Quando se fala em marketing médico, muitos profissionais pensam apenas em estratégias de marketing digital. Contudo, é importante dizer que esse conceito vai muito além disso.
Todos os pontos que envolvem a construção da sua identidade visual e da sua apresentação profissional fazem parte do rol destas ações.
Neste sentido, neste artigo vamos falar sobre a importância de investir em fotos profissionais para a construção da sua autoridade. Acompanhe para saber mais.
Marketing médico x autoridade
Em primeiro lugar, é importante dizer que as ações de marketing médico podem ser empregadas com diversos objetivos.
Geralmente, a primeira impressão que alguns profissionais têm é de que essas atividades são voltadas apenas para atração e fidelização de pacientes.
A verdade é que as táticas podem ser aplicadas com esse intuito, mas vão muito além de ser apenas isso.
Um planejamento de marketing médico bem estruturado leva em consideração:
- quem é você;
- o currículo que você construiu até aqui;
- os diferenciais do seu atendimento;
- a forma como você deseja ser percebido;
- os destaques do seu consultório;
- as características da sua buyer persona.
O plano de ação é criado a partir do detalhamento destas respostas elencadas durante a reunião de briefing.
Os dados são fundamentais para definir em quais canais deve ser estruturada a sua presença digital e como ela será feita.
Este é um trabalho com foco profundo em construção de autoridade. Baseia-se em atividades contínuas que corroborem para formação da sua reputação profissional.
Tudo isso é feito para que você seja valorizado pelos pacientes que buscam recomendações com conhecidos ou até mesmo na internet.
Importância das fotos profissionais
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de planejar a sua presença digital com cuidado, chegou o momento de falarmos especificamente sobre as suas fotos profissionais.
Essas imagens serão usadas em diversos canais, de acordo com o seu planejamento de marketing. Os mais comuns são:
- site médico;
- redes sociais;
- materiais educativos;
- conteúdos didáticos, como apresentações em palestras, caso você as faça.
Boa parte dos profissionais que estão começando a se enveredar pelo universo do marketing médico costuma achar que é possível providenciar as imagens sem gastar.
A maior parte deles acaba tirando selfies ou pedindo para que um amigo ou familiar o fotografe usando um aparelho de celular.
Certamente essa alternativa é uma forma de não desembolsar dinheiro com essa finalidade. Contudo, na maioria das vezes, ela tem resultados muito abaixo do esperado.
Isso acontece porque mesmo que o seu telefone tenha uma câmera de alta resolução, os retratos produzidos por fotógrafos são completamente diferentes.
Entenda algumas peculiaridades.
Iluminação
A fotografia é um processo de captação de luz e sombra. Logo, a quantidade de luminosidade em um ambiente pode interferir completamente no resultado esperado.
Estar contra a luz pode fazer com que a imagem do profissional desapareça na tela ou fique muito sombria.
Da mesma maneira, estar em um ambiente mais escuro pode dificultar a sua identificação ou fazer com que o seu rosto fique sombreado.
Por isso, os fotógrafos profissionais utilizam equipamentos especiais para controlar a qualidade da luz que incidirá sobre você.
Ambiente
O ambiente ao seu redor tem grande contribuição na forma como você é percebido.
Imagine, por exemplo, que você é um pediatra. Ser fotografado em seu consultório e mostrar a infraestrutura que você tem para receber as crianças é fundamental para gerar segurança nos pais e nas mães dos seus pacientes.
Já se você for cirurgião plástico, o mais adequado é que apenas você seja retratado. Afinal, uma boa foto com um tom mais formal pode reforçar a sua imagem de competência profissional e a sua autoridade na área.
Aparência
Normalmente, as fotos caseiras têm um tom de improvisação muito além do equipamento usado. Um outro detalhe que muitas vezes passa despercebido é a aparência do profissional de saúde.
Cuidar da sua roupa e da sua expressão visual é muito importante para que você seja percebido da maneira certa.
Um fotógrafo profissional costuma recomendar que os médicos sejam fotografados com e sem jaleco para que haja mais opções de uso após a sessão.
As mulheres devem optar por maquiagem leve e joias discretas. Já os homens podem recorrer ao pó compacto para diminuir a oleosidade da pele do rosto. Cabelos devem estar bem alinhados e a barba feita no mesmo dia.
Tome cuidado ainda com a sua expressão facial. Um leve sorriso no rosto fará com que você pareça mais simpático e seja percebido como um profissional mais humanizado.
Expressões muito fechadas ou sérias podem afastar os pacientes dando uma impressão errada no primeiro contato.
Qualidade da imagem
Como dito anteriormente, mesmo que o celular tenha uma câmera muito potente, dificilmente, a resolução da imagem será igual a de um fotógrafo profissional.
Além disso, o uso de lentes especiais nas câmeras mais modernas permite que o profissional brinque com recursos e construa resultados surpreendentes.
Ter fotos em grande resolução permitirá que você as aplique de acordo com a necessidade. Caso for usá-las em redes sociais, por exemplo, você precisará de arquivos mais leves.
Já se for empregá-las em algum material impresso, necessitará da máxima resolução para evitar que a imagem fique desconfigurada após a impressão.
Há ainda um outro detalhe sobre este assunto: muitas vezes as fotos caseiras são enviadas por meios de comunicação como o Whatsapp.
Ao repassá-las por mensagem, as imagens são comprimidas e perdem resolução. Logo, podem comprometer ainda mais o resultado final.
Como providenciar fotos profissionais
Ao longo deste artigo, abordamos como investir em fotos profissionais pode se tornar um investimento para a sua estratégia de marketing médico.
Ter uma presença digital forte e construir a sua reputação é um trabalho que exige constância e consistência. Quanto mais você se atentar aos detalhes, mais o seu resultado será duradouro.
Caso você esteja disposto a investir na contratação de um bom fotógrafo, saiba que há opções para todos os gostos e bolsos.
Procure um profissional com o qual você se identifique, analise a experiência dele em relação ao formato de retrato e faça uma escolha consciente.
Além dos inúmeros benefícios para a sua carreira, as fotos podem alavancar a sua autoestima e a percepção da autoimagem.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre marketing médico? Faça download do ebook Clínicas Digitais.