Como ter mais tempo para seus pacientes com o iMedicina

iMedicina

A gestão administrativa e financeira de um consultório médico é uma tarefa que exige dedicação, conhecimento, tempo e muita energia do profissional. Porém, ao contar com o iMedicina, toda a administração é otimizada e facilitada.

Você já ouviu falar nesse sistema? Sabe como ele pode otimizar a gestão do consultório? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre o tema.

Os desafios de empreender

Embora os profissionais de saúde tenham habilidade em tomar decisões assertivas e estejam acostumados a assumir os riscos necessários, para conseguir gerir um consultório eles precisam ir além dessas qualidades.

Ademais, a formação acadêmica do médico não o prepara para o empreendedorismo, tratando o tema de forma muito superficial. Associando esse componente à falta de tempo para se dedicar à parte administrativa do negócio, o resultado tende a ser negativo.

Conheça os principais desafios de médicos empreendedores

Apesar de a oportunidade de abrir o seu próprio negócio ser favorável para os médicos, é um caminho longo e repleto de desafios. A seguir, conheça algumas das principais dificuldades encontradas:

  • controle das finanças: o sucesso de qualquer empresa depende de uma boa gestão financeira. Porém, não é um assunto que faz parte da rotina dos profissionais de saúde. Mesmo se houver o suporte de contadores, é necessário conhecer o conceito de fluxo de caixa, impostos, taxas, etc.;
  • gestão de pessoas: outra área de conhecimento que não está na grade curricular dos médicos. A contratação de funcionários exige a habilidade de gerir e de lidar com pessoas para que se mantenham motivadas;
  • domínio de novas tecnologias: a otimização da rotina dos consultórios pode ser obtida através da implementação de um software médico. No entanto, o profissional precisa saber utilizar essas ferramentas;
  • rotina multitarefa: mesmo com o auxílio de funcionários e soluções tecnológicas, é necessário conciliar o exercício da profissão com outras atribuições relacionadas à gestão do negócio.

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos desafios que surgem na caminhada de um médico empreendedor. Em função de todas essas demandas, é comum encontrar profissionais que não consigam dedicar mais tempo para seus pacientes.

Contudo, toda essa situação desfavorável pode ser convertida a favor do médico. Para isso, basta investir em um software médico e bem avaliado, como é o caso do iMedicina. Você já ouviu falar nessa ferramenta?

Conheça o iMedicina

O iMedicina é um software médico em nuvem, líder em relacionamento com o paciente, que foi desenvolvido pensando na rotina pesada dos médicos empreendedores, que precisam dar atenção ao paciente, ao mesmo passo que fazem a gestão do negócio.

Além disso, esta ferramenta tem por objetivo auxiliar os profissionais a captarem e fidelizarem seus pacientes. Por isso, conta com recursos que fortalecem a estratégia de marketing médico, como o e-mail marketing, envio de lembretes, agendamento online, entre outros.

Por essas razões, o iMedicina é uma empresa líder em relacionamento com os pacientes, sendo também um dos softwares mais completos do mercado. Então, talvez você se pergunte, como esse sistema pode me ajudar a ter mais tempo para dedicar aos pacientes?

Como o iMedicina te auxilia a ter mais tempo para o paciente?

A implementação de um software é capaz de transformar a gestão de um consultório. Isso porque traz praticidade e eficiência à execução de diversas tarefas, além de automatizar boa parte dos processos administrativos.

Porém, o iMedicina se destaca da concorrência em razão da grande quantidade de funcionalidades que disponibiliza para os consultórios, tais como, prontuário eletrônico, telemedicina, módulo financeiro, marketing, prescrição digital, relatórios personalizados e agendamento online. Essas funcionalidades trazem agilidade para o dia a dia de quem atende e faz gestão, liberando espaço na agenda para se dedicar mais ao que importa: o paciente!

A seguir, conheça mais sobre esses recursos.

Prontuário eletrônico do iMedicina

Trata-se de uma ferramenta digital que possibilita a gestão eficiente de todas as informações dos pacientes, centralizando-as em um único lugar e permitindo que sejam facilmente acessadas.

Ademais, o prontuário digital é uma evolução do tradicional prontuário do paciente e compreende os seus dados cadastrais, histórico de saúde, resultados de exames e medicamentos prescritos.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Assim, dispor de um prontuário eletrônico representa a automatização do preenchimento de formulários. Além disso, pode ser integrado ao sistema de agendamento online, o que faz com que a agenda médica seja atualizada automaticamente.

Prescrição eletrônica

Durante uma consulta tradicional, o médico precisa dedicar parte do tempo destinado ao paciente para a prescrição de receitas. Porém, com o iMedicina, o receituário passa a ser digital e as informações do paciente são automaticamente preenchidas.

Nesse sistema de gestão, a funcionalidade da prescrição digital é associada à Memed, uma plataforma que contém todas os dados sobre mais de 60 mil medicamentos, fornecendo desde a posologia até os efeitos colaterais.

Automação de marketing no software do iMedicina

O iMedicina também conta com diversas automações de marketing que ajudam na implementação de ações de marketing médico e que podem ser utilizadas tanto para a atração quanto para a fidelização de pacientes.

Como o próprio nome diz, as automações não necessitam de intervenção humana, bastando apenas a configuração e a elaboração dos conteúdos que serão enviados.  Por isso, é uma das funcionalidades que mais impactam positivamente na gestão da clínica.

Ademais, algumas das automações encontradas no software do iMedicina são: envio de e-mail marketing com conteúdos relevantes ou para felicitações em datas comemorativas e envio de mensagens SMS para lembrete e confirmação de consultas.

Assim, ao dispor dessas automações no seu consultório, você irá usufruir de muitos benefícios, tais como, redução no número de faltas e cancelamentos de consultas, aumento no nível de satisfação do público e melhor experiência do paciente.

Agendamento online 

O agendamento online é um dos recursos mais importantes para a otimização da gestão de uma clínica ou consultório. Isso porque elimina os intermediários e dá autonomia para que os pacientes marquem suas consultas, no local e hora que desejarem.

Essa funcionalidade é eficiente, pois, é integrada à agenda médica. Com isso, o paciente tem uma visão em tempo real da disponibilidade do profissional, o qual é atualizado continuamente sobre os agendamentos feitos, podendo controlar melhor seus compromissos para evitar atrasos e atendimentos tumultuados.

Relatórios personalizados

A melhor maneira de avaliar o crescimento do consultório é acompanhando de perto os números de atendimentos, quantidade de pacientes, etc. Com o iMedicina, esse trabalho é facilitado a partir da geração de relatórios automatizados.

Ademais, esses relatórios podem ser personalizados e permitem a mensuração de qualquer indicador relacionado à gestão do consultório, como, por exemplo, percentual de faltas e cancelamentos, número de pacientes atendidos, evolução do faturamento, entre outros.

Módulo financeiro no sistema do iMedicina

Outro diferencial do iMedicina é a possibilidade de contar com um módulo dedicado exclusivamente ao acompanhamento das finanças do consultório. Essa funcionalidade permite que você tenha maior previsibilidade financeira e evita que seja surpreendido por gastos não planejados.

Telemedicina

Por fim, o iMedicina também disponibiliza uma plataforma de telemedicina gratuita. Em tempos de pandemia da Covid-19, os atendimentos à distância se tornaram um sucesso e garantiram a lucratividade dos profissionais de saúde.

Dessa forma, ao implementar o software médico do iMedicina, você mantém o atendimento dos seus pacientes sem necessitar que eles se desloquem, sendo um importante diferencial competitivo.

Então, como você pode perceber, é possível otimizar a gestão de consultórios e clínicas a partir da implementação de um sistema médico eficiente e prático. Em consequência disso, haverá mais tempo para seus pacientes.

Portanto, se você está enfrentando dificuldade em conciliar a administração do consultório e o atendimento dos seus pacientes, não perca tempo. Cadastre-se no iMedicina gratuito e usufrua de todas essas funcionalidades mencionadas no artigo.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: