Por consequência do surgimento constante de novos profissionais no mercado, todo médico que almeja o sucesso precisa buscar meios para se diferenciar da concorrência. Neste sentido, desenvolver uma boa identidade visual da clínica ajuda a se destacar e a comunicar os seus valores.
Mas, afinal, você sabe o que é identidade visual? Entende a importância de criá-la? Sabe como estruturá-la corretamente? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e muitas outras dúvidas.
O que é identidade visual?
Trata-se do conjunto formado por símbolos, formatos, tipografia, cores e outros elementos que, quando reunidas, representam a imagem de um profissional para o seu público. Dessa forma, uma marca, nome ou serviço passam a ser reconhecidos por essa identidade gráfica.
Ainda, a identidade visual precisa transmitir os valores, o conceito, o propósito, a missão e o posicionamento do profissional na sua área de atuação. Porém, para se diferenciar no mercado, ela precisa ser bem definida, interessante e única.
Ademais, o desenvolvimento de uma boa identidade visual da clínica não se limita a construção de um bom cartão de visitas. Na verdade, ela irá representar a personalidade da empresa em todos os canais de comunicação que forem utilizados pelo profissional.
Outrossim, a estruturação de uma identidade visual deve abranger o logotipo, os cartões de visita, receituário, laudos dos exames, materiais de divulgação, sinalização interna da clínica, postagens nas redes sociais e até uniforme dos funcionários.
Por fim, quando um consultório constrói uma representação gráfica coerente e forte, os pacientes passam a identificá-lo apenas pelas cores, pelo logotipo ou pela reunião desses símbolos, o que aumenta a sua credibilidade.
Então, agora que você já entendeu o que é a identidade visual da clínica, precisamos falar sobre a importância de desenvolvê-la e todos os benefícios que podem ser obtidos com ela. Ficou interessado? Continue a leitura.
Por que é necessário desenvolver a identidade visual da clínica?
Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer um bom atendimento não pode ser o único diferencial de um profissional de saúde. Para alcançar o sucesso, é necessário investir em outras ações, tais como, construção da identidade visual e estratégias de marketing médico.
Assim, ao desenvolver um logotipo interessante ou utilizar uma paleta de cores que reflete a personalidade do profissional, o paciente se identifica e tende a se fidelizar. Caso contrário, o médico perde a oportunidade de atrair e de estabelecer uma relação com seu público.
Ainda, a identidade visual pode ser responsável por criar vínculos com os pacientes. Quanto mais houver elementos que sejam familiares para eles, maior será a sensação de proximidade e até de necessidade em relação aos serviços oferecidos.
Dessa forma, o contato constante com essa marca fará com que ela seja armazenada na memória do paciente, favorecendo o consultório no momento em que ele precisar tomar a decisão de procurar assistência médica.
Com isso, além de se diferenciar, você passa a ser reconhecido pelas pessoas, o que também aumenta a sua autoridade enquanto médico, se tornando uma referência na sua área de atuação. Esse reconhecimento também é responsável pelo sucesso de suas ações para atração e fidelização de pacientes.
Alguns bons exemplos de sucesso de uma boa identidade visual são o Mc Donald’s, a Nike, Adidas, Mastercard e Apple. Essas marcas são facilmente identificadas pelas suas cores ou pelos seus logotipos.
Como a identidade visual da clínica pode ser utilizada?
A identidade visual da clínica precisa estar presente em todos os canais de comunicação da empresa e em todas as formas de divulgação. A padronização é essencial para o fortalecimento da marca.
Por isso, as cores do seu logotipo, por exemplo, precisam estar inseridas no uniforme da equipe e na sinalização interna do consultório, tais como, placas de orientação, cartazes, panfletos e até nas faixas pintadas no chão.
Ademais, todo o material de papelaria da sua clínica deve respeitar a identidade visual desenvolvida. Ou seja, precisa conter a paleta de cores, o logotipo, a tipografia e outras características pertinentes.
Da mesma forma, a identidade visual da clínica deve se estender ao site médico, às redes sociais, ao blog, ao e-mail marketing e à qualquer outra forma de comunicação com os pacientes.
