Quando comparado com outros setores, a área da saúde é uma das que mais se desenvolveu tecnologicamente no últimos anos. Seja com a chegada de novos equipamentos ou com a descoberta de tratamentos, a medicina está sempre em contínua evolução.
Ademais, com todas as limitações trazidas pelo ano de 2020, a tecnologia assumiu o protagonismo na rotina de trabalho dos profissionais de saúde. Neste artigo, você vai conhecer as principais tendências para 2021. Ficou interessado? Continue a leitura.
A gestão digital na medicina
A pandemia da Covid-19 exigiu que a sociedade se adaptasse a uma nova realidade. Em razão da necessidade de isolamento social, o ambiente digital se tornou essencial para a sobrevivência das empresas.
Com os consultórios e clínicas médicas não foi diferente. Assim, a transformação digital que já ocorria a longo prazo, precisou ser imediatamente implementada, acelerando o processo. Porém, para ter um consultório online, é preciso investir na informatização da gestão.
Isso significa que os processos internos do seu consultório devem migrar para o digital. Para isso, se faz necessário implantar ferramentas próprias para esse ambiente, tais como, software médico, prontuário eletrônico, telemedicina, prescrição digital, entre outros.
Além de facilitar e centralizar a gestão administrativa e financeira da empresa, esses sistemas trazem benefícios para a rotina dos seus colaboradores e também para os seus pacientes, que passam a ter um atendimento personalizado, ágil e eficaz.
Neste sentido, se você ainda não dispõe dessas ferramentas digitais, não perca tempo e faça a migração dos seus processos. Assim, estará preparado para lidar com outras possíveis dificuldades que surgirem no próximo ano.
Adapte-se a LGPD
Provavelmente, você já ouviu falar na LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados. Esta norma afeta diretamente a administração de clínicas e consultórios, pois, diz respeito à segurança e ao sigilo da informação das pessoas.
Ainda, a LGPD foi sancionada através da Lei 14.010/20 . Este tipo de legislação já existe nos países europeus e tem por finalidade evitar a transmissão de dados de terceiros sem prévia autorização.
Ademais, entre as principais mudanças trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados, está o fato de as pessoas e empresas terem se tornado proprietárias exclusivas das suas próprias informações. Com isso, o armazenamento e o compartilhamento desses dados só é permitido se houver autorização do titular.
Assim, considerando a realidade da Medicina, os consultórios e clínicas precisam lidar diariamente com um grande volume de informações dos pacientes. Caso haja vazamentos ou perda dessas informações, o médico estará sujeito à multas pesadas.
Dessa forma, é imprescindível planejar-se a partir de agora para esta mudança. Então, o primeiro passo é implementar um software médico seguro, como é o caso dos sistemas armazenados na nuvem.
Isso porque todos os dados são guardados em servidores externos que atendem a uma severa legislação internacional de segurança da informação. Além disso, contam com criptografia dos dados, acesso controlado por senha e rotina de backups diários.
Atendimento por telemedicina
Os atendimentos por telemedicina já eram uma realidade no dia-a-dia dos médicos, principalmente nos países europeus e nos Estados Unidos. No Brasil, em função da pandemia do novo coronavírus, esta modalidade foi ampliada.
Porém, esta flexibilização não deve ser temporária, pois, o atendimento remoto foi muito bem recebido pelos pacientes e já se tornou uma tendência para o próximo ano. Além de manter o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção, este recurso permitiu que moradores de áreas afastadas dos grandes centros também recebessem assistência médica.
Atualmente, a telemedicina pode ser utilizada nos consultórios médicos de três maneiras: teleorientação, teletriagem e teleconsulta. No primeiro caso, trata-se do atendimento médico à distância para sanar dúvidas dos pacientes ou orientá-lo sobre um tratamento.
Já a teletriagem diz respeito à análise do quadro do paciente para, em seguida, encaminhá-lo para um médico. Por fim, a teleconsulta é a típica consulta com o profissional de saúde para o diagnóstico de doenças e prescrição de medicamentos.
Outra tendência na medicina para 2021 é o chamado atendimento híbrido, ou seja, as primeiras consultas destinadas ao diagnóstico do paciente são feitas presencialmente. Já os atendimentos de retorno ou para acompanhamento são realizadas remotamente.
Então, para não ser ultrapassado pela concorrência, considere a implementação de uma plataforma de telemedicina na sua clínica ou consultório. Geralmente, essa funcionalidade já está integrada aos melhores softwares médicos do mercado.
O marketing digital na medicina
Embora não seja uma novidade, ainda são poucos profissionais de saúde que se utilizam das estratégias do marketing médico, principalmente no ambiente digital. Com o crescimento contínuo das redes sociais e dos usuários da internet, você não pode ignorar esse potencial.
Ainda, os pacientes se tornaram mais exigentes e não desejam apenas ter um bom atendimento, mas também esperam se relacionar com o médico, se sentir bem acolhidos no consultório e receber a atenção necessária.
Assim, com o marketing digital, você passa a dispor de vários canais para estabelecer uma comunicação com aqueles que já são pacientes e com as pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.
Por isso, desenvolver estratégias de marketing médico é uma tendência para o ano de 2021. Se você não sabe por onde começar, considere as seguintes orientações:
- implemente um software médico que permita a criação de relatórios sobre dados dos pacientes, que ofereça a funcionalidade de e-mail marketing e de envio de SMS;
- crie o seu site médico e um blog;
- produza conteúdos da sua área de atuação que respondam as principais dúvidas dos seus pacientes;
- envie pesquisas de satisfação para conhecer mais sobre seus pontos fortes e fracos;
- desenvolva fluxos de e-mails para os pacientes e também utilize esse canal para enviar felicitações em datas comemorativas e orientações sobre tratamentos.
Se ainda sim achar complicado colocar tudo isso em prática, saiba que algumas empresas como o iMedicina são especializadas em marketing médico e atuam de forma a ajudar o profissional a conduzir sua presença digital de forma estratégica e e ética. Aposte nesta opção para não errar na hora de investir!
Automação dos processos
Para se diferenciar da concorrência e se tornar uma referência em qualidade do atendimento, automatize os processos internos do consultório. Com isso, além de reduzir a recorrência de falhas humanas, você e seus funcionários passam a dispor de mais tempo para se dedicar aos pacientes.
Ainda, para dispor dessas automações, invista em um software de gestão. Esses sistemas possuem funcionalidades que substituem grande parte das atividades rotineiras de um consultório, tais como, agendamento online de consultas, prescrição de medicamentos, confirmação de presença, entre outros.
Portanto, como você pode perceber, o digital é a grande tendência da medicina para o ano de 2021. Desse modo, considere o investimento em ferramentas que automatizem o consultório. Caso contrário, você estará renunciando aos diversos benefícios mencionados neste artigo.
O iMedicina tem todas as ferramentas para quem quer começar a informatizar seus processos no consultório. Você pode começar sem custo e ir avançando conforme a sua necessidade! Cadastre-se e teste 7 dias de forma gratuita!