Consultório Médico: Como Sobreviver às Crises?

consultório médico

Raramente, um país não passa por eventuais crises econômicas. Porém, nem todos os empreendedores conseguem enfrentar essa dificuldade e tendem a fechar os seus negócios. Por isso, o seu consultório médico precisa estar estruturado para lidar com essa situação.

Assim, preparamos este artigo para que você conhece algumas estratégias básicas para proteger o seu negócio e fazer com que ele continue a prosperar.

Controle de perto os custos

Pode parecer óbvio, mas não é incomum que um profissional de saúde deixe de fazer um acompanhamento minucioso das suas finanças. O que é um erro! Ao controlar de perto o seu fluxo de caixa, você consegue lidar com as crises sem precisar fazer cortes drásticos.

Dessa forma, um bom controle financeiro também permite que você tenha a exata noção da sua saúde financeira em curto, médio e longo prazo. Com isso, o seu planejamento é feito de modo seguro e você não precisa recorrer a empréstimos emergenciais.

Organize as suas despesas 

Uma falha cometida com frequência por jovens médicos é a de misturar as suas receitas e despesas pessoais com aquelas referentes ao seu negócio. Esse comportamento promove uma grande desorganização nas finanças e acaba com qualquer planejamento.

Então, o primeiro passo é organizar as suas contas. Para isso, pegue todas as suas despesas mensais e separe o que é seu, enquanto pessoa física, e o que é da sua empresa. Da mesma maneira, faça com a sua receita.

Ainda, você deve considerar como lucro o montante que sobra após o pagamento de todas as despesas da sua pessoa jurídica. 

Faça uma reserva financeira

Para manter a sua saúde financeira, não retenha todo o lucro para cumprir com os seus compromissos pessoais. O correto é estipular o valor do seu pró-labore, de modo que haja um bom resíduo para criar uma reserva financeira para o seu negócio.

Assim, caso haja uma crise econômica no país ou você se veja impossibilitado de atender, como ocorreu durante o período da pandemia do novo coronavírus, o consultório médico se mantenha de pé.

Invista em tecnologia

Além do uso para emergências, ter uma reserva financeira também permite que você faça investimentos pontuais e necessários na sua empresa, desde que contribuam com a atração de novos pacientes, como é o caso da implantação de um sistema de gestão.

Ainda, dispor de um software médico seguro garante que você usufrua de diversas vantagens, como, por exemplo:

  • agendamento online de consultas com integração entre agendas;
  • gestão otimizada das finanças do consultório;
  • criação de relatórios financeiros automatizados;
  • prontuário eletrônico;
  • desenvolvimento de ações de marketing para captação e fidelização de pacientes;
  • plataforma de telemedicina para atendimento remoto aos pacientes;
  • acompanhamento em tempo real das principais métricas do consultório, tais como, número de atendimentos, retornos, faltas e cancelamentos, aumento da base de clientes, entradas e saídas financeiras, etc.;

Portanto, investir em tecnologia é uma ação necessária para diferenciar o seu consultório da concorrência e melhorar a experiência do seu paciente. No entanto, busque por um sistema que ofereça esses recursos, como, por exemplo, o iMedicina.

Boa gestão de processos internos 

Organizar e planejar não é uma necessidade apenas para melhorar o controle financeiro, mas também para otimizar a gestão administrativa do consultório médico. Assim, o primeiro passo é conhecer e mapear todos os seus processos internos.

Dessa forma, você tem uma visão ampla de como a sua empresa está sendo administrada e consegue ter uma melhor percepção de cada erro cometido na realização das tarefas diárias, o que permite que você as corrija e tenha processos cada vez mais otimizados.

Treinamento da equipe para fidelização de pacientes

Neste sentido, uma das formas de manter os processos funcionando corretamente é estabelecendo padrões, capacitando e treinando todos os integrantes do consultório. Um dos aspectos mais importantes é o atendimento.

Ainda, a experiência do cliente é muito impactada pela forma como ele é recebido e tratado no seu consultório. Por isso, você precisa definir um bom padrão de atendimento e fazer com que seus colaboradores o entendam e cumpram diariamente.

Dessa maneira, o paciente percebe o diferencial dos seus serviços e fica satisfeito com o atendimento recebido. Com isso, ele tende a se fidelizar, avaliar positivamente o consultório e recomendá-lo para amigos e familiares.

Migração para o digital

Nem sempre é possível fazer uma boa gestão sem o auxílio  de um sistema eletrônico. Isso porque são muitos aspectos a serem analisados e acompanhados e, se você também pretende atender aos seus pacientes, será impossível dar conta de tudo.

Por isso, com um software médico é possível otimizar os processos internos e mantê-los padronizados. Então, considere investir nessa ferramenta e assim dispor de todos os recursos que ela oferece.

Diminuição de riscos

Geralmente, mesmo que você faça um bom acompanhamento dos seus processos, os riscos de ocorrer alguma falha ainda existem. Porém, eles são muito maiores quando você não busca desenvolver uma boa gestão do seu consultório médico.

Então, mais uma vez, invista em tecnologia. Com a implantação de um bom sistema, você consegue gerar relatórios e ver de perto a saúde financeira da empresa, avaliar a satisfação do cliente, perceber alguma queda no número de atendimentos, entre outros.

Investimento em marketing médico digital 

Embora o momento de crise exija um controle maior dos gastos, algumas práticas não devem ser descontinuadas. Esse é o caso das ações de marketing médico digital, pois, mesmo que tenham um custo, elas oferecem um excelente retorno sobre o investimento.

Além disso, é possível fortalecer a sua presença na internet sem ter grandes despesas. Por exemplo, ao se cadastrar no Google Meu Negócio e no Google Maps, as pessoas podem facilmente encontrar o seu consultório.

Outrossim, as postagens nas redes sociais não trazem custos para você e podem impactar vários usuários, além de ajudar na fidelização dos seus pacientes. Da mesma forma, o e-mail marketing exige um investimento irrisório e oferece amplas possibilidades.

Outra estratégia interessante para profissionais de saúde é o marketing de conteúdo. No entanto, se você ainda não tem um blog ou um site, seria preciso investir no desenvolvimento deles.

Assim, mesmo sem aumentar as suas despesas, você mantém a sua marca presente na internet, ficando mais acessível para as pessoas.

Garantir a satisfação dos pacientes

Todos os tópicos mencionados anteriormente, quando realizados, impactam diretamente na satisfação do paciente com seu serviço. Em períodos de dificuldades financeiras, um paciente fidelizado não pensará em outro profissional de saúde a não ser você.

Ademais, ao mantê-los satisfeitos, eles tendem a fazer menções positivas nas redes sociais sobre o seu consultório médico e a indicar os seus serviços para amigos e familiares. Em consequência disso, você ganha um alívio financeiro para os momentos de crise.

Enfim, essas são apenas alguma dicas básicas para você manter o seu consultório médico firme nos tempos difíceis, fidelizar os seus pacientes e garantir o sucesso do seu negócio por muito tempo.

Quer aprender mais sobre retenção de pacientes e gestão do consultório? Faça download do ebook gratuito Jornada do Paciente no Universo Digital.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: