Você já deve ter ouvido algo sobre a importância do marketing para médicos e não é à toa que você chegou neste artigo.
De fato, hoje o marketing mais do que nunca é fundamental para permitir que as pessoas saibam quem você é e o que você faz.
Para os médicos, o marketing permite que você seja encontrado na internet. Além disso, ele possibilita que um potencial paciente desperte o interesse em agendar uma consulta. Consequentemente, você se torna uma referência na sua especialidade.
No entanto, nenhum resultado chega de uma hora para outra. Com o marketing para médicos não é diferente.
Por isso, preparamos este artigo exclusivo e atual sobre o marketing para médicos. Aqui, você vai compreender por que ele é tão importante e o que de fato é necessário para fazê-lo de forma estratégica.
Não deixe de ler este artigo até o final para conhecer todas as dicas e recomendações para que você alcance um marketing médico de excelência!
O marketing médico feito da forma correta, com consistência, ética e profissionalismo, é capaz de trazer inúmeros benefícios para a presença do médico no mundo digital.
De forma resumida, veja abaixo alguns dos principais benefícios trazidos por esse tipo de estratégia:
Atualmente, é fundamental que os médicos façam uma boa gestão do seu marketing de forma consistente e relevante. De fato, este é praticamente o único modo de garantir uma presença online positiva e que realmente converta usuários em pacientes.
Além disso, é importante deixar claro que o marketing médico não se refere apenas à divulgação da uma clínica para novos pacientes. Ele pode e deve ir muito além disso, de modo a acompanhar toda a jornada do paciente e trazer benefícios de curto, médio e longo prazo.
Mas, afinal, como fazer marketing médico de forma correta?
Para explicar com mais detalhes, veja abaixo os cinco aspectos fundamentais de um bom marketing médico.
Com tanta informação já disponível na internet, não basta apenas publicar qualquer conteúdo para atrair o interesse do seu público.
Para isso, você precisa conhecer bem a sua persona e trabalhar em um conteúdo que seja de fato relevante para ela.
Sua intenção deve ser publicar conteúdo claro, objetivo, atual e que realmente responda às dúvidas mais frequentes dos pacientes.
Ter apenas um site e um perfil nas redes sociais não é mais suficiente no marketing digital para a saúde. Para isso, é muito importante que você esteja presente e atue nos canais certos.
Para saber quais são os melhores canais para começar a publicar seus conteúdos, você precisa conhecer bem sua persona e a jornada do paciente.
Você sabe qual a idade média da sua persona? Quais são os principais meios de comunicação que seu paciente utiliza? E como funciona a jornada do paciente?
De fato, para ter um marketing médico realmente assertivo, é fundamental que sua comunicação seja clara, objetiva e totalmente direcionada à sua persona.
Ela deve acompanhar o seu paciente por diversas fases da sua jornada, de modo a criar uma conexão real e despertar o interesse por seu conteúdo.
Conhecer bem o seu público é um dos passos mais importantes para o marketing médico.
Sem um conhecimento sólido e claro sobre a sua persona, você corre o grande risco de investir tempo e dinheiro em um conteúdo que não irá atingir seu potencial paciente.
Para que você realmente alcance sucesso com o marketing médico, é preciso fazer o acompanhamento regular dos seus canais digitais.
Afinal, as pessoas esperam respostas cada vez mais rápidas no meio digital. Isso inclui o e-mail, a confirmação do agendamento de uma consulta ou uma interação nas redes sociais.
Ao fazer isso de forma adequada, você é visto como uma autoridade na área. Além disso, criam-se conexões com seus pacientes, que agora irão se lembrar dos conteúdos que foram essenciais no dia a dia.
Além dos relatórios oferecidos em uma conta profissional nas redes sociais, é essencial acompanhar outras métricas importantes. Isso inclui analisar os resultados do seu site, as interações com as suas contas, as dúvidas recebidas pelos usuários e até mesmo como é a experiência do paciente durante o atendimento.
Dessa forma, você pode fazer testes frequentes com o conteúdo, realizar ações estratégicas para melhorar a experiência do paciente e otimizar cada vez mais a atuação do seu marketing médico.
De fato, essa talvez seja a parte mais difícil de ser feita com maestria sem o conhecimento técnico de marketing.
Por mais que os médicos estejam cada vez mais empreendedores, é comum que existam diversos desafios na gestão da própria imagem na internet.
Para exemplificar, veja abaixo alguns desafios muito comuns que você pode identificar ao fazer a gestão do marketing:
Além disso, é muito importante se lembrar sobre a necessidade de seguir as normas do CFM, relacionadas à publicidade médica. Para saber mais, não deixe de ler este artigo no nosso blog.
O iMedicina oferece diversas soluções para o dia a dia do médico que atua em consultório ou clínica própria. Além do software com prontuário eletrônico e gestão do relacionamento com o paciente, nossas ferramentas podem auxiliar os profissionais de saúde a preencherem a agenda vazia. Isso inclui a criação e gestão do marketing médico de milhares de profissionais em todo o Brasil.
Contar com uma empresa que reúne médicos, profissionais de saúde e um super time de marketing, sem dúvida é a melhor opção para gerir o seu marketing médico.
Dessa forma, você tem a confiança de que está utilizando as melhores e mais atuais ferramentas para o marketing digital. Ao passo em que garante que ele é gerido por uma empresa que conhece o seu público tão bem quanto você.
Além disso, a ferramenta do iMedicina é muito completa e ideal para o médico. Ela traz diversas funcionalidades, criadas especialmente para melhorar o seu dia a dia e te ajudar a alcançar mais resultados.
Em relação ao marketing médico, veja só algumas estratégias que você poderá contar com o apoio técnico do iMedicina:
Neste artigo, você viu que para fazer a gestão de um bom marketing médico é preciso tempo e esforço. E – sim, ele é realmente necessário!
No entanto, não restam dúvidas de que este é um trabalho de longo prazo e que vale muito a pena!
Agora, basta colocar sua estratégia de marketing médico em ação.
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