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Gestão de marketing para médicos: isso é realmente necessário?

Você já deve ter ouvido algo sobre a importância do marketing para médicos e não é à toa que você chegou neste artigo.

De fato, hoje o marketing mais do que nunca é fundamental para permitir que as pessoas saibam quem você é e o que você faz.

Para os médicos, o marketing permite que você seja encontrado na internet. Além disso, ele possibilita que um potencial paciente desperte o interesse em agendar uma consulta. Consequentemente, você se torna uma referência na sua especialidade.

No entanto, nenhum resultado chega de uma hora para outra. Com o marketing para médicos não é diferente.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo e atual sobre o marketing para médicos. Aqui, você vai compreender por que ele é tão importante e o que de fato é necessário para fazê-lo de forma estratégica.

Não deixe de ler este artigo até o final para conhecer todas as dicas e recomendações para que você alcance um marketing médico de excelência!

Por que fazer marketing médico?

O marketing médico feito da forma correta, com consistência, ética e profissionalismo, é capaz de trazer inúmeros benefícios para a presença do médico no mundo digital.

De forma resumida, veja abaixo alguns dos principais benefícios trazidos por esse tipo de estratégia:

Como fazer marketing médico?

Atualmente, é fundamental que os médicos façam uma boa gestão do seu marketing de forma consistente e relevante. De fato, este é praticamente o único modo de garantir uma presença online positiva e que realmente converta usuários em pacientes.  

Além disso, é importante deixar claro que o marketing médico não se refere apenas à divulgação da uma clínica para novos pacientes. Ele pode e deve ir muito além disso, de modo a acompanhar toda a jornada do paciente e trazer benefícios de curto, médio e longo prazo.

Mas, afinal, como fazer marketing médico de forma correta?

Para explicar com mais detalhes, veja abaixo os cinco aspectos fundamentais de um bom marketing médico.

1 – Produção de conteúdo relevante

Com tanta informação já disponível na internet, não basta apenas publicar qualquer conteúdo para atrair o interesse do seu público.

Para isso, você precisa conhecer bem a sua persona e trabalhar em um conteúdo que seja de fato relevante para ela.

Sua intenção deve ser publicar conteúdo claro, objetivo, atual e que realmente responda às dúvidas mais frequentes dos pacientes.

2 – Atuação nos canais certos

Ter apenas um site e um perfil nas redes sociais não é mais suficiente no marketing digital para a saúde. Para isso, é muito importante que você esteja presente e atue nos canais certos.

Para saber quais são os melhores canais para começar a publicar seus conteúdos, você precisa conhecer bem sua persona e a jornada do paciente.

3 – Direcionamento do conteúdo de acordo com a persona

Você sabe qual a idade média da sua persona? Quais são os principais meios de comunicação que seu paciente utiliza? E como funciona a jornada do paciente?

De fato, para ter um marketing médico realmente assertivo, é fundamental que sua comunicação seja clara, objetiva e totalmente direcionada à sua persona.

Ela deve acompanhar o seu paciente por diversas fases da sua jornada, de modo a criar uma conexão real e despertar o interesse por seu conteúdo.

Conhecer bem o seu público é um dos passos mais importantes para o marketing médico.

Sem um conhecimento sólido e claro sobre a sua persona, você corre o grande risco de investir tempo e dinheiro em um conteúdo que não irá atingir seu potencial paciente.

4 – Acompanhamento dos canais digitais

Para que você realmente alcance sucesso com o marketing médico, é preciso fazer o acompanhamento regular dos seus canais digitais.

Afinal, as pessoas esperam respostas cada vez mais rápidas no meio digital. Isso inclui o e-mail, a confirmação do agendamento de uma consulta ou uma interação nas redes sociais.

Ao fazer isso de forma adequada, você é visto como uma autoridade na área. Além disso, criam-se conexões com seus pacientes, que agora irão se lembrar dos conteúdos que foram essenciais no dia a dia.

5 – Análise e mensuração de resultados da sua estratégia de marketing médico

Além dos relatórios oferecidos em uma conta profissional nas redes sociais, é essencial acompanhar outras métricas importantes. Isso inclui analisar os resultados do seu site, as interações com as suas contas, as dúvidas recebidas pelos usuários e até mesmo como é a experiência do paciente durante o atendimento.

Dessa forma, você pode fazer testes frequentes com o conteúdo, realizar ações estratégicas para melhorar a experiência do paciente e otimizar cada vez mais a atuação do seu marketing médico.

De fato, essa talvez seja a parte mais difícil de ser feita com maestria sem o conhecimento técnico de marketing.

Quais são os desafios da gestão do marketing médico?

Por mais que os médicos estejam cada vez mais empreendedores, é comum que existam diversos desafios na gestão da própria imagem na internet.

Para exemplificar, veja abaixo alguns desafios muito comuns que você pode identificar ao fazer a gestão do marketing:

  • falta de conhecimento técnico sobre o marketing em geral e sobre as plataformas mais atuais;
  • frequência na atualização do site médico;
  • otimização de blogs para SEO, que possibilita o ranqueamento do conteúdo no Google;
  • tempo e esforço para manter a constância das publicações;
  • analisar o que funciona e o que não funciona para o seu público;
  • interação com os seguidores nas redes sociais.

Além disso, é muito importante se lembrar sobre a necessidade de seguir as normas do CFM, relacionadas à publicidade médica. Para saber mais, não deixe de ler este artigo no nosso blog.

Por que o iMedicina é a melhor solução para o seu marketing médico?

O iMedicina oferece diversas soluções para o dia a dia do médico que atua em consultório ou clínica própria. Além do software com prontuário eletrônico e gestão do relacionamento com o paciente, nossas ferramentas podem auxiliar os profissionais de saúde a preencherem a agenda vazia. Isso inclui a criação e gestão do marketing médico de milhares de profissionais em todo o Brasil.

Contar com uma empresa que reúne médicos, profissionais de saúde e um super time de marketing, sem dúvida é a melhor opção para gerir o seu marketing médico.

Dessa forma, você tem a confiança de que está utilizando as melhores e mais atuais ferramentas para o marketing digital. Ao passo em que garante que ele é gerido por uma empresa que conhece o seu público tão bem quanto você.

Além disso, a ferramenta do iMedicina é muito completa e ideal para o médico. Ela traz diversas funcionalidades, criadas especialmente para melhorar o seu dia a dia e te ajudar a alcançar mais resultados.

Em relação ao marketing médico, veja só algumas estratégias que você poderá contar com o apoio técnico do iMedicina:

  • criação de sites otimizados e integrados ao sistema de agendamento online do software;
  • desenvolvimento de conteúdos para blogs e redes sociais;
  • criação de fluxos de automação para e-mail marketing.

Conclusão

Neste artigo, você viu que para fazer a gestão de um bom marketing médico é preciso tempo e esforço. E – sim, ele é realmente necessário!

No entanto, não restam dúvidas de que este é um trabalho de longo prazo e que vale muito a pena!

Agora, basta colocar sua estratégia de marketing médico em ação.

Quer entender melhor sobre como é feito o marketing médico ético? Leia também os artigos abaixo:

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Escrito por
Equipe iMedicina