O conteúdo relevante é uma maneira de se comunicar com os seus pacientes, fazendo com que essa rede cresça. Trata-se de um material que gera valor para as pessoas, criando uma percepção positiva sobre o seu trabalho.
Esse é o tipo de conteúdo que contribui positivamente para a experiência de quem busca informações na internet. De acordo com a Google, dona do maior buscador do mundo, 1 em cada 20 pesquisas está relacionada à saúde.
Os resultados são os mais variados, mas o blog do seu consultório ou clínica médica pode apresentar informações verdadeiramente importantes para a saúde das pessoas — contribuindo para a educação em saúde.
Para que você realize esse trabalho, acompanhe a seguir alguns motivos para fazê-lo!
Quando você disponibiliza conteúdo relevante, facilita que pacientes com o mesmo perfil dos seus atuais venham até o site do consultório ou clínica médica.
O conteúdo funciona como um filtro, pois responde às necessidades de determinado público. Ele pode ter o formato de texto, como este artigo, além de infográfico, foto, ilustração ou vídeo.
No caso de um artigo para blog, curto ou extenso, seu propósito deve ser o de ajudar o leitor a resolver um problema ou tirar uma dúvida.
Essa é uma maneira muito eficiente de atrair pacientes, pois você não precisa exibir exaustivamente uma propaganda para se tornar conhecido.
Se você é médico e tem especialização em alguma área, pode falar diretamente com o público interessado nas informações sobre ela.
O conteúdo relevante também pode inspirar seus pacientes, educando-os em relação aos cuidados necessários para que tenham a saúde em dia.
Por mais que você seja especialista em um determinado assunto, tenha diversos cursos e certificados, o conhecimento adquirido não precisa ficar guardado a sete chaves.
Disponibilizá-lo por meio de conteúdo relevante é uma forma de fortalecer sua autoridade profissional. Para os pacientes, você se torna a referência no assunto!
Transformar o conhecimento em um conteúdo valioso o ajuda a se destacar, pois há a construção de uma relação baseada em confiança.
Quem não conhece o seu trabalho, por exemplo, passa a se interessar por ele. E os profissionais menos experientes o terão como modelo a seguir.
Essa autoridade profissional é fundamental para atrair e reter pacientes, pois as pessoas confiam no seu trabalho.
Diferentemente do que ocorre com as notícias falsas ou os artigos que apenas buscam visualização, o seu conteúdo relevante será direcionado para a criação de uma rede de pessoas que buscam informação de qualidade sobre saúde.
Os pacientes ficarão agradecidos por você compartilhar conhecimento útil para a vida delas. Trata-se de uma maneira de criar conexão positiva e favorável para uma aproximação ainda maior.
Quem se consulta com você, pode receber parte do pós-atendimento por meio de conteúdo relevante — artigos do blog, vídeos do seu canal no YouTube ou e-mails marketing.
Ao deixar o e-mail cadastrado no seu sistema, o paciente passa a ter uma nova forma de comunicação com a clínica ou consultório médico. Isso também é marketing de relacionamento!
Torna-se mais fácil impactá-lo com conteúdo relevante por meio de canais assim, que não o obrigam a consumir naquele instante. O paciente pode ver os artigos ou e-mails no momento que for mais adequado.
O conhecimento disponibilizado por meio do conteúdo relevante pode ser de interesse de outros profissionais ou empresas, viabilizando futuras parcerias.
Além do trabalho clínico, você pode ser convidado para dar uma palestra, acompanhar a evolução de jovens profissionais, ensinar práticas para médicos recém-formados ou auxiliar uma marca com produtos e serviços voltados para saúde.
Essas são portas para oportunidades que não devem ficar fechadas, pois você a chance de construir uma carreira ainda mais incrível a partir delas.
Outros médicos podem conhecer o seu trabalho e propor, por exemplo, a criação de uma clínica ou hospital altamente especializado.
Emissoras de televisão, rádio, revistas, sites e outros meios de comunicação têm interesse em profissionais da Medicina com conhecimento especializado. Contudo, para encontrá-lo, há dois caminhos:
A criação e disponibilização de conteúdo relevante gera vantagem competitiva para sua carreira. Nem todo médico faz isso!
E mesmo que todos decidissem fazer, será que eles teriam o mesmo nível de conhecimento que você? A resposta: não.
Quando você investe na produção e compartilhamento de conteúdo relevante, encontra uma maneira de se diferenciar no mercado — até porque está, ao mesmo tempo, fortalecendo sua autoridade profissional.
Torna-se mais fácil para o paciente lembrar do médico que o ajudou antes mesmo de uma consulta, por meio de um vídeo ou artigo educativo.
Lembre-se de que as pessoas buscam, com alta frequência, informações sobre saúde na internet. Quando elas encontram um conteúdo relevante de boa qualidade, memorizam a fonte. Nesse caso, ela pode ser você!
A partir do instante que você investir na produção e divulgação do seu conteúdo relevante, notará a necessidade de se manter atualizado em relação aos temas compartilhados.
O público também demandará essa atualização — voluntária ou involuntariamente.
Um bom exemplo é a campanha de vacinação contra sarampo. Por muito tempo, nosso país não presenciava casos dessa doença e a população deixou de seguir as recomendações para se vacinar.
Parte dessas pessoas segue as orientações de pessoas que são contra as vacinas, pois acreditam que elas fazem mal. Esse tipo de notícia falsa precisa ser combatido e isso deve ser feito por quem tem autoridade para falar sobre o assunto: o médico.
Ao manter-se atualizado, você acompanhará a demanda dos seus pacientes e oferecerá tratamentos cada vez mais modernos e eficazes. Logo, sua rede se tornará uma verdadeira embaixadora de seus conhecimentos, pois tem capacidade para compartilhá-los com os amigos e familiares — dentro e fora das redes sociais.
Por mais que você não tenha tempo para produzir conteúdo relevante, é possível contar com o apoio de uma equipe de marketing médico.
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