Com uma concorrência crescente e público cada vez mais exigente, os profissionais de saúde precisam buscar novas alternativas para se diferenciar e construir sua autoridade médica. Neste sentido, o e-mail marketing é uma ferramenta que traz excelentes resultados.
Você sabe como ela funciona? Entende o papel dela nesta estratégia? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. Neste texto, responderemos a essas perguntas e também traremos algumas dicas sobre como aplicar o e-mail marketing no seu consultório.
O que é e-mail marketing?
Trata-se de uma estratégia de marketing digital baseada no envio de um fluxo de mensagens, de forma segmentada, para os contatos de clientes ou de potenciais consumidores do seu consultório.
Dessa forma, o e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para estabelecer um canal de comunicação ativo com os pacientes. No início, esse recurso era visto como muito invasivo, pois, seu uso era destinado ao compartilhamento de anúncios e propagandas.
No entanto, com o passar dos anos, houve uma evolução na aplicabilidade desta estratégia. Atualmente, faz parte da rotina das principais empresas do mundo e é visto como uma das maneiras mais eficazes de se comunicar com os consumidores.
Provavelmente, a caixa de entrada do seu e-mail recebe diariamente essas mensagens, seja em formato de newsletter, para divulgar ofertas de produtos e serviços, divulgar um novo filme ou música, entre outros.
Por fim, o e-mail marketing é uma ferramenta que pode trazer excelentes resultados para consultórios e clínicas, além de encurtar o caminho para a construção de uma forte autoridade médica.
Como o e-mail marketing pode ajudar a construir sua autoridade médica?
Por consequência da transformação digital e da popularização da internet, surgiram novos canais de comunicação que passaram a ser utilizados nas estratégias de marketing médico, tais como, as redes sociais, site, blog e o e-mail marketing.
No entanto, o e-mail passou a ter um papel de destaque em virtude das inúmeras vantagens que oferece. A seguir, listamos algumas das mais importantes.
Grande alcance
Já em 2015, pesquisa realizada pela empresa Radicati apontava a existência de mais de 2,5 bilhões de usuários de e-mail no mundo. Agora, imagine alcançar, pelo menos, 1% desse montante? Por isso, é uma ferramenta imprescindível para uma estratégia de marketing.
Previsibilidade
Diferente de outros canais, o e-mail marketing oferece a previsibilidade de alcance. Isso significa que, com raras exceções, todos os endereços de e-mail cadastrados para o disparo das suas mensagens irão, de fato, recebê-la.
Flexibilidade
Outro diferencial do e-mail marketing é a flexibilidade de conteúdos que podem ser inseridos nele. O e-mail funciona como uma tela em branco, sem limite de caracteres e permite a incorporação de imagens e GIFs.
Alto retorno sobre o investimento
Em razão do baixo custo de envio do e-mail marketing, há um alto retorno financeiro obtido com esta estratégia. De modo geral, para iniciar o disparo desses e-mails, você precisa apenas de um domínio, um software de gestão e uma pessoa para executar e acompanhar o processo.
Saiba como utilizar o e-mail marketing para aumentar sua autoridade médica
Quando aplicada no marketing médico, a estratégia do disparo de e-mail pode ser utilizado para educar os pacientes, orientar sobre tratamentos e para celebração de datas comemorativas.
Ademais, todas essas ações colaboram para a construção da autoridade médica, fazendo com que se torne uma referência na sua área de atuação. Porém, para extrair o máximo do e-mail marketing, é preciso adotar algumas medidas.
Confirmação de consultas
Em consultórios não informatizados, a confirmação de consultas é realizada manualmente pela secretária. Embora seja efetivo, esse formato demanda um tempo importante da profissional. No entanto, fazer essa verificação com os pacientes é necessário, pois, reduz o número de faltas e cancelamentos.
Neste sentido, o e-mail marketing é um canal que possibilita o disparo desse tipo de mensagens. Além disso, existem ferramentas que avaliam se a mensagem foi entregue, se o paciente abriu e/ou se leu o e-mail.
Alerta de consultas de retorno
Outra maneira de utilizar o e-mail para alavancar a sua autoridade médica é avisando o paciente sobre a necessidade do retorno à consulta. Assim como as mensagens de confirmação, esse alerta também ajuda a fidelizar os pacientes.
Ademais, você pode aproveitar o e-mail de lembrete de retorno para ressaltar a importância e a necessidade dele cuidar da saúde, além de sugerir a marcação de uma nova consulta. Além dos benefícios já mencionados, essa estratégia impacta positivamente na experiência do paciente.
Construa sua autoridade médica com o envio de conteúdos relevantes
Quando os pacientes informam o e-mail no cadastro e aceitam receber mensagens do consultório, eles esperam que os conteúdos sejam relevantes e informativos. Por isso, utilize esse canal para compartilhar artigos e postagens elaboradas por você.
Outrossim, essas mensagens podem servir como alerta para a realização de um exame preventivo, procedimentos, vacinas, etc. Com essa rotina de e-mails, o paciente se sente lembrado, se fideliza ao consultório e ainda recomenda o seu trabalho para terceiros.
E-mails transacionais
Trata-se de um formato de mensagem muito utilizada pelas empresas e funciona da seguinte forma: após a realização de uma consulta ou o agendamento de um horário, o paciente recebe um e-mail de agradecimento ou de boas-vindas.
Ainda, esse formato de e-mail marketing contribui para o fortalecimento da relação entre médico e paciente. Além disso, é uma estratégia que está alinhada com o conceito de atendimento humanizado.
Felicitações em datas comemorativas
O e-mail marketing também pode ser utilizado para felicitar os pacientes em datas comemorativas, tais como, aniversários, dia dos pais, das mães, da criança, entre outros. Esta é mais uma das ações que mostram para o paciente que ele é valorizado por você.
No entanto, para que a sua estratégia de e-mail marketing seja eficaz e alcance os resultados esperados, contar com um software médico é imprescindível. Isso porque ele automatiza o disparo, a gestão e a mensuração de toda a ação.
Portanto, se você tem interesse em aplicar a estratégia de e-mail marketing no seu consultório para construir sua autoridade médica, avalie a implementação de um software médico. Geralmente, o disparo dessas mensagens é um recurso já embutido nessas ferramentas.
Quer saber mais sobre o e-mail marketing? Conheça o guia do e-mail marketing no consultório