Descubra como acessar as estatísticas do DATASUS

datasus

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) é a plataforma eletrônica on-line que reúne e organiza todas as informações relacionadas ao Sistema Único de Saúde a nível nacional. Com ele, profissionais, pesquisadores e toda a sociedade civil têm acesso às informações sobre a saúde pública e privada em território nacional de maneira centralizada e simplificada, a fim de estabelecer tabulações, estatísticas, gráficos e outras finalidades.

Coordenação e estrutura administrativa

Atualmente, o DATASUS é presidido por Marcelo Novaes Fiadeiro, e conta com a atuação de cinco coordenações gerais para permanecer em funcionamento. São elas: a Coordenação Geral de Análise e Manutenção (CGAM), Coordenação Geral de Gestão de Projetos (CGGP), Coordenação Geral de Infraestrutura (CGIE), Coordenação Geral de Disseminação de Informações de Saúde (CGDIS) e Coordenação Geral de Gestão Interna.

Além de disponibilizar todos os dados relacionados à saúde no território brasileiro, o DATASUS também incuba e presta apoio ao desenvolvimento de novos projetos de tecnologia de informação para a saúde. Um sistema unificado e centralizado de informações médicas, o trabalho desempenhado pelo DATASUS, está em consonância com as diretrizes nacionais da saúde.

Além disso, o DATASUS hospeda ainda alguns sistemas de informação para gestão hospitalar, softwares de administração, que podem ser baixados pelos hospitais públicos a fim de facilitar de uma forma geral o gerenciamento de informações geradas por estes estabelecimentos de saúde. Determina ainda alguns padrões relacionados aos computadores e equipamentos de informática que devem ser utilizados nos estabelecimentos de saúde filiados ao SUS.

Sistemas de informação disponíveis no DATASUS

O DATASUS integra em sua plataforma on-line uma série de sistemas de informação que podem ser completamente acessadas. Cada sistema possui subsistemas que dão informações sobre temáticas mais detalhadas relativas à saúde no Brasil. Saiba agora quais são estes sistemas e cadastros.

Sistemas de Cadastros Nacionais: CADUS (CADSUS WEB, CADSUS STANDALONE, CADSUS Multiplataforma e CNS Digital), Cadastro Internacional de Doenças (CID-10), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Repositório, Unidades Territoriais, Sistema de Cadastro para Estabelecimentos Privados de Pequeno Porte (SCNES), e CNES Net.

Sistemas de controle epidemiológico: Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB), Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), Sistema de Informação do Câncer de Colo de Útero e de Informação do Câncer de Mama (SISCOLO-SISMAMA), Sistema de Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA) e Sistema de Acompanhamento de Gestante (SISPRENATAL).

Sistemas de informação ambulatoriais: Gerenciamento de Informações Locais (GIL), Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA), Sistema de Verificação do SIASUS (VERSIA), Sistema de Captação de Dados (APAC-Magnético), Boletim de Produção Ambulatorial (BPA-Magnético), e Utilização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (DE PARA SIA).

Sistemas de Informações Reguladoras: E-SUS Samu, Relação de Doadores Não-aparentados de Medula Óssea (Redome-net), Sistema Nacional de Trasnplantes (SNT), Sistema do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (SIPNASS), Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), Sistema de Centrais de Regulação (SISREG) e Módulo Autorizador.

Nos sistemas relacionados aos programas sociais, estão o PVC (Programa de Volta Para Casa) e Bolsa Família.

No módulo de sistemas de gestão financeira estão: Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS), Sistema de Gestão de Informações Financeiras do SUS (SGIF) e Sistema de Gerenciamento Financeiro (SISGERF).

O site também disponibiliza sistemas de gestão como o Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão (SARGSUS) e Sobre o Sistema de Gestão de Projetos do DATASUS (REDMINE).

No DATASUS é possível realizar o download de sistemas hospitalares como o e-SUS Hospitalar, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIHSUS), Sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia (HEMOVIDA), Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado (SIHD), Sistema de Gerenciamento e Produção de Bancos de Leite Humano (BLHWeb), Sistema Gerador do Movimento das Unidades Hospitalares (SISAIH) e Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA).

Na categoria de sistemas estruturantes, temos Sistema de Integração dos Sistemas de Informação em Saúde (INTEGRADOR), Criação de Formulários (FORMSUS) e Sistema de Controle de Envio de Lotes (SISNET).

Dentro dos sistemas que fornecem informações e estatísticas sobre eventos vitais estão Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC).

São muitos sistemas, não é mesmo? Pois é. Cada um deles foi desenvolvido e projetado para armazenar, sistematizar, operacionalizar e organizar informações específicas sobre determinado setor de saúde ou especialidade médica, com ênfase nas atividades de atenção básica, diminuição de índices de mortalidade, doação de órgãos, sangue e medula, dentre outros.

Todos os sistemas possuem seu próprio software. Você deve estranhar que alguns destes programas de computador sejam projetados na linguagem CLIPPER, uma linguagem de programação eletrônica extremamente antiga e obsoleta. Mas lembre-se, caro profissional, quando se trata de SUS, podemos estar lidando com condições extremamente precárias de atuação, seja no plano do atendimento médico, bem como na geração e administração de informações relativas à saúde. Não se deixe enganar: apesar de relativamente obsoletos, os programas são leves, rápidos e eficientes.

O acesso a informações, indicadores e estatísticas está mais simples

Contudo, a informação desejada por você, médico, pesquisador ou outro profissional interessado pode não estar presente em nenhum dos sistemas citados acima. Ou, se você preferir estabelecer gráficos ou estatísticas, pode ser que estes softwares mencionados não te ajudem da melhor forma possível. Para isso, o site do DATASUS também possui uma seção de acesso à informação com ferramentas de tabulação e sistematização que podem ser extremamente úteis. Conheça-as na sequência.

Na seção de “acesso à informação”, o usuário do DATASUS pode ter acesso aos sites relacionados ao Portal de Saúde do Cidadão e também do Cartão Nacional do SUS. Além disso, tem acesso ao sistema de tabulação das informações de saúde (TABNET), que oferece as ações a seguir (importante):

Indicadores de saúde (diretrizes atualizadas e anteriores, pactos, indicadores e estatísticas), Assistência à saúde (produção hospitalar e ambulatorial, vigilância sanitária e atenção básica), Epidemiologias e Morbidade, Rede Assistencial, Estatísticas Vitais, Estatísticas socioeconômicas e demográficas, Inquéritos e pesquisas, Saúde Suplementar (ANS) e até mesmo estatísticas sobre o acesso e o uso do próprio DATASUS.

Seguindo às tendências modernas do mercado no que diz respeito a administração de estabelecimentos de saúde, o DATASUS também disponibiliza dados e programas relacionados ao Business Intelligence (BI). Dentre eles, estão presentes o mapa do DATASUS, informações de mortalidade, sala de apoio à gestão estratégica, e-Sus hospitalar além do portfólio de projetos de BI.

Para quem está interessado em estatísticas, o DATASUS também disponibiliza ferramentas do próprio sistema para realizara tabulação dos dados. Dentre elas, o TABDOS (Para MS-DOS), TABWIN (Para Windows) e TABNET (online), além do Caderno.

Para os interessados na gestão do dinheiro público relacionado à saúde, o DATASUS também disponibiliza com transparência as transações financeiras relacionadas à saúde pública no Brasil. São dados que dizem respeito aos Recursos do SUS, o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS), o Guia de Autorização de Pagamento (GAP), transferências financeiras a municípios e repasses de crédito aos prestadores conveniados da saúde pública.

Para facilitar a vida e a utilização por parte do usuário, o DATASUS disponibiliza tutoriais, publicações e serviços diretamente em sua home, que está localizada em www.datasus.saude.gov.br.

Se você precisa saber dados sobre a saúde pública no Brasil, seja com relação ao gasto dos recursos públicos, os indicadores da qualidade do serviço médico prestado no país, as diretrizes que orientam a prestação do trabalho dos médicos, dentistas, enfermeiros e demais profissionais de saúde, o DATASUS pode ajudar muito. Apesar de suas centenas de ferramentas, seu uso é bastante simples.

O DATASUS foi feito para facilitar a sua vida e seu trabalho

Com layout atualizado recentemente e simplificado, todos os sistemas e acesso às informações estão disponíveis logo no display da parte superior do web site. Apenas ao passar o mouse já é possível saber quais subsistemas ou opções estarão presentes naquela aba do portal.

Uma vez escolhido o serviço que você precisa, o clique abrirá uma nova aba que possivelmente terá um design e um funcionamento diferente do que o da homepage. Isso acontece porque os projetos desenvolvidos para o DATASUS são executados por diferentes profissionais da tecnologia da informação (TI), mas apesar das especificidades, o dado que você precisa não estará a muitos cliques de distância.

Enquanto profissional de saúde, você provavelmente precisará chegar o CNES de seu consultório, clínica ou hospital com alguma periodicidade para verificar se a situação está regulamentada e atualizar os dados necessários. Portanto, fique em constante contato com a plataforma do DATASUS para não ter problemas na hora de realizar os procedimentos desejados.

Se você quiser se informar mais sobre este tema, o DATASUS disponibiliza também uma grande quantidade de conteúdos multimídia para que o usuário compreenda melhor o contexto da saúde pública no país, além de ter mais noção de como funcionam os sistemas integrados de informação relacionada à saúde. Tudo à disposição em poucos cliques na parte superior do portal.

Gostou deste texto? Saiba muito mais lendo outros artigos de nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: