Relacionamento médico e paciente: o que mudou com a tecnologia?

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Sempre quando fazemos o exercício de imaginar o futuro, algumas cenas inusitadas se projetam em nossa mente. Quem aí, quando foi perguntado sobre tempos futuros, não imaginou carros voando de um lado para o outro ou teletransporte? A imaginação fértil produz cada invenção, não é mesmo?

Embora algumas dessas tecnologias ainda estejam um pouco longe de se concretizar, também há uma revolução tecnológica invadindo os consultórios. Bem mais silenciosa, é verdade, mas com impactos transformadores, que talvez nem consigamos mensurar em um primeiro momento.

Uma das áreas que mais sentiram isso, dentro de uma clínica médica, é exatamente a que traça estratégias de relacionamento médico e paciente, que nada mais são do que recursos que a tecnologia disponibiliza para estreitar o contato entre você e os seus pacientes e, com isso, obter maior efetividade no tratamento médico.

Afinal de contas, em um mundo cada vez mais conectado, é praticamente impossível deixar sua clínica no modo analógico ou desplugada/ offline. E essa transformação talvez seja tão (ou mais) impactante que a de carros voadores, pois embora não impressione aos olhos, pode causar reações bem fortes também.

Para provar isso a você, relacionei pelo menos 5 benefícios diretos da tecnologia sobre o relacionamento médico e paciente. Vamos a eles?

 

#1 Contato mais próximo

O uso cada vez mais frequente de mensagens de texto tem possibilitado o contato mais próximo entre o médico e o paciente, porque quando a comunicação por voz era mais frequente (no caso do Brasil, especialmente a partir de 1990 com a popularização do telefone), era a assistente quem fazia a maior parte da intermediação entre o médico e o paciente.

Com a disseminação das mensagens de texto (falo de SMS, e-mail, conversadores instantâneos, aplicativos e afins), esse cenário está mudando. Se antes somente a secretaria poderia estabelecer o contato, hoje o médico pode fazê-lo, retornando o e-mail ou mensagem de texto na hora que melhor convier (claro, se não for urgente).

E tudo isso pode ser gerenciado por plataformas responsáveis por reunir todas as informações da sua clínica. Ou seja: um e-mail trocado entre você e seu paciente, pode ficar arquivado digitalmente no sistema, no prontuário dele. Fácil demais,  não é?

 

#2 Lembrete de consulta

Não preciso nem falar o quanto o “esquecimento” impera entre as principais justificativas responsáveis pelas faltas em primeiras consultas ou mesmo em retornos. E isso traz prejuízos ao paciente, à medida que atrasa seu tratamento; e a você, que tem uma expectativa de uma agenda cheia e acaba com cheio de buracos entre os atendimentos do dia.

Ao adotar sistemas de gestão especializados, o relacionamento médico e paciente é melhorado também nesse sentido. Afinal de contas, o próprio software de gestão pode se encarregar de enviar lembretes das consultas marcadas aos pacientes (seja por e-mail ou SMS, por exemplo.).

Em clínicas que implantaram essa metodologia, a redução de faltas foi considerável. E a relação entre paciente e médico se tornou ainda mais fortalecida.

 

#3 Pacientes promotores de sua clínica

Se tem uma coisa que o marketing ama de paixão é quando a estratégia consegue criar promotores de sua marca. Pacientes promotores são aqueles que tiveram experiências incríveis com o seu atendimento e que passam a fazer propagandas gratuitas de seus serviços.

A indicação de um paciente acerca do seu serviço tende a ser bem mais valorizada por outra pessoa do que anúncios e propagandas que você tenha pago.

E a tecnologia favorece exatamente na gestão de relacionamento com cada um dos pacientes, fazendo com que você consiga mensurar quais estão promovendo sua marca e quais precisam de uma atenção maior.

 

#4 Automação de e-mails

Lembra do primeiro item que mencionamos o crescimento da comunicação escrita? Pois bem: essa informação faz toda diferença também ao ilustrar esse quarto benefício. A automação de e-mails é uma maneira de aproximar ainda mais você do tratamento de seu paciente.

Como é isso? A partir de conteúdos previamente preparados por você, a ferramenta se encarrega de fazer envios automáticos, em uma periodicidade previamente pré-determinada por você.

Para descomplicar mais ainda: vamos supor que você fez uma cirurgia de retirada do siso e o paciente precisa seguir recomendações diferentes a cada dia. Você pode enviar a ele um e-mail contendo as informações iniciais; uma semana depois, a ferramenta pode relembrar as orientações de higienização. Duas semanas depois, é hora de relembrar o paciente de tirar os pontos e fazer a avaliação… E assim por diante!

Você pode criar a sequência que for. Com poucos cliques, ele dará continuidade à sua estratégia automaticamente, sem ter que você (ou alguém de sua equipe) ficar lembrando disso todo dia.

 

#5 Redução de custos

Todos esses benefícios de que falamos acima, além de melhorar o relacionamento médico e paciente, ainda por cima contribui para reduzir custos. Não teria como ser melhor, certo? Imagine a queda na sua conta telefônica só ao priorizar a mensagem de texto em vez da mensagem de voz (ligações a toda hora sendo feita por sua assistente).

Além disso, você poderá contar com ela para melhorar a operação e o atendimento no local. Na maioria das vezes, ela pode estar sobrecarregada, sem dar o cuidado devido a quem está na sala de espera. Todo mundo sai ganhando em mudanças como essa.

Por isso, você já sabe: quando perguntarem para você sobre como será o futuro, nem precisa imaginar o carro voando, não! Olhe para o presente e veja quantas possibilidades um software pode trazer ao seu negócio.

Caso algum ponto não tenha ficado claro, não se preocupe! Conte para gente nos comentários abaixo que ficaremos felizes de esclarecê-lo.

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