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Dicas para médicos criarem um blog de sucesso

Para que um consultório médico tenha sucesso, é necessário estar continuamente buscando novas formas de se comunicar com seu público. Por isso, uma das principais dicas para médicos fortalecerem o seu relacionamento com os paciente é: crie um blog.

Porém, para que ele tenha um bom número de acessos e visualizações, é preciso seguir algumas recomendações. Quer saber quais? Leia este artigo. A seguir, falaremos mais sobre o que você precisa fazer para desenvolver uma estratégia eficiente.

Qual a importância de ter um blog?

Segundo pesquisa do Google, 26% dos brasileiros recorrem ao buscador para tirar suas dúvidas sobre saúde antes de se consultarem com um profissional de saúde. Essa estatística mostra dois aspectos importantes:

  • como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde;
  • existe uma grande oportunidade a ser explorada na internet.

No marketing, o desenvolvimento de um blog é baseado em estratégias de marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes para atrair, ajudar e fidelizar o público. 

Prova disso é a grande quantidade de profissionais de saúde, clínicas, e hospitais utilizando a internet para distribuir artigos informativos para a população. Porém, ainda há espaço para que você comece a fazer uso dessa estratégia. Entre os resultados que podem ser alcançados, estão:

  • educar a população: como retrata a pesquisa, já existe uma enorme demanda por informações sobre saúde na internet. Entretanto, nem sempre as respostas encontradas são verdadeiras, o que pode comprometer a saúde das pessoas. Por isso, você pode usar o seu conhecimento para educar a população e evitar que sejam enganadas;
  • atrair novos pacientes: ao educar as pessoas, você constrói uma reputação e passa a ser uma referência na sua área. Em consequência disso, ao precisarem de um médico, os leitores do seu blog tendem a lembrar de você e se tornam pacientes;
  • desenvolver e fortalecer o relacionamento: ao produzir conteúdos contínuos sobre saúde, mantendo os seus pacientes informados e atualizados, você constrói uma relação de proximidade, estreitando laços com eles;
  • aumento da visibilidade: com o sucesso do blog, ele passa a ser melhor ranqueado no Google e, consequentemente, aparece em mais resultados de pesquisas. Com isso, há um aumento no número de leitores e na sua visibilidade.

Conheça algumas dicas para médicos desenvolverem o seu próprio blog

Embora existam outras plataformas para a distribuição de conteúdo, como as redes sociais, com um blog você não está sujeito às imposições de empresas como o Facebook. No entanto, se mesmo assim você tem dúvidas, saiba que, de acordo com outro estudo,  63% das pessoas confiam mais em empresas que produzem conteúdo digital.

Além disso, diferente das postagens nas redes e dos e-mails enviados, o conteúdo de um blog é eterno e sempre estará disponível para leitura, tanto que é muito comum empresas continuarem a conquistar novos clientes com textos produzidos há dois ou três anos.

Então, se essas informações já foram suficientes para convencer você a criar o seu blog, temos algumas dicas para médicos iniciarem a sua estratégia de marketing de conteúdo de forma correta, sem pular etapas e sem perder tempo com ações desnecessárias. 

Defina seus objetivos

Assim como qualquer ação de marketing, o blog precisa ser pensado para alcançar um determinado objetivo. Com essa definição, fica mais fácil criar conteúdos mais precisos para que a sua meta seja cumprida. Por isso, antes de começar a desenvolver os seus artigos, escolha quais são os seus objetivos, dentre os seguintes:

  • atrair novos pacientes;
  • fidelizar o seu público;
  • fortalecer a sua presença digital;
  • se tornar uma referência;
  • educar as pessoas;
  • aumentar a visibilidade do consultório.

Posteriormente, avalie qual público pretende atingir, defina qual será a sua periodicidade na produção de artigos e quais assuntos serão abordados. Com essas informações, você consegue planejar o desenvolvimento do seu blog e escrever textos que se comuniquem com o seu público.

Produza conteúdos claros e precisos

Ao definir o perfil das pessoas que você deseja que leiam seus conteúdos, é necessário produzi-los com uma linguagem comum para esse público. Assim, eles terão o pleno entendimento do que foi escrito e, de fato, serão educados com o texto.

