Dia do médico: conheça a história do Médico Sem Fronteiras

dia do médico

No dia do Médico, saiba o que é e como atuam os Médicos Sem Fronteiras

Todos os médicos são heróis. É impossível não pensar no dia do Médico, como o dia daquele que enfrenta mil dificuldades para atender a seus pacientes. E tem médicos que enfrentam situações ainda piores.

Como os Médicos Sem Fronteiras, Organização composta por médicos e jornalistas na França, em 1971, e que hoje se espalha por todo o mundo. A Organização leva ajuda médica e cuidados às vítimas de epidemias, desastres naturais, conflitos armados, desnutrição e outras catástrofes.

No dia do Médico, vale a pena conhecer mais do MSF

Além de levar auxílio médico-humanitário às diversas populações, amenizando suas dificuldades, outro papel fundamental do Médicos Sem Fronteiras é o de apresentar ao mundo uma realidade até então muito negligenciada por governos e autoridades que pouco ou nada fazem.

Não fosse pela Organização, milhões de vidas teriam se perdido em meio a tantos problemas. No entanto, a Organização é imparcial e neutra e decide onde, quando e como atuar.

Não há qualquer tipo de apoio a Governos ou Autoridades, simplesmente a divulgação de toda situação presenciada pelo seu contingente, durante atendimento médico, depoimentos dos pacientes, comunicação com toda população que colabora com os médicos.

Se a Organização encontra extremas situações desumanas, tem a liberdade para denunciar livremente a violação de direitos humanos e a ruptura de convenções.

Powered by Rock Convert

São situações que podem ser denunciadas pelo MSF: os crimes de guerra e contra a humanidade, os atos de genocídio além do deslocamento forçado de vários povos e o retorno obrigatório de refugiados.

Contudo, a preocupação com a comunicação é extrema, em razão de preservar a segurança tanto dos pacientes, como dos médicos e jornalistas que trabalham juntos.

Para a escolha do local de atuação, os profissionais analisam a quantidade de pessoas atingidas, as condições de vida, água e saneamento, o ambiente político e as possibilidades de atuação.

No dia do Médico, para que caminhos o MSF aponta?

Em casos de grande urgência, a resposta do MSF se dá entre 48 e 72 horas. O atendimento rápido se deve a eficiência da logística que padronizou a experiência dos médicos, a manutenção de estoques e os métodos de trabalho.

A partir de 1980, a Organização passou a utilizar kits específicos para cada tipo de situação emergencial, já preparados e embrulhados para viagem. São medicamentos, suprimentos e equipamentos básicos para atendimentos desde a vacinação mais simples até a montagem de um hospital inflável.

No Brasil, a Organização chegou em 1991 e os trabalhos na época reuniram esforços para combater a cólera que se espalhava na região da Amazônia. Em 2006, a Organização deu início a um trabalho de recrutamento de profissionais e à captação de recursos financeiros para viabilizar projetos no país.

No dia do médico, o privilégio é saber que o relacionamento com o paciente, vai além dos consultórios e que tem no MSF um grande exemplo. Leia mais aqui! 

curso médicosPowered by Rock Convert

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro
Materiais Educativos Gratuitos para Clínicas e Consultórios

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.