Dicas para aumentar o faturamento do consultório

Diante da alta competitividade, investir em estratégias para aumentar o faturamento da clínica é essencial para a continuidade do negócio.


O mercado brasileiro de saúde está ficando cada vez mais concorrido para quem deseja empreender. Somente em dezembro de 2017, o número de estabelecimentos de saúde particulares teve alta de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo dados da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP). Por isso, diante de uma competitividade cada vez mais acirrada, investir em novas estratégias para aumentar o faturamento do consultório é essencial para a continuidade do negócio.

Principalmente no início da carreira, é normal ter dificuldade para gerir e administrar um empreendimento. Por isso, além de investir em um software médico, algumas dicas podem ajudar o negócio a prosperar. Veja quais são elas a seguir:

Elabore um planejamento financeiro para aumentar o faturamento do consultório

Fazer um planejamento financeiro é fundamental para reconhecer os serviços, procedimentos e atividades indispensáveis para a sustentabilidade do negócio. E, depois disso, definir objetivos e metas tangíveis.

É importante que o profissional entenda sobre precificação e negociação. Definir o valor monetário dos serviços médicos nem sempre é uma tarefa fácil. São diversos os fatores que influenciam nos valores do atendimento de cada profissional.

Alguns critérios podem ser adotados para calcular esse valor como conhecer o perfil do paciente; definir a forma de atendimento (particular ou convênio); cálculo dos custos, entre outros.

Ofereça opções de pagamentos

Principalmente em tempos de crise é importante pensar em opções de pagamentos facilitadas para o paciente.

Desconto na consulta, plano diferenciados, possibilidade de pagamento com o cartão de crédito ou até mesmo parcelamento podem ajudar a atrair novos pacientes e aumentar o faturamento do consultório.

Programar um aumento modesto dos valores cobrados pela clínica todo ano é uma também é uma maneira bem sensata de obter um faturamento maior. Verifique os serviços que estão sendo oferecidos pela clínica, o quanto eles custam e qual o valor que fornecem para o paciente.

Reequilibrar a sua tabela de preços pode melhorar uma receita extra imediatamente. 

Mas, é importante que o paciente possa perceber que o aumento foi revertido em melhorias no atendimento, tratamento e até mesmo na melhoria das formas de pagamento.

Invista em um software de gestão

Ter a gestão do consultório bem controlada é fundamental para o crescimento do empreendimento e, consequentemente, para aumento do faturamento do consultório.

Porém, nem sempre é possível fazer essa gestão de forma manual no consultório. Por isso, uma boa dica é investir em um software médico de gestão.

Com o iMedicina, por exemplo, é possível ter relatórios e gráficos automáticos que mostram, de forma prática e visual, detalhes sobre as finanças do seu negócio, permitindo uma análise mais completa, em menos tempo.

O software médico foi pensado de uma forma didática, com fácil visualização e extração simplificada de relatórios.

Também é possível cadastrar todas as movimentações financeiros do consultório e analisar em tempo real como está o saldo financeiro do negócio, possibilitando corte de gastos desnecessários, identificação de gargalos, entre outros.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Conheça e explore o marketing médico

O marketing médico consiste em promover e divulgar o trabalho do profissional, clínica ou consultório, mas também comunicar e entregar valor para os pacientes. Para isso, podemos é possível fazer uso de diversas estratégias que variam de acordo com as preferências do seu público.

Redes sociais, produção de conteúdo para site e blogs, técnicas de SEO, envio de e-mail marketing, entre outras técnicas podem ajudar a melhorar a autoridade digital.

Mas é importante lembrar que o marketing médico tem como foco ajudar os pacientes a se manterem informados, promover a sua saúde e criar um relacionamento com o seu público.

Contudo, esse é um processo lento e construído gradualmente.

Construa um bom relacionamento com os pacientes

É muito mais simples fidelizar pacientes do que captar novos. Muitos profissionais de saúde se enganam ao pensar que apenas a qualidade da consulta é suficiente para reter e conquistar pacientes.

Fidelizar paciente hoje vai muito além de prestar um atendimento de qualidade. É preciso agregar valor ao serviço de forma que o paciente perceba esse diferencial.

Oferecer opções de agendamento online, investir em um bom ambiente e o tratamento recebido na recepção também são critérios elementares e que sinalizam como aumentar o faturamento.

Com o uso de um software médico também é possível criar automatizações para envios de confirmações e de lembretes de agendamentos, beneficiando o paciente, que não irá perder a consulta, e o consultório, que verá o número de faltas e atrasos diminuir.

Outra dica é manter um contato periódico com esse paciente, parabenizando-o em aniversários e datas comemorativas, enviando dicas esporádicas de saúde ou mesmo recomendando um check-up quando passar muito tempo desde sua última consulta.

Disponibilizar um acompanhamento efetivo após a consulta também é fundamental.

Uma boa opção para conhecer a satisfação do paciente com o serviço prestado é a ferramenta NPS. Sigla de Net Promoter Score (Índice Líquido de Promotores). Após a consulta com o médico, o paciente recebe um e-mail pedindo para que faça uma avaliação da consulta.

A fidelização se reverte diretamente no aumento do faturamento da clínica ou consultório, que consegue oferecer mais tratamentos, novos planos e até mesmo conquistar novos clientes.

Como um software médico pode ajudar a aumentar o faturamento do consultório?

Se você deseja gerir de forma prática e eficiente o seu consultório ou clínica, vale a pena investir em um software de gestão de clínicas e consultórios. 

O iMedicina disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a administração e para o marketing do seu consultório.

Assim, ao dispor desse tipo de sistema, todas os dados do consultório e dos pacientes estão reunidos e podem ser rapidamente acessados, melhorando a gestão do negócio, proporcionando um maior controle e organização dos processos.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Entenda aqui como o iMedicina pode otimizar a gestão do seu negócio e passe a ter mais controle das suas finanças!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: