Você tem dúvidas de que até mesmo estabelecimentos do setor saúde precisam de marketing? As clínicas médicas e consultórios precisam sim de ações de marketing bem elaboradas para ganhar a preferência dos pacientes. Ou você acha que também não existe concorrência entre médicos? A sua clínica também merece atenção nesse sentido.
Pode até ser que a proporção seja menor do que em outros setores, mas a medicina envolve, acima de tudo, confiança. O paciente vai a um médico pela primeira vez porque alguém indicou, ou porque viu a clínica em algum canal e, a partir do atendimento que receber nessa primeira visita, decidirá se continua a frequentar o local ou se procura por outro.
As ações de marketing médico em uma clínica, portanto, consistem em fazer-se visível para seus possíveis pacientes e oferecer a eles um atendimento diferenciado para que eles sempre voltem e ainda façam indicações para amigos e familiares. Portanto, o marketing vai desde o primeiro contato entre você e o futuro paciente até o momento que ele sai da sua clínica após o atendimento, passando pela marcação da consulta e as instalações onde ele será atendido.
Dicas para atrair pacientes na clínica
Listamos abaixo algumas dicas que você pode seguir para atrair mais pacientes para o seu consultório.
1 – Conhecimento
Para atingir um público, você precisa em primeiro lugar conhecê-lo. Saber quais são seus anseios, perspectivas e expectativas é um bom começo para começar a trabalhar de modo a satisfazê-lo.
Você pode começar com uma pesquisa de perfil dos seus pacientes. Monte um gráfico com idade, sexo, profissão, dentre outros detalhes que irão ajudá-lo a descobrir quem são as pessoas que procuram a sua clínica.
Estar presente nas principais redes sociais e até mesmo aderir a campanhas que podem impulsionar seus anúncios fará com que você se torne visível a essas pessoas. Trata-se de algo mais ou menos como aparecer de repente para a pessoa que estava procurando uma clínica como a sua.
2 – Empatia
Uma vez que você já sabe quem é o seu público, você precisa descobrir o que se passa com ele. É claro que você só poderá diagnosticar o que o paciente tem após examiná-lo, mas tenha em mente que toda doença causa também um mal-estar emocional, que pode ser atenuado pela forma como o seu paciente é atendido.
Para isso, é necessário colocar-se no lugar do seu paciente. Como você gostaria de ser atendido se estivesse em tratamento de uma enfermidade? Na maior parte das vezes, se dois locais contam com especialistas igualmente bons, o paciente irá optar por aquele onde foi melhor atendido.
Já sei quem é meu público, e agora?
Agora que você já conhece o seu público e já está até começando a sentir empatia por ele, chegou a hora de agir. De nada adianta estar de posse dessas informações se você não tem ideia do que fazer com elas. É hora de partir para a:
3 – Comunicação
Marketing e taxas de conversão são assuntos que devem começar a fazer parte do seu rol de interesses, já que serão aplicados em larga escala à sua clínica. Você precisa começar a pensar em criar um site, um blog e perfis nas redes sociais.
Anunciar no jornal do seu bairro e elaborar uma bela fachada também pode ser interessante. Criar uma lista de e-mail com os principais pacientes e disponibilizar contatos via Whatsapp e Facebook são ações que irão ajudá-lo a manter-se sempre próximo das pessoas.
4 – Tecnologia
Se você vai marcar presença no ambiente virtual, o seu sistema de trabalho deverá estar à altura. Além das regras básicas de higiene e organização, a sua clínica precisa de um sistema de gestão, que integrará agenda, dados do paciente e informações sobre a administração da clínica e disponibilizará tudo isso para consulta sempre que necessário.
Com um atendimento informatizado, você otimiza o seu tempo e o dos seus pacientes. E ainda evita confusões na agenda ou erros por falta de comunicação.
Propaganda boca a boca ainda existe?
Embora estejamos falando em sistemas a cada dia mais modernos de trabalho, existe algo que nunca “cai de moda”, e que você pode aplicar para fazer o marketing da sua clínica. Estamos falando de:
5 – Indicações
Você já deve ter ouvido muito que paciente satisfeito voltará sempre que necessário, e ainda indicará a sua clínica para amigos e familiares, certo? Pois bem, essa ainda é uma das melhores formas de propaganda, afinal se você está à procura de uma clínica, são grandes as tendências de que opte por aquela que uma pessoa em quem você confia conhece e recomenda.
O fato de alguém conhecido ter sido bem atendido fará com que as pessoas sintam-se mais seguras na hora de experimentar seus serviços.
Como atrair mais indicações boca a boca para a clínica
Embora o marketing digital seja incrivelmente valioso hoje em dia, é importante não se esquecer da forma mais básica e eficaz de marketing que existe: o boca a boca.
As recomendações de pacientes são alguns dos melhores contatos que você pode fazer. Na verdade, as referências são uma ferramenta de venda poderosa. Mas como consegui-las?
A melhor maneira de conseguir referência é investindo na satisfação de seus pacientes! Simples assim. Confira estas dicas:
Ofereça o melhor ao paciente
A satisfação do paciente é fundamental para atrair novos pacientes para sua base.
Alcançar a satisfação do cliente exige o máximo cuidado em todas as etapas do serviço: antes, durante e após o tratamento.
Cada etapa da experiência do paciente deve ser cuidadosamente planejada.
Inspire confiança
O objetivo principal após o tratamento é manter o paciente fiel ao seu atendimento, certo?
Para isso, você pode oferecer taxas preferenciais aos pacientes para serviços selecionados, por exemplo. Isso os faz se sentirem como parte da clínica, como especiais!
Não se esqueça de que um paciente satisfeito e leal é um promotor do seu serviço entre outros pacientes em potencial.
Por isso, é extremamente necessário adotar uma abordagem diferenciada e cultivar um relacionamento especial para incentivar a boa avaliação do paciente quanto aos serviços da sua clínica!
Por que as avaliações são importantes para os resultados da sua clínica?
A estratégia para atrair pacientes começa com técnicas utilizadas para atrair atenção para um possível problema de saúde, minimiza a fricção para o agendamento da consulta e constroi um relacionamento duradouro para que esse paciente continue frequentando a clínica.
Para que esse ciclo continue funcionando de forma adequada, é preciso fornecer uma experiência diferenciada ao paciente.
Sem isso, seu crescimento ficará estagnado ou declinará.
Portanto, primeiro você precisa entender quais são as expectativas e como se destacar na perspectiva de seus pacientes.
Com essas informações em mãos, precisará trabalhar a satisfação dos pacientes para aumentar a confiança e a segurança de forma que eles façam boas avaliação a seu respeito e indique seus serviços online e para os conhecidos. E o mais importante: continuem frequentando a clínica!
A avaliação do atendimento é um dos pilares nesse sentido! Importante levar em consideração todos os aspectos do serviço, como recepção, ambiente e atendimento médico. Entenda o que você deve observar:
Qualidade do atendimento médico
Um atendimento médico de qualidade preconiza humanização dos processos, ética e técnica adequada.
Isso porque, no geral, a consulta é um momento desconfortável para o paciente, que está passando por alguma dificuldade.
Assim, quanto mais personalizado e humano for o atendimento, mais agradável se tornará a experiência do paciente.
Qualidade da recepção
Você provavelmente conta com uma pessoa responsável por atender seus pacientes, agendar consultas e tirar dúvidas, certo?
Essa pessoa, normalmente uma recepcionista, é a responsável por muitas das impressões sobre seu serviço – Sim, mesmo que isso não tenha nada a ver com a consulta médica!
Para que o serviço de recepção tenha qualidade, é importante se dedicar em treinar os funcionários e, principalmente, gerar motivação.
Qualidade do espaço físico da clínica
Por fim, um ponto muito relevante é a qualidade do espaço físico da sua clínica.
Organização, limpeza, equipamentos atualizados e bem cuidados são só o ponto de partida.
Além disso, é preciso considerar que uma boa experiência deve incluir conforto para o paciente. Aposte nisso!
Outros aspectos que podem impactar negativamente a satisfação do cliente da sua clínica
Para além do que foi mencionado, atente-se também a:
- Tempo de espera;
- Horário de funcionamento;
- Formas de pagamento;
- Facilidade de acesso ao local.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
Importância da presença digital para atrair pacientes para a clínica
A maioria dos pacientes verificará sua reputação na internet antes de chegar ao seu consultório.
Se encontrarem críticas negativas ou não conseguirem acessar nenhuma informação, provavelmente serão desviados para outras opções.
Assim, é preciso investir em uma forte presença online e uma influência eficaz para evitar que isso aconteça.
O que você precisa trabalhar para criar mais autoridade online e atrair mais pacientes:
- Estratégia de SEO forte para garantir um alcance mais fácil;
- Gerenciar sua reputação online;
- Apresentar um site de acesso rápido com informações claras, objetivas e sem distrações, além de um bom design.
Além disso, vale lembrar que uma forte presença online não significa apenas ser encontrado com facilidade.
Tem a ver, ainda, com a impressão que a sua marca deixa nos seus pacientes, isto é, com a experiência do paciente com os seus serviços.
Por isso, você deve se concentrar em reunir autoridade online de outras formas, por exemplo conectando-se com influenciadores e obtendo recomendações.
Essa estratégia, conhecida como marketing de influência, também permite que você obtenha links valiosos de pessoas, publicações ou empresas conceituadas da área médica.
Funciona como um “boca a boca” digital, o que ajuda a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa e também maior autoridade nas redes sociais.
Como fortalecer a presença digital da clínica
Além do que foi mencionado, também é interessante investir nas seguintes estratégias de presença digital para alcançar mais notoriedade virtual:
Site
Ter um site médico moderno e fácil de usar é fundamental para o crescimento de sua prática e para atrair novos pacientes.
Certifique-se de que seu site seja responsivo, isto é, funcione bem em dispositivos móveis.
O objetivo do site é educar e informar seus pacientes em potencial para que possam tomar uma decisão informada.
A criação de um site relevante e informativo é provavelmente a ferramenta de marketing mais importante à sua disposição.
Blog
Ter um blog ajuda a distribuir conteúdo novo e também melhora o SEO de seu site.
A postagem consistente de conteúdo relevante e original mostra que você conhece sua prática e se importa com seus pacientes.
Além disso, você pode fornecer dicas de bem-estar, anunciar eventos locais e compartilhar atualizações sobre o universo da medicina.
Avaliações online
As avaliações são uma das maneiras mais eficientes de atrair novos pacientes.
Incentive seus pacientes a compartilharem seus comentários online, utilizando um e-mail de acompanhamento, por exemplo.
Não se esqueça da permissão do paciente para tornar suas avaliações públicas, compartilhando-as no site ou nas redes sociais.
Redes sociais
Quando seus pacientes atuais dão “like” ou “compartilham” seu conteúdo nas redes sociais, todo o seu círculo social vê!
Isso pode direcionar o tráfego do usuário para sua página e pode ajudar a gerar interesse nas pessoas.
O truque é compartilhar conteúdo informativo que seja relevante para seus pacientes, para que assim mais e mais pessoas se sintam motivadas a compartilhar seu conteúdo.
Parece muita coisa a ser feita? Pense em buscar ajuda!
Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?
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E então? Sente-se preparado para aumentar o seu número de pacientes após ler este artigo? Continue navegando pelo nosso blog e descubra muito mais.