Imagine que você está em uma estrada, uma parte dela está interditada e você precisa pegar um atalho para chegar ao seu destino. Para piorar: não há sinal de internet para acessar o aplicativo que lhe daria as rotas mais seguras diante de um caminho desse. Fica difícil se guiar no escuro, não é mesmo?
Guardadas as devidas proporções, é isso que ocorre quando você precisa tomar decisões para melhorar o tratamento e o atendimento do paciente no seu consultório e não possui dados à sua frente para te ajudar! Nesse caso, estamos falando de relacionamento com cliente.
A escolha de mecanismos que te auxiliem nesse propósito tem sido cada vez mais valorizada nas clínicas médicas, justamente porque a efetividade do tratamento depende muito das informações disponíveis!
É nesse contexto que o prontuário eletrônico e o uso de CRM tem ganhado cada vez mais notoriedade. Ainda não sabe bem o que significa cada um deles? Não se preocupe que elaboramos esse conteúdo pensando em você!
Na mesma linha do exemplo que abriu esse artigo, é praticamente impossível tomar uma decisão clínica certeira contando só com as informações de memória do paciente, certo? Por isso, tomar nota de toda informação pode ser valioso.
Assim como a versão analógica, o Prontuário Eletrônico é um documento que reúne o histórico do paciente junto ao consultório. De modo geral, ele possui os dados essenciais para o acompanhamento do paciente. Embora haja informações padrão (nome completo, endereço, telefone, alergia a medicações, etc), podem conter também especificidades que variam conforme a necessidade da clínica ou consultório.
Na modalidade eletrônica, o prontuário é arquivado também conforme o regimento interno da organização, sempre com premissas que precisam ser levadas altamente em consideração, como o sigilo das informações e segurança dos dados para evitar que possam ser vazados de qualquer maneira.
Diferentemente da versão analógica tradicional, o prontuário eletrônico possibilita mais organização e agilidade no registro e acesso aos dados, evitando que papéis e mais papéis sejam guardados, sofrendo a ação do tempo e nem sempre apresentando informações claras (em função de caligrafia ou rasuras).
O prontuário eletrônico pode ser facilmente localizado, com potentes mecanismos de busca e a partir de quaisquer dispositivos com acesso à internet. Saiba como escolher o prontuário ideal para você!
A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que significa “gerenciamento de relacionamento com cliente”. Trata-se, então, de um software capaz de fazer o gerenciamento de ações de relacionamento com o consumidor – no nosso caso, o paciente.
Ah, mas isso não é só para empresas de vendas?
Não! Cada vez mais consultórios têm adotado ações para aumentar a satisfação dos seus pacientes com o serviço que oferecem no consultório. Quando bem executadas, essas ações podem render resultados extraordinários para você.
De um modo geral, ao utilizar o CRM você pode ter duas claras frentes:
Pensando em estratégias de marketing para divulgação dos serviços oferecidos no consultório, o software de CRM atua fornecendo informações que ajudem a aproximar potenciais pacientes com ações que os façam considerar o agendamento da consulta.
Isso pode ser feito de várias maneiras: desde o compartilhamento de conteúdos que o interessem até ações que o levem a ligar para a clínica com o objetivo de obter mais informações. Investir em mecanismos que levam ao processo de decisão do paciente é um dos papeis do CRM na área da saúde.
Tão importante quanto aproximar novos pacientes é manter a clientela fiel. E, nesse sentido, uma ferramenta de CRM pode ajudar (MUITO)!
A partir dos dados que você possui registrados na plataforma sobre seus pacientes, existem inúmeras possibilidades de estruturar ações que podem estreitar o contato com o paciente e, assim, fazer com que ele retorne ao consultório e indique outras pessoas para se consultarem com você.
Por exemplo: se, na ficha cadastral, você documentar a profissão de cada paciente, você pode enviar uma mensagem automática para eles na data comemorativa de cada profissão, estreitando laços. Entenda mais sobre automações para fidelizar pacientes!
Repare que, embora os dois tenham o objetivo de guardar informações dos pacientes, eles não são concorrentes, mas sim exercem funções complementares. Enquanto um armazena informações a respeito do tratamento médico, o outro te fornece informações comportamentais, que podem ajudá-lo a pensar estratégias de fidelização e aproximação de potenciais novos pacientes.
Você precisa se beneficiar de ambos, caso tenha planos de aumentar a rentabilidade do consultório e de torná-lo mais eficiente. A boa notícia, aqui, é que você não precisa mais contratar ferramentas distintas para se beneficiar dessas duas funções!
O avanço tecnológico possibilitou que fossem desenvolvidos softwares de prontuário eletrônico que reúnem as duas necessidades. Isso é absolutamente incrível, porque tão importante quanto ter informações completas é tê-las de modo integrado, facilitando a gestão e a tomada de decisões.
Sendo assim, antes de tomar a decisão de contratar um sistema digital que facilite a gestão dos pacientes e do consultório, procure conhecer aquelas que reúnam esses dois recursos: prontuário eletrônico e CRM. Assim, sua estratégia será muito mais eficaz e alcançará resultados muito mais duradouros. Caso queira se aprofundar antes de escolher seu software, temos um artigo com tudo que você precisa saber sobre prontuário eletrônico para te guiar nessa busca.
Se ficou com alguma dúvida, nada de sair daqui com ela: escreva para gente nos comentários!
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