6 informações sobre o médico que o paciente deseja encontrar

informações do médico

Em um mercado cada vez mais competitivo, entender as necessidades e demandas dos pacientes tem sido essencial para quem deseja se destacar no mercado. Uma das principais questões que precisam ser avaliadas pelos profissionais de saúde é que o paciente, principalmente aquele que possui acesso à internet, é exigente, bem informado e empoderado. Assim, é necessário fornecer a ele o máximo de informações possíveis para garantir confiabilidade e sejam maiores as chances de conversão.

Você sabe, de fato, quais são as informações essenciais que você precisa disponibilizar ao paciente? Reunimos tudo o que o paciente deseja encontrar sobre o médico ao fazer uma busca na internet. Confira, a seguir.

Principais informações buscadas pelo paciente para conhecer um médico

Ao procurar por um profissional na internet, existem algumas informações que o paciente julga ser essencial. Assim, ele consegue avaliar se aquele é, ou não, uma boa opção para lhe atender.

É importante imaginá-las como um cartão de visitas virtual. Ou seja, é a sua primeira forma de se apresentar para seu paciente. Por isso, é ideal que o médico as apresente de forma clara e objetiva.

Confira as 6 informações sobre o médico que o paciente deseja encontrar na internet.

1 – Foto de perfil

A foto de perfil é o primeiro elemento que o paciente irá buscar. A imagem do médico faz com que o profissional seja identificado e reconhecido, assim como acontece com as marcas.

Assim, para garantir uma boa primeira impressão, é imprescindível que você se atente à foto que irá compartilhar, garantindo que ela seja profissional e transmita confiabilidade.

Veja quais são as técnicas para transmitir uma boa impressão através da imagem:

  • angulação: o melhor ângulo para uma foto profissional é quando seu rosto ocupa ao menos 60% da área da imagem e que os seus ombros também possam aparecer. As fotos de corpo todo ou na companhia de outras pessoas devem ser evitadas;
  • fundo: procure um fundo plano (preferencialmente branco ou de cor neutra) para garantir que sua imagem esteja em primeiro plano e que não seja ofuscada por outros componentes da paisagem;
  • iluminação: a iluminação é mais um elemento que pode salvar ou prejudicar a sua foto. Embora existam muitas técnicas profissionais para captar uma boa luz, a nossa dica é que você dê preferência à iluminação natural, sem sombras ou flash;
  • personificação: a sua foto precisa demonstrar o que você realmente é dentro do consultório, caso contrário poderá causar uma falsa impressão e frustração ao paciente. Por isso, busque manter sua foto sempre atualizada e fiel às suas características, mostrando como você é no seu dia a dia profissional;
  • expressão: fique atento(a) à sua expressão! Sorrir não é obrigatório, mas ajuda a transmitir receptividade ao paciente. Lembre-se sempre de olhar para a direção da lente;
  • dress code: por último, o seu vestuário dirá muito sobre seu profissionalismo. Portanto, procure manter a formalidade que você leva para seu consultório, evitando acessórios, como óculos de sol, chapéu ou roupas extravagantes.

2 – Feedbacks do paciente

As opiniões (ou feedbacks) são um dos pontos que mais contribuem para atrair novos pacientes. Especialmente quando eles estão em busca de um profissional que ainda não conhecem.

Portanto, peça aos seus pacientes que respondam pesquisas de satisfação sobre o seu serviço (que podem ser enviadas por campanhas de e-mail marketing, por exemplo). Após colher a opinião sobre o seu atendimento, disponibilize as respostas em seu site, redes sociais e outros canais de comunicação.

3 – Lista de preços

Essa é mais uma informação bastante pertinente para o paciente que deseja marcar uma consulta com o especialista. Afinal, ao verificar o preço ou se há a possibilidade de consulta pelo convênio médico, ele poderá certificar-se se está ou não dentro de suas condições. Assim, ele decide sobre a continuidade das suas pesquisas sobre o profissional.

Se porventura ele não encontra essa informação, o paciente pode desistir do profissional. Ou terá que entrar em contato com a clínica para perguntar sobre valores, o que provavelmente irá diminuir a qualidade da experiência do paciente.

Portanto, nossa recomendação é que você divulgue, no seu site médico, os valores estimados para a primeira consulta ou procedimentos.

4 – Serviços oferecidos ao paciente

Seguindo a lógica da lista de preços, a listagem de serviços também precisa estar disponível de forma clara e objetiva na internet.

Afinal, é muito comum a pesquisa por sintomas na internet. Com isso, você ajuda o paciente a decidir qual é o profissional mais indicado para iniciar o seu tratamento. Se você detalhar os procedimentos realizados na sua clínica ou consultório, as buscas do usuário se tornarão mais práticas e ele poderá decidir de forma mais segura e assertiva.

5 – Localização do consultório

O endereço do seu consultório é mais uma informação que deve constar em todos os seus canais de atendimento. Assim o paciente saberá onde te encontrar e decidir se a localização é ou não viável para ele. Além disso, será possível se programar para a ida à consulta.

Para tornar a experiência do paciente ainda melhor, você pode disponibilizar em seu site um mapa com as rotas até o seu consultório. Informe se existem opções de estacionamento próximos ou para pacientes no local de atendimento.

Caso você atenda por telemedicina, deixe essa informação disponível no seu site. Assim, ainda que sua localização seja de difícil acesso para alguém, é possível realizar uma consulta virtual. Ou seja, essa informação fará com que você não perca pacientes por dificuldade de acesso.

6 – Experiência profissional

Por fim, não deixe de incluir as suas experiências, histórico e currículo profissional. Para isso, você pode criar uma página “Sobre” ou “Corpo Clínico” em seu site.

Essas informações são muito buscadas pelo paciente e ainda transmitem confiabilidade e segurança, aumentando as chances de conversão.

Esperamos que você tenha compreendido as 6 informações mais procuradas pelo paciente quando o assunto é o profissional de saúde. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações a respeito do marketing médico.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: