Como ter mais tempo para seus pacientes com o iMedicina

iMedicina

A gestão administrativa e financeira de um consultório médico é uma tarefa que exige dedicação, conhecimento, tempo e muita energia do profissional. Porém, ao contar com o iMedicina, toda a administração é otimizada e facilitada.

Você já ouviu falar nesse sistema? Sabe como ele pode otimizar a gestão do consultório? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre o tema.

Os desafios de empreender

Embora os profissionais de saúde tenham habilidade em tomar decisões assertivas e estejam acostumados a assumir os riscos necessários, para conseguir gerir um consultório eles precisam ir além dessas qualidades.

Ademais, a formação acadêmica do médico não o prepara para o empreendedorismo, tratando o tema de forma muito superficial. Associando esse componente à falta de tempo para se dedicar à parte administrativa do negócio, o resultado tende a ser negativo.

Conheça os principais desafios de médicos empreendedores

Apesar de a oportunidade de abrir o seu próprio negócio ser favorável para os médicos, é um caminho longo e repleto de desafios. A seguir, conheça algumas das principais dificuldades encontradas:

  • controle das finanças: o sucesso de qualquer empresa depende de uma boa gestão financeira. Porém, não é um assunto que faz parte da rotina dos profissionais de saúde. Mesmo se houver o suporte de contadores, é necessário conhecer o conceito de fluxo de caixa, impostos, taxas, etc.;
  • gestão de pessoas: outra área de conhecimento que não está na grade curricular dos médicos. A contratação de funcionários exige a habilidade de gerir e de lidar com pessoas para que se mantenham motivadas;
  • domínio de novas tecnologias: a otimização da rotina dos consultórios pode ser obtida através da implementação de um software médico. No entanto, o profissional precisa saber utilizar essas ferramentas;
  • rotina multitarefa: mesmo com o auxílio de funcionários e soluções tecnológicas, é necessário conciliar o exercício da profissão com outras atribuições relacionadas à gestão do negócio.

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos desafios que surgem na caminhada de um médico empreendedor. Em função de todas essas demandas, é comum encontrar profissionais que não consigam dedicar mais tempo para seus pacientes.

Contudo, toda essa situação desfavorável pode ser convertida a favor do médico. Para isso, basta investir em um software médico e bem avaliado, como é o caso do iMedicina. Você já ouviu falar nessa ferramenta?

Conheça o iMedicina

O iMedicina é um software médico em nuvem, líder em relacionamento com o paciente, que foi desenvolvido pensando na rotina pesada dos médicos empreendedores, que precisam dar atenção ao paciente, ao mesmo passo que fazem a gestão do negócio.

Além disso, esta ferramenta tem por objetivo auxiliar os profissionais a captarem e fidelizarem seus pacientes. Por isso, conta com recursos que fortalecem a estratégia de marketing médico, como o e-mail marketing, envio de lembretes, agendamento online, entre outros.

Por essas razões, o iMedicina é uma empresa líder em relacionamento com os pacientes, sendo também um dos softwares mais completos do mercado. Então, talvez você se pergunte, como esse sistema pode me ajudar a ter mais tempo para dedicar aos pacientes?

Como o iMedicina te auxilia a ter mais tempo para o paciente?

A implementação de um software é capaz de transformar a gestão de um consultório. Isso porque traz praticidade e eficiência à execução de diversas tarefas, além de automatizar boa parte dos processos administrativos.

Porém, o iMedicina se destaca da concorrência em razão da grande quantidade de funcionalidades que disponibiliza para os consultórios, tais como, prontuário eletrônico, telemedicina, módulo financeiro, marketing, prescrição digital, relatórios personalizados e agendamento online. Essas funcionalidades trazem agilidade para o dia a dia de quem atende e faz gestão, liberando espaço na agenda para se dedicar mais ao que importa: o paciente!

A seguir, conheça mais sobre esses recursos.

Prontuário eletrônico do iMedicina

Trata-se de uma ferramenta digital que possibilita a gestão eficiente de todas as informações dos pacientes, centralizando-as em um único lugar e permitindo que sejam facilmente acessadas.

