Para que um consultório médico tenha sucesso, é necessário estar continuamente buscando novas formas de se comunicar com seu público. Por isso, uma das principais dicas para médicos fortalecerem o seu relacionamento com os paciente é: crie um blog.
Porém, para que ele tenha um bom número de acessos e visualizações, é preciso seguir algumas recomendações. Quer saber quais? Leia este artigo. A seguir, falaremos mais sobre o que você precisa fazer para desenvolver uma estratégia eficiente.
Segundo pesquisa do Google, 26% dos brasileiros recorrem ao buscador para tirar suas dúvidas sobre saúde antes de se consultarem com um profissional de saúde. Essa estatística mostra dois aspectos importantes:
No marketing, o desenvolvimento de um blog é baseado em estratégias de marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes para atrair, ajudar e fidelizar o público.
Prova disso é a grande quantidade de profissionais de saúde, clínicas, e hospitais utilizando a internet para distribuir artigos informativos para a população. Porém, ainda há espaço para que você comece a fazer uso dessa estratégia. Entre os resultados que podem ser alcançados, estão:
Embora existam outras plataformas para a distribuição de conteúdo, como as redes sociais, com um blog você não está sujeito às imposições de empresas como o Facebook. No entanto, se mesmo assim você tem dúvidas, saiba que, de acordo com outro estudo, 63% das pessoas confiam mais em empresas que produzem conteúdo digital.
Além disso, diferente das postagens nas redes e dos e-mails enviados, o conteúdo de um blog é eterno e sempre estará disponível para leitura, tanto que é muito comum empresas continuarem a conquistar novos clientes com textos produzidos há dois ou três anos.
Então, se essas informações já foram suficientes para convencer você a criar o seu blog, temos algumas dicas para médicos iniciarem a sua estratégia de marketing de conteúdo de forma correta, sem pular etapas e sem perder tempo com ações desnecessárias.
Assim como qualquer ação de marketing, o blog precisa ser pensado para alcançar um determinado objetivo. Com essa definição, fica mais fácil criar conteúdos mais precisos para que a sua meta seja cumprida. Por isso, antes de começar a desenvolver os seus artigos, escolha quais são os seus objetivos, dentre os seguintes:
Posteriormente, avalie qual público pretende atingir, defina qual será a sua periodicidade na produção de artigos e quais assuntos serão abordados. Com essas informações, você consegue planejar o desenvolvimento do seu blog e escrever textos que se comuniquem com o seu público.
Ao definir o perfil das pessoas que você deseja que leiam seus conteúdos, é necessário produzi-los com uma linguagem comum para esse público. Assim, eles terão o pleno entendimento do que foi escrito e, de fato, serão educados com o texto.
Ainda, um erro muito comum é utilizar palavras que fazem parte do dia a dia de médicos, mas que não são de uso da população. Lembre-se que o especialista é você e não os seus leitores. Então, escreva em uma linguagem adequada para leigos.
Ademais, evite conteúdos longos, faça uso dos subtítulos, listas e imagens. Isso porque são práticas que tornam o texto mais agradável para leitura. Caso contrário, por mais que o seu artigo seja bem escrito, as pessoas tendem a abandoná-lo antes do fim.
Geralmente, ao produzirem textos para o blog, muitos profissionais de saúde priorizam a quantidade do que a qualidade. Assim, o conteúdo fica longo demais e, na maioria das vezes, pouco informativo.
Por isso, é melhor se dedicar a como o texto está sendo escrito do que o quanto de palavras ele contém. Outrossim, uma regra importante: jamais copie textos da internet. Caso contrário, são grandes as chances do plágio ser descoberto e afetar a sua reputação.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão regulador da prática da medicina no Brasil e, por meio da resolução n.º 1.974/2011, estabeleceu o Manual de Publicidade Médica. O objetivo do CFM é nortear as ações de marketing médico, evitando que abusos e sensacionalismo sejam utilizados para promover um profissional.
Assim, conhecer a íntegra desse manual é de extrema importância para sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque você evita o risco de infringir uma regra e ser penalizado pelo conselho, o que também pode afetar a sua reputação. Entre os principais pontos vetados ao escrever um texto ou divulgá-lo, estão:
Entretanto, para ter o pleno conhecimento da norma e desenvolver estratégias em pleno acordo com ela, dedique um tempo para conhecer todas as limitações impostas pelo CFM.
Se você definiu os seus objetivos, já sabe qual o público deseja atingir. Então, ao planejar a divulgação do blog, essa informação precisa ser considerada. Geralmente, as redes sociais e o e-mail marketing são as melhores ferramentas para distribuição de conteúdos.
No entanto, você também pode fazer com que as pessoas encontrem seus textos a partir de uma pesquisa no Google. Para isso, você precisará entender mais sobre Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas que fazem o algoritmo do Google priorizar o seu blog nos resultados.
Ademais, você também pode investir na compra de espaços publicitários no Google, mais precisamente no Google Ads. Assim, mesmo que o blog não esteja bem ranqueado, o seu anúncio irá aparecer no topo das primeiras páginas do buscador.
O iMedicina é uma empresa que, além de desenvolver um dos melhores softwares médicos do mercado, é especialista na criação de estratégias de marketing médico, sendo uma excelente solução para conquistar e fidelizar pacientes. Para isso, fazem uso das seguintes estratégias:
Assim, com o método do iMedicina, você segue todas as nossas dicas para médicos, fazendo com que o seu blog tenha sucesso e alcance um público cada vez maior. Dessa forma, você rapidamente se tornará uma referência sobre assuntos de saúde na sua especialidade.
Quer saber mais sobre como o iMedicna pode ajudá-lo a cuidar do marketing do seu consultório? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.
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