O setor da saúde possui cada vez mais profissionais, aumentando o nível de competitividade. Para se destacar e aumentar sua presença, é essencial o investimento em estratégias de marketing.
Não faz muito tempo que esse assunto era restrito às grandes companhias. Contudo, os avanços tecnológicos possibilitaram essa realidade para as pequenas e médias empresas, bem como para os profissionais liberais, como médicos e outros segmentos da saúde.
Pequenos orçamentos já são capazes de realizar estratégias de marketing que conectam clínicas e consultórios com os potenciais pacientes. Tudo isso acontece pela facilidade proporcionada pela internet.
Chegou a sua vez de conhecer 10 estratégias de marketing que irão facilitar o crescimento do seu consultório! Portanto, aproveite a leitura!
Criar a persona do consultório é ter a ideia clara de quem são os seus pacientes em potencial, o que eles procuram e pelo que se interessam.
A persona é a representação semifictícia do paciente ideal.
Conhecer quem já frequenta o seu consultório, ou ainda será atendido, é fundamental para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Quando não há um investimento nesse sentido, o consultório deixa de dialogar com os pacientes. Por isso, é essencial definir bem o público-alvo e elaborar uma persona.
O uso da internet continua crescendo e, segundo a pesquisa TIC Domicílios, 70% da população brasileira está conectada. E o que isso tem a ver com o crescimento do seu consultório? Tudo!
Se é cada vez maior o número de pessoas on-line, proporcionalmente será o de potenciais pacientes que podem buscá-lo na internet.
Ter um site para garantir sua presença digital é importantíssimo, pois faz com que essas pessoas o encontrem, saibam qual é a sua especialidade e vejam os canais de contato.
Já ouviu falar no Doutor Google? Ele surge toda vez que ¼ da população brasileira sente algum sintoma e deseja realizar, por conta própria, um diagnóstico.
Isso é o que diz a pesquisa do próprio Google! No entanto, nem tudo o que está na internet é confiável.
Por esse motivo, você pode contribuir com esse processo de busca, investimento em marketing de conteúdo — a produção de materiais informativos para orientar corretamente a população.
Se o seu consultório já tem um site, por que não aproveitar e criar um blog? Utilize o conhecimento que tem a seu favor e, inclusive, para a disponibilização de informações verdadeiras sobre saúde na internet.
As redes sociais são verdadeiros pontos de encontro virtuais. Portanto, é inimaginável criar estratégias de marketing sem elas. O segredo do sucesso está na escolha das redes!
Que tal marcar presença em todas? Talvez não seja uma boa ideia!
Lembre-se da primeira dica deste artigo: conhecendo o seu público-alvo, você saberá em quais redes ele está. Logo, o consultório deverá ter perfis ativos e com conteúdo atraente naquelas em que o seu paciente estiver mais presente.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta digital que ajuda a conectar o seu consultório com os pacientes atuais e futuros.
Por meio dele, torna-se mais fácil encontrar o endereço físico e eletrônico do consultório nos resultados de pesquisa do Google, incluindo o Google Maps. Ele permite o cadastro de informações, como:
Pense na praticidade que é para o paciente buscar um médico na região, encontrar você e traçar uma rota de carro, a pé ou de transporte público — tudo isso em poucos cliques!
O e-mail marketing é um instrumento poderoso, que constrói e desenvolve uma audiência engajada com o seu consultório. Afinal, ele permite o contato direto, e a longo prazo, com os atuais e os futuros pacientes.
Dentre as vantagens do e-mail marketing, destacamos a rapidez. Pode ser comparado a um telefone, mas com a vantagem de respeitar o momento oportuno para o leitor — que é a figura que decide quando consumir o conteúdo.
O custo do e-mail marketing é baixo e ele disponibiliza métricas de abertura. Além disso, ele pode ser segmentado e personalizado.
O objetivo do marketing de relacionamento é criar uma relação de fidelidade entre os pacientes e o consultório. Por isso, é muito importante que esse público passe por uma experiência positiva.
Devido a esta estratégia de marketing, algumas marcas — pequenas e grandes — possuem verdadeiros defensores. O marketing de relacionamento permite que pessoas engajadas divulguem produtos e serviços de forma gratuita!
Investir em marketing de relacionamento é uma decisão inteligente, pois conquistar um novo paciente pode custar de 5 a 7 vezes mais que fidelizá-lo.
Criar e reforçar a identidade visual do consultório é algo que deve ser feito na estrutura física e nos canais digitais do local.
Um bom briefing é a peça-chave para uma identidade visual que reflita os valores e a missão do seu negócio. Pois, esse documento também contribui para a definição de cores, fontes e estilo.
No entanto, é importante que um profissional seja o responsável pela tradução do briefing e criação da identidade do consultório.
Algumas estratégias de marketing são muito eficientes para fidelizar pacientes e fazer com que eles retornem para o consultório.
Uma delas é melhorar o atendimento — não apenas o momento dentro da sua sala. Portanto, o paciente deve receber tratamento de excelência, do instante em que entra na recepção até o envio de e-mails.
Outras sugestões:
Por último, mas não menos importante, você deve investir em um sistema de gestão para o consultório. Dependendo da sua escolha, a solução pode vir com todas as estratégias de marketing citadas ao longo deste artigo.
As estratégias de marketing complementam o seu talento e formam um poderoso conjunto de diferenciais competitivos, que irão destacar o seu nome no mercado. Por isso, considere-as para fazer o seu consultório crescer.
Quer aprofundar o assunto? Então, baixe o nosso Guia de Marketing Digital para Consultórios! Descubra todas as etapas para começar a sua estratégia de marketing digital e atrair mais pacientes para o consultório.
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