Ademais, o prontuário digital é uma evolução do tradicional prontuário do paciente e compreende os seus dados cadastrais, histórico de saúde, resultados de exames e medicamentos prescritos.

Assim, dispor de um prontuário eletrônico representa a automatização do preenchimento de formulários. Além disso, pode ser integrado ao sistema de agendamento online, o que faz com que a agenda médica seja atualizada automaticamente.

Prescrição eletrônica

Durante uma consulta tradicional, o médico precisa dedicar parte do tempo destinado ao paciente para a prescrição de receitas. Porém, com o iMedicina, o receituário passa a ser digital e as informações do paciente são automaticamente preenchidas.

Nesse sistema de gestão, a funcionalidade da prescrição digital é associada à Memed, uma plataforma que contém todas os dados sobre mais de 60 mil medicamentos, fornecendo desde a posologia até os efeitos colaterais.

Automação de marketing no software do iMedicina

O iMedicina também conta com diversas automações de marketing que ajudam na implementação de ações de marketing médico e que podem ser utilizadas tanto para a atração quanto para a fidelização de pacientes.

Como o próprio nome diz, as automações não necessitam de intervenção humana, bastando apenas a configuração e a elaboração dos conteúdos que serão enviados.  Por isso, é uma das funcionalidades que mais impactam positivamente na gestão da clínica.

Ademais, algumas das automações encontradas no software do iMedicina são: envio de e-mail marketing com conteúdos relevantes ou para felicitações em datas comemorativas e envio de mensagens SMS para lembrete e confirmação de consultas.

Assim, ao dispor dessas automações no seu consultório, você irá usufruir de muitos benefícios, tais como, redução no número de faltas e cancelamentos de consultas, aumento no nível de satisfação do público e melhor experiência do paciente.

Agendamento online 

O agendamento online é um dos recursos mais importantes para a otimização da gestão de uma clínica ou consultório. Isso porque elimina os intermediários e dá autonomia para que os pacientes marquem suas consultas, no local e hora que desejarem.

Essa funcionalidade é eficiente, pois, é integrada à agenda médica. Com isso, o paciente tem uma visão em tempo real da disponibilidade do profissional, o qual é atualizado continuamente sobre os agendamentos feitos, podendo controlar melhor seus compromissos para evitar atrasos e atendimentos tumultuados.

Relatórios personalizados

A melhor maneira de avaliar o crescimento do consultório é acompanhando de perto os números de atendimentos, quantidade de pacientes, etc. Com o iMedicina, esse trabalho é facilitado a partir da geração de relatórios automatizados.

Ademais, esses relatórios podem ser personalizados e permitem a mensuração de qualquer indicador relacionado à gestão do consultório, como, por exemplo, percentual de faltas e cancelamentos, número de pacientes atendidos, evolução do faturamento, entre outros.

Módulo financeiro no sistema do iMedicina

Outro diferencial do iMedicina é a possibilidade de contar com um módulo dedicado exclusivamente ao acompanhamento das finanças do consultório. Essa funcionalidade permite que você tenha maior previsibilidade financeira e evita que seja surpreendido por gastos não planejados.

Telemedicina

Por fim, o iMedicina também disponibiliza uma plataforma de telemedicina. Em tempos de pandemia da Covid-19, os atendimentos à distância se tornaram um sucesso e garantiram a lucratividade dos profissionais de saúde.

Dessa forma, ao implementar o software médico do iMedicina, você mantém o atendimento dos seus pacientes sem necessitar que eles se desloquem, sendo um importante diferencial competitivo.

Então, como você pode perceber, é possível otimizar a gestão de consultórios e clínicas a partir da implementação de um sistema médico eficiente e prático. Em consequência disso, haverá mais tempo para seus pacientes.

Portanto, se você está enfrentando dificuldade em conciliar a administração do consultório e o atendimento dos seus pacientes, não perca tempo. Cadastre-se no iMedicina e usufrua de todas essas funcionalidades mencionadas no artigo por 7 dias totalmente grátis.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: