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Estratégias para conquistar os primeiros pacientes da clínica médica

Clínica pronta, equipe contratada, tudo pronto para iniciar o atendimento. A verdade é que o início sempre dá um frio na barriga e a ansiedade para conseguir os primeiros pacientes pode frustrar alguns médicos empreendedores iniciantes.

Conquistar pacientes é uma dificuldade comum para a maioria das clínicas médicas e consultórios, principalmente para aqueles que empreendem logo após a residência. Indicação de amigos e familiares é o primeiro passo. Mas, algumas dicas e estratégias também podem ajudar.

Acompanhe o artigo e conheça as estratégias!

Como atrair os primeiros pacientes

Antes de tudo é preciso planejamento. É importante pensar no seu propósito, metas, cronograma de atendimento e resultados esperados. Ao ter claro os objetivos fica mais fácil definir metas e ações.

Outro ponto importante é conhecer e entender o mercado que está atuando. O que os seus concorrentes estão fazendo? O que os pacientes buscam? Como posso atender às demandas do mercado?

Definidos os objetivos, é hora de pensar nas estratégias de conquista de pacientes e fidelização.

Veja quais são elas:

Tenha uma equipe bem treinada para atrair os primeiros pacientes

A recepcionista será, provavelmente, a primeira pessoa a ter contato com o paciente. Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Esse primeiro contato pode conquistar ou afastar os pacientes. Por isso, treinar as secretárias médicas é de suma importância para o sucesso da clínica. 

Além do treinamento, é importante que as secretárias tenham algumas habilidades que ajudarão na gestão do consultório como organização, postura profissional, comunicação clara, facilidade para lidar com imprevistos, entre outros.

Ofereça a possibilidade de agendamento online

As novas tecnologias auxiliaram as clínicas médicas, principalmente, no que se refere à gestão e à organização do estabelecimento. Uma dessas vantagens é o agendamento online.

Com a possibilidade de realizar o agendamento por meio de um sistema próprio o paciente se sente mais seguro e tem autonomia para encontrar o melhor horário.

A agenda online funciona de acordo com os turnos de trabalho do profissional de saúde.  E, para reduzir o número de cancelamentos, o sistema pode encaminhar mensagens automáticas de lembretes de agendamentos. Tudo de forma automatizada e sem precisar da presença física do profissional ou secretária.

Além de possibilitar a autonomia do paciente, o agendamento online permite aproveitar a equipe da clínica em tarefas mais produtivas.

Invista na telemedicina

Com atendimentos médicos virtuais, autorizados por lei, a telemedicina se tornou um aliado para os consultórios que desejam conquistas seus primeiros pacientes.

A Telemedicina é o exercício da Medicina por meio da comunicação interativa, como, por exemplo, videochamadas. Assim, não é necessário o contato físico entre pacientes e médicos, poupando ambos do deslocamento, mas garantindo uma boa comunicação e assegurando que a saúde está em dia.

Mas, para isso, é importante contar com um bom software médico que concentrará as informações do prontuário eletrônico, bem como sua agenda online e documentos do estabelecimento de saúde.

Contrate um software médico

Os softwares médicos são ideais para a gestão do consultório. Por meio do computador, tablet ou até mesmo celular, é possível não só realizar a marcação das consultas, como reorganizar a gestão administrativa e a área financeira, a fim de alcançar maior eficiência e qualidade no atendimento.

Com o prontuário eletrônico, todos os médicos da clínica têm acesso aos dados de atendimento, arquivos anexados e informações importantes do paciente. E mais do que isso, com a automatização é possível configurar modelos pré-prontos de atestado, prescrição, anamnese, entre outros recursos.

Outra vantagem é a possibilidade do relacionamento pós-consulta. Com o software é possível enviar newsletter periódicas, artigos do seu blog, felicitações de aniversários, mensagens de datas comemorativas, divulgação de novos serviços, entre outras mensagens capazes de manter o relacionamento ativo com o paciente.

Não se esqueça do marketing médico!

As ações de marketing médico são estratégias utilizadas para atrair novos pacientes e fidelizar os antigos, divulgar a clínica e construir mais autoridade na área de atuação. Por isso, pensando em conquistar os primeiros pacientes é fundamental investir nessas estratégias.

Tenha bom site médico para atrair os primeiros pacientes

Em artigo publicado no portal da FioCruz e de acordo com os dados da TIC Domicílios 2018 — pesquisa realizada anualmente com o objetivo de mapear formas de uso das tecnologias de informação e comunicação no país —, estima-se que 46% dos usuários de internet no Brasil utilizam a rede à procura de informações médicas sobre saúde em geral e serviços de saúde.

Essa incidência é maior entre mulheres e população economicamente ativa. E é justamente esse público que pode ser o seu novo paciente ao ser atraído pelo seu site médico.

Um site é um grande aliado na divulgação do trabalho do médico.  Muitos pacientes ainda recorrem às páginas oficiais das clínicas e consultórios antes de agendar uma consulta.

Além de contar com uma página de fale conosco atualizada e informações sobre área de atuação e convênios atendidos, um bom site possui um espaço para blog. Essa ferramenta, além dar visibilidade ao trabalho médico pode ser uma boa oportunidade para converter os visitantes em pacientes, por meio de conteúdos educativos.

As notícias e artigos divulgados pelo site sobre a área de atuação dos médicos da clínica levam mais conhecimento aos pacientes. Assim, poderão ter mais informações sobre o trabalho realizado, procedimentos feitos no consultório e informações de pagamento. E, portanto, fica mais fácil optar pelo serviço.

Relacione-se nas redes sociais

Depois de ter um site e um blog para receber o conteúdo relevante para os pacientes, é hora de promover estes canais nas redes sociais. Mas atenção! Além de ser importante conhecer a característica de cada uma delas, é preciso estar atento às regras de utilização do Conselho Federal de Medicina.

As opções para investimento nas redes vão desde divulgação de fotos, vídeos, transmissões ao vivo e criação de eventos, até a inclusão de banners e redirecionamento para o site da empresa.

Um bom investimento em marketing médico e a utilização das ferramentas adequadas possibilitará não só a manutenção de um bom relacionamento com o paciente, como a conquista de novos!

Não podemos esquecer da fidelização desses novos pacientes. Ter espaço para ouvir e acolher o seu paciente é fundamental. Ferramentas como NPS, também conhecida como Net Promoter Score, pode ajudar a descobrir o grau de fidelidade dos consumidores, diante do serviço prestado. 

A partir de uma forte presença digital e da implantação das funcionalidades disponíveis em um software médico, é possível atrair e conquistar os primeiros pacientes com facilidade!

Gostou das nossas dicas? Aprenda a criar uma base de pacientes e leve sua clínica ou consultório para outro nível!

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Escrito por
Equipe iMedicina