Google Ads x Google Meu Negócio: entenda a diferença

Google Ads

No marketing médico, existem muitas estratégias para favorecer o desenvolvimento da autoridade do profissional. Essas ações, tanto orgânicas quanto pagas, como o Google Ads, têm o objetivo de apresentar soluções para problemas vivenciados pelas pessoas.

Quando o médico conta com ferramentas online que levam pacientes ou futuros pacientes a encontrar respostas, ele cria uma relação de confiança. Assim, com essa autoridade gerada por meio de conteúdos relevantes, o resultado pode ser mensurado pelo aumento no número de consultas.

Mas como os recursos para fazer a comunicação digital do médico são inúmeros, é importante entender melhor alguns deles antes de aplicar no próprio consultório. Cada realidade é única, então, as ações podem mudar entre os profissionais da medicina.

Neste post, o foco será a diferenciação entre o Google Ads e o Google Meu Negócio, que são duas ferramentas de muita relevância para as clínicas. Afinal, esse é o maior buscador online, por isso, precisamos estar sempre alinhados a ele, concorda? Acompanhe!

O que são resultados orgânicos?

Para explicar o que é o Google Ads, é preciso entender bem o que são os resultados orgânicos que aparecem quando fazemos uma busca na internet. Quando você digita uma palavra ou expressão na caixa de perguntas ou no próprio navegador, o Google mostrará alguns resultados relativos àquilo que você procurou, certo?

Os primeiros itens ranqueados têm total relação com anúncios, isto é, mensagens que foram pagas para estar no topo. Logo abaixo, estarão os resultados orgânicos, ou seja, aqueles que aparecem para o usuário sem que alguém tenha pago para isso.

Como ficar no topo?

A resposta para essa pergunta envolve algumas variáveis, mas vamos focar em duas. Para aparecer no topo desse ranking, é preciso pagar e/ou desenvolver conteúdos que trabalhem fortemente as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Em outras palavras, quem deseja aparecer entre os primeiros resultados orgânicos do Google, deve produzir textos, imagens, vídeos e outras formas de conteúdo que sejam realmente relevantes. Ainda, se o seu material tiver relevância suficiente para responder a dúvida do usuário, ele aparecerá mais.

Por outro lado, essa estratégia nem sempre é suficiente, uma vez que a concorrência pelo “pódio” é altíssima. É claro que todo mundo quer aparecer logo, concorda? Nessa hora, o Ads entra em cena.

O que é o Google Ads?

Também chamado de Google Ads, trata-se da plataforma de anúncios do próprio Google, o grande buscador da internet, o “sabe-tudo”, sempre pronto para tirar suas dúvidas e solucionar os seus problemas.

Todos que usam a internet já se depararam com resultados que são fruto do Ads. Já percebeu que as primeiras aparições em uma busca contêm a palavra “Patrocinado” ou “Anúncio”? Isso é justamente a ferramenta em ação.

Sendo assim, é uma estratégia que deve fazer parte do seu marketing médico, conforme os seus objetivos. Desse modo, o profissional é capaz de mostrar melhores resultados às pessoas e, assim, levá-las a clicar no link.

Palavras-chave e Google Ads

Para esclarecer melhor as questões de mídias pagas e orgânicas, é preciso lembrar que palavras-chave sempre mantêm a importância. Então, seja quando você for patrocinar ou produzir um material orgânico, será necessário usar as palavras-chave específicas.

Apenas para dar um exemplo, se a pessoa pesquisa por “dermato bh”, tanto os resultados pagos quanto os orgânicos aparecerão no ranking. A diferença é que os médicos que estão usando o Ads com essa palavra-chave terão acesso mais facilitado ao topo.

Vale ressaltar que pagar não é garantia de aparecer em primeiro lugar. A explicação para isso é que também existe concorrência na ferramenta de anúncios. Em outras palavras, tudo vai depender do valor investido, entre outros fatores.

Além disso, há outras formas de fazer patrocínio, como por um assunto específico, segmentação por público-alvo e várias outras configurações.

Investimento no Google Ads pode variar

Cabe ao anunciante definir o quanto irá gastar e, ainda, escolher como será distribuído o valor do anúncio, por exemplo, por divulgação mensal. Outra forma de cobrança é por meio de cliques, ou seja, quando o link patrocinado for clicado.

É por isso que não podemos determinar qual é o melhor valor para investir, porque há algumas variáveis. Mas é sempre importante avaliar os retornos do investimento no Google Ads, para saber se algo pode ser melhorado. Além disso, não se pode esquecer de continuar trabalhando o SEO de seu site e blog.

O que é o Google Meu Negócio?

Trata-se de outra ferramenta para ajudar seu consultório a ser encontrado online pelos pacientes. Para utilizá-la, é preciso cadastrar o negócio em questão e, assim, quem fizer uma busca por determinado nome de clínica, por exemplo, terá o resultado bem destacado à direita.

É bem provável que você já tenha visto isso quando procurou por alguma empresa ou serviço que estava querendo contratar. Quem atua com o Google Meu Negócio deixa bem clara as informações básicas para ser encontrado:

  • endereço;
  • telefone;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • avaliações e comentários;
  • fotos;
  • outros dados importantes.

Além disso, diversas configurações que podem ser criadas. Quanto mais informações for possível passar para os pacientes, melhor será para que entrem em contato, acessem seu site e agendem uma consulta.

Nesse sentido, essa ferramenta é de grande importância para mostrar como anda a interação das pessoas com o seu consultório, uma vez que gera relatórios sobre isso.

Uma dica preciosa é sempre responder comentários e avaliações, sejam positivos ou negativos. Isso é uma forma de mostrar que o médico está atento às demandas dos pacientes e suas necessidades.

É possível combinar estratégias de marketing médico?

Esse conteúdo teve como objetivo esclarecer melhor sobre a ferramenta de anúncios do Google, além de comparar com a do Meu Negócio. Certamente, ambas devem ser avaliadas dentro das ações que visam conquistar mais pacientes e manter a agenda cheia, da maneira como você desejar.

Por fim, é sempre válido lembrar que, no marketing médico, não devemos apostar todas as nossas fichas em uma só estratégia. Logo, o Google Ads é apenas uma entre tantas boas ações para o seu desempenho.

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