Ainda, um erro muito comum é utilizar palavras que fazem parte do dia a dia de médicos, mas que não são de uso da população. Lembre-se que o especialista é você e não os seus leitores. Então, escreva em uma linguagem adequada para leigos.

Ademais, evite conteúdos longos, faça uso dos subtítulos, listas e imagens. Isso porque são práticas que tornam o texto mais agradável para leitura. Caso contrário, por mais que o seu artigo seja bem escrito, as pessoas tendem a abandoná-lo antes do fim.

Mais qualidade do que quantidade

Geralmente, ao produzirem textos para o blog, muitos profissionais de saúde priorizam a quantidade do que a qualidade. Assim, o conteúdo fica longo demais e, na maioria das vezes, pouco informativo.

Por isso, é melhor se dedicar a como o texto está sendo escrito do que o quanto de palavras ele contém. Outrossim, uma regra importante: jamais copie textos da internet. Caso contrário, são grandes as chances do plágio ser descoberto e afetar a sua reputação.

Atente-se às limitações do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão regulador da prática da medicina no Brasil e, por meio da resolução n.º 1.974/2011, estabeleceu o Manual de Publicidade Médica. O objetivo do CFM é nortear as ações de marketing médico, evitando que abusos e sensacionalismo sejam utilizados para promover um profissional.

Assim, conhecer a íntegra desse manual é de extrema importância para sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque você evita o risco de infringir uma regra e ser penalizado pelo conselho, o que também pode afetar a sua reputação. Entre os principais pontos vetados ao escrever um texto ou divulgá-lo, estão:

  • fazer propaganda de método ou técnica não aceita pela comunidade científica;
  • expor a figura de um paciente para divulgar uma técnica, método ou resultado de um tratamento;
  • anunciar a prática de técnicas exclusivas;
  • garantir ou indicar o sucesso de um procedimento;
  • fazer autopromoção.

Entretanto, para ter o pleno conhecimento da norma e desenvolver estratégias em pleno acordo com ela, dedique um tempo para conhecer todas as limitações impostas pelo CFM.

Planeje a divulgação do blog

Se você definiu os seus objetivos, já sabe qual o público deseja atingir. Então, ao planejar a divulgação do blog, essa informação precisa ser considerada. Geralmente, as redes sociais e o e-mail marketing são as melhores ferramentas para distribuição de conteúdos.

No entanto, você também pode fazer com que as pessoas encontrem seus textos a partir de uma pesquisa no Google. Para isso, você precisará entender mais sobre Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas que fazem o algoritmo do Google priorizar o seu blog nos resultados.

Ademais, você também pode investir na compra de espaços publicitários no Google, mais precisamente no Google Ads. Assim, mesmo que o blog não esteja bem ranqueado, o seu anúncio irá aparecer no topo das primeiras páginas do buscador.

Saiba como o iMedicina pode te ajudar nessa estratégia

O iMedicina é uma empresa que, além de desenvolver um dos melhores softwares médicos do mercado, é especialista na criação de estratégias de marketing médico, sendo uma excelente solução para conquistar e fidelizar pacientes. Para isso, fazem uso das seguintes estratégias:

  • criação e publicação de conteúdos personalizados elaborados por jornalistas e profissionais de marketing com experiência no assunto;
  • desenvolvimento de site médico integrado com blog;
  • criação de fluxos de e-mail marketing personalizados com conteúdos do seu blog;
  • elaboração de postagens nas redes sociais para compartilhar os seus artigos com seus seguidores;
  • otimização e monitoramento de campanhas para anúncios no Google Ads.

Assim, com o método do iMedicina, você segue todas as nossas dicas para médicos, fazendo com que o seu blog tenha sucesso e alcance um público cada vez maior. Dessa forma, você rapidamente se tornará uma referência sobre assuntos de saúde na sua especialidade.

Quer saber mais sobre como o iMedicna pode ajudá-lo a cuidar do marketing do seu consultório? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.

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Escrito por
Equipe iMedicina