A COVID-19 tem gerado grande preocupação mundial, uma vez que esse vírus altamente contagioso tem colocado em risco a vida de toda a população. Portanto, todo cuidado é pouco para conter a propagação dessa doença que já tirou a vida de muitas pessoas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Os médicos e os demais profissionais da saúde, em especial, têm uma missão importante. Eles estão na linha de frente dessa pandemia para ajudar as pessoas a superarem esse problema tão sério. Além de se expor, eles também colocam em risco o bem-estar das pessoas que convivem perto deles.
Mesmo tendo que enfrentar esse momento difícil com muita coragem, você ainda se preocupa em manter seus pacientes informados, não é mesmo? Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas para você colocar essa ideia em prática!
Desenvolver uma boa relação com o seu paciente é fundamental para desenvolver um trabalho de excelência. Isso porque você precisa da colaboração dele para entender o que está acontecendo com a sua saúde e, assim, oferecer a ele um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Além disso, o bom relacionamento permite que o paciente confie cada vez mais no seu trabalho. Dessa maneira, ele seguirá à risca todas as orientações médicas e a sua recuperação se tornará mais rápida e eficiente.
Essa é uma maneira eficiente de construir uma relação embasada no respeito e no acolhimento.
Para melhorar a relação médico-paciente, você precisa:
Nesse momento, a sua maior preocupação é manter seus pacientes informados sobre a COVID-19 para que eles se protejam e não fiquem tão desesperados com as notícias do mundo afora. Veja o que fazer para tranquilizá-los e, ao mesmo tempo, gerar mais autoridade para o seu público.
O excesso de informações pode causar um certo nível de pânico nos seus pacientes. O aumento do número de mortes e a expansão do contágio, por exemplo, são informações importantes para alertar a população, mas quando tais dados são transmitidos por fontes duvidosas, podem causar preocupação.
Sendo assim, nada mais tranquilizante do que ouvir do seu próprio médico as informações a respeito da COVID-19, certo? Pois bem, nesses conteúdos informativos, você pode orientar os seus pacientes a ficarem em casa e evitarem lugares com aglomeração de pessoas.
No entanto, existem aqueles que precisam se deslocar para o trabalho todos os dias. Nesse caso, os conteúdos podem ser voltados aos cuidados pessoais, como uso de máscara, álcool em gel, como lavar bem as mãos etc.
Se houver novidades a respeito de uma possível vacina para a doença, essa informação também pode ser repassada aos seus pacientes, assim como outros dados que podem não ser muito animadores, porém, necessários para que as pessoas redobrem os seus cuidados.
O atendimento médico não pode ser deixado de lado. Embora o cenário da pandemia ainda não seja tão animador, seus pacientes precisam dar continuidade aos tratamentos. Mas como atendê-los sem incentivar o contágio?
A boa notícia é que o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso da Telemedicina enquanto durar o combate contra a COVID-19. Isso significa que você poderá realizar suas consultas a distância, sem precisar manter contato com os seus pacientes.
No entanto, para isso, você precisa contar com uma plataforma que assegure que o conteúdo da consulta não será disponibilizado por terceiros, principalmente divulgadas por pessoas mal intencionadas.
O ideal é que a conexão de vídeo conte com a criptografia de ponta a ponta para proporcionar mais segurança a todos os envolvidos.
Muitas dúvidas surgem em um período de pandemia. Falta de ar, dores de cabeça, tosse, febre, perda do paladar, entre outros sintomas podem confundir o paciente e fazer com que ele pense que está com COVID-19.
Evitar que ele se dirija a um posto de saúde é muito importante para impedir aglomerações que podem tornar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda mais lento.
Afinal, se esses sintomas se tratarem apenas de uma gripe ou resfriado, o paciente superlotará o pronto-socorro, colocando o seu bem-estar em risco e, ainda, atrasando o atendimento daqueles que realmente precisam de uma atenção imediata.
Sendo assim, é importante que você ofereça diferentes canais de comunicação, justamente para que o paciente possa tirar suas dúvidas e evitar se expor ao risco. Como os atendimentos podem ser feitos a distância, o diagnóstico e prescrição de exames e medicamentos são facilitados.
As atividades físicas são muito importantes para uma boa manutenção da saúde. Além do mais, elas também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o qual é essencial manter saudável nesse período de pandemia.
Quanto mais alta a imunidade estiver, menores são as chances de o vírus se desenvolver com força.
Mesmo com o isolamento social é possível realizar atividades físicas. Portanto, é necessário que você mostre aos seus pacientes quais delas são mais recomendáveis nesse período, como caminhadas com o uso de máscara.
Incentive o seu paciente a dar preferência para os exercícios que podem ser feitos em casa, como andar na esteira e outras atividades disponibilizadas em diversos canais do YouTube.
É normal que haja uma preocupação em volta da COVID-19. No entanto, você precisa tranquilizar seus pacientes para que eles não entrem em pânico. Sendo assim, oriente-os sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar, principalmente, daqueles que pertencem ao grupo de risco.
Com a sua ajuda, eles conseguirão passar por esse momento muito mais confiantes e, ainda, você conseguirá fortalecer o seu relacionamento com eles.
Gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso blog para saber como aprimorar o relacionamento com os seus pacientes.
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