbrio no número de consultas realizadas e reduzindo a superlotação das organizações de saúde.
Agilidade no atendimento
Outro benefício da consulta online é a maior agilidade no atendimento dos pacientes. Isso porque, há uma diminuição na quantidade de atrasos, fazendo com que os horários agendados sejam respeitados.
Além disso, com a integração entre plataforma de telemedicina, software de prontuário e prescrição digital, o médico é capaz de acessar os dados do paciente ao mesmo tempo em que presta o atendimento, além de conseguir prescrever medicamentos e exames eletronicamente.
Democratização da saúde
Um dos aspectos mais importantes no que se refere à telemedicina é a possibilidade de levar a assistência médica especializada a pacientes que residem em áreas remotas ou que estão impossibilitados de se deslocar.
Desse modo, promove a democratização do acesso à saúde, combatendo a desigualdade de oportunidades. Além disso, com a possibilidade de laudar exames remotamente, essa população também passa a dispor da avaliação de profissionais renomados.
Manutenção do atendimento em tempos de crise
Caso a telemedicina ainda não fosse uma realidade, a pandemia da Covid-19 teria proporcionado um caos ainda maior nos serviços de saúde. Sem essa ferramenta e com a necessidade de isolamento social, muitos médicos precisariam parar totalmente suas atividades.
Da mesma maneira, pacientes que precisam de acompanhamento contínuo seriam obrigados a se deslocar até o consultório ou teriam que permanecer sem assistência médica. Contudo, a telemedicina já é uma realidade para todos.
Como você pode perceber, existem muitos fatores que fazem da consulta online uma das principais inovações da Medicina. Desse modo, se você deseja diminuir a dependência das operadoras, implemente esse recurso no seu consultório.
Assim, você amplia sua capacidade de atendimento, aumenta o seu faturamento, melhora a experiência do paciente e acaba com o problema da agenda vazia. Portanto, não perca tempo e ofereça atendimentos por telemedicina.