Para isso, essas plataformas e ferramentas precisam preservar as mesmas cores e tipologias que forem utilizadas nos materiais de papelaria e na sinalização interna do consultório. Ao ampliar essa comunicação, você acelera o processo de reconhecimento, fortalece a sua presença digital e dá solidez à marca.
Conheça algumas dicas para estruturar a sua identidade visual
Agora que já falamos sobre o conceito, a sua importância para os profissionais de saúde e sobre as formas de utilizá-la, chegou a hora de transformar toda a teoria em prática.
Assim, preparamos algumas dicas que irão ajudar na estruturação da sua identidade visual. Então, se você tem dúvidas sobre quais aspectos considerar para o desenvolvimento da sua marca, continue a leitura.
1) Planejamento da identidade visual da clínica – o que levar em consideração?
Para desenvolver uma identidade visual que transmita a personalidade da clínica, é preciso planejar todas as etapas, processo conhecido como briefing. Para isso, o primeiro passo é identificar cores, símbolos e tipografias que sejam coerentes com a mensagem que a marca deseja transmitir.
Posteriormente, deve se considerar o perfil do seu público. Por exemplo, se você é pediatra, a identidade precisa ser atrativa para os pais e para as crianças. Além disso, é fundamental que a sua marca não deixe dúvidas sobre o tipo de atendimento realizado na clínica e as especialidades disponíveis.
2) Definição da identidade gráfica: cores, tipografia, elementos e símbolos
Após a realização do briefing, você já tem as informações necessárias para iniciar o processo criativo. Neste sentido, é importante dedicar-se a análise e estudo dos itens que irão compor a sua identidade visual, tais como:
- símbolos: o logotipo é o símbolo que estará presente em todos os seus materiais de comunicação. Ele pode ser mais abstrato, como linhas curvas ou espirais, ou literais, como o desenho de uma gestante, um bebê, entre outros;
- elementos: para compor a identidade visual você pode se utilizar de formas geométricas, como retângulo, quadrados, círculos e triângulos. A melhor alternativa será aquela que respeitar o perfil levantado pelo briefing;
- cores: as cores possuem significados e são responsáveis por provocar sensações em nosso cérebro. O azul e o lilás, por exemplo, transmitem a ideia de limpeza e calma. Por isso, é comum que as cores mais pesadas, como o preto e o vermelho, sejam evitadas em consultórios médicos;
- tipografia: diz respeito ao tipo de letra que será usada na identidade visual da clínica. Esse elemento deve estar em sintonia com os símbolos e cores escolhidas.
3) Divulgação
Com a estruturação da sua identidade visual, chegou o momento de divulgá-la para o seu público. Para isso, existem inúmeras possibilidades, como, por exemplo, televisão, jornais, revistas, site médico, redes sociais, e-mail marketing, panfletos, etc.
De modo geral, investir em estratégias de marketing médico tem se mostrado a melhor alternativa, pois, além do menor custo, quando comparado à mídia tradicional, tem o potencial de alcançar um número maior de pessoas.
4) Auxílio profissional
Embora a construção de uma identidade visual forte pareça algo simples, trata-se de um processo longo e que exige conhecimento técnico e acadêmico, pois, o objetivo é desenvolver uma marca com personalidade e que transmita a mensagem desejada.
Neste sentido, recomenda-se que profissionais de saúde busquem auxílio de profissionais especializados na criação de identidades visuais para médicos. Com isso, o resultado será mais assertivo e, provavelmente, terá maior sucesso.
Então, se você deseja construir a sua marca e necessita desse suporte especializado, saiba que o iMedicina dispõe de um marketplace com fornecedores experientes nas áreas de design e marketing, sendo todos aprovados pela empresa e com garantia de entrega do serviço para todos os clientes.
Portanto, a estruturação de uma forte identidade visual da clínica trará bons resultados para você e se tornará um diferencial em meio a concorrência. Por isso, não perca tempo, procure auxílio profissional e inicie o desenvolvimento da sua marca.
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