O marketing digital reúne ações de comunicação online que ajudam a impulsionar os negócios. Na área da saúde, o marketing médico ajuda os profissionais a mostrarem autoridade em sua especialidade médica, seja no ambiente digital ou offline. Desse modo, ele contribui para a credibilidade de clínicas e consultórios.
Por trás das ações de comunicação, é preciso ter objetivos pré-definidos que servirão de base para as estratégias utilizadas.
Ter um site completo que tire dúvidas e redes sociais alimentadas frequentemente. Apostar em e-mails marketing e outros materiais com assuntos relevantes. Esses são pontos importantes quando o assunto é expandir o número de pacientes.
Neste texto, você vai conhecer mais sobre o assunto e entender como as clínicas multidisciplinares podem se beneficiar do marketing médico. Boa leitura!
Marketing médico para impulsionar sua clínica multidisciplinar
O mundo vive uma era digital cercada por telas de todos os lados, como celulares, computadores e tablets. A tecnologia avança cada vez mais rápido e a internet se tornou um espaço para se informar. Além disso, por meio dela [internet], as pessoas buscam indicações e, até mesmo, tomam decisão de compra.
Para os profissionais da saúde, isso não é diferente. Pacientes usam a internet e as redes sociais para decidirem onde irão se consultar. Por isso, é importante que as clínicas reforcem a sua marca no ambiente online. Elas precisam demonstrar confiança, e, sobretudo, apresentar conteúdos relevantes.
Dentro do mundo digital, é fundamental que existam estratégias de marketing médico por trás de todo o conteúdo para que ele atinja o objetivo de atrair e fidelizar novos pacientes para as clínicas que possuem muitas especialidades.
Marketing médico na atração e fidelização de pacientes
Dentro do marketing médico, a jornada do paciente é o caminho que ele percorre para chegar até a clínica. Se o conteúdo digital que a clínica oferece consegue impactá-lo em todos os pontos da jornada, você consegue atraí-lo, engajá-lo até que ele agende a consulta.
A partir daí, você vai alimentando-o até que ele se torne um paciente fiel. Aquele que divulgam seu trabalho e se torna um promotor da marca.
Conheça as etapas de atração e fidelização do marketing médico:
Chamar a atenção
Um pessoa que está navegando pelas redes sociais nem sempre sabe que tem um problema que precisa ser tratado. Isso é muito comum de acontecer, já que os primeiros sintomas costumam passar despercebidos.
Nesta etapa, é importante que você leve informações interessantes e com potencial para chamar a atenção para o possível problema. Os conteúdos podem abordar dicas e curiosidades sobre doenças e procedimentos, principais sintomas, cuidados de saúde em geral etc.
Assimilando o problema
Nesta etapa, seu futuro paciente já percebeu que existe um problema. Agora, é hora de ajudá-lo a entendê-lo. Para isso, aposte em conteúdos mais informativos e um pouco mais aprofundados.
E-books sobre temas de sua especialidade e materiais mais ricos funcionam bem nesta etapa.
Esclarecer dúvidas
O site é seu cartão de visitas na internet. É por meio dele que os pacientes encontram informações sobre a clínica, as especialidades atendidas e os corpo clínico. Então, caprichar no site e incluir nele opções de contato e de agendamento é fundamental para que esta etapa cumpra seu objetivo.
Agendamento de consultas
Parabéns! Se chegou nesta etapa da jornada do paciente, a estratégia de marketing médico utilizada no seu negócio está funcionando muito bem. Para facilitar para o paciente, é importante disponibilizar um agendamento de fácil acesso. Se for pela internet, melhor ainda! Então sempre agregue suas estratégias a um software médico que facilite o relacionamento com o paciente.
Fidelização do paciente
Nesta etapa, o médico deve proporcionar ao paciente uma ótima experiência na consulta. Isso faz com que ele não apenas volte, mas também indique seu consultório ou clínica para familiares e amigos.
Investir no marketing médico é muito importante para que a clínica ganhe autoridade na internet e mostre que tem relevância na área de atuação em que atende.
Mas, é claro que a falta de tempo por parte dos médicos e administradores, muitas vezes, é um empecilho. Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada em marketing para auxiliá-lo na estratégia e na produção do conteúdo.
Marketing médico: autoridade para clínicas multidisciplinares
Uma estratégia bem realizada traz bons frutos para as clínicas multidisciplinares, da mesma forma que funcionam para clínicas com apenas uma especialidade. Além de auxiliar na atração de novos pacientes, ainda contribui para reforçar o nome da clínica no mercado.
Dessa forma, toda a equipe médica também ganha relevância, pois quando os pacientes passam a enxergar aquele local como referência em atendimento médico, logo associa o mesmo destaque aos profissionais que nela atuam.
É importante salientar que para trazer esse reforço de marca para a clínica e evidenciar o seu nome no mercado da saúde, o ideal é que o marketing médico seja feito sob medida para a instituição, levando em consideração todas as especialidades atendidas e os diferenciais que ela oferece como espaço.
Apesar disso, os médicos também podem fazer o seu marketing, tanto vinculado à clínica ou de forma autônoma.
Conheça 4 dicas de estratégias de marketing médico que contribuem para reforçar a autoridade das clínicas multidisciplinares:
1 – Redes sociais
Sem dúvida, as redes sociais se tornaram um espaço muito utilizado para se informar, esclarecer dúvidas e, até mesmo, para decidir pela aquisição de um produto ou serviço. É fundamental que clínicas e consultórios tenham perfis nas redes com o próprio nome e se comuniquem com seus pacientes humanizando a marca.
Outro ponto importante é apostar em assuntos que sejam de interesse e relevância para as publicações. Isso inclui abordar temas de todas as especialidades médicas que a clínica atende.
Dar dicas de saúde, tirar dúvidas, esclarecer mitos e verdades e, sobretudo, interagir com o público. É dessa forma que a autoridade começa a ser firmada e o relacionamento com o paciente inicia-se.
2 – Site
O site da clínica é o espaço em que será possível levar mais informações ao paciente sobre a instituição.
No site pode -se abordar o currículo dos profissionais, as especialidades de atuação e seus principais atendimentos, dados de contato e quais são os benefícios que o ambiente oferece a quem frequenta seus serviços.
Fotos das salas de atendimento e dos médicos e dos espaços de convivência é também é uma ótima maneira de ampliar a percepção daquilo que se está oferecendo. Lembre-se de incluir imagens profissionais, que demonstram a mensagem que a clínica quer transmitir aos pacientes.
3 – Anúncios
Anúncio nas pesquisas do Google é outra boa estratégia dentro do marketing médico. Eles permitem que os pacientes procurando pelos serviços oferecidos em pesquisas no Google, encontrem o espaço com menos esforço. Isso aumenta a quantidade de pessoas que visualizam o site e podem agendar uma consulta ali mesmo.
Escolha palavras-chave referentes à sua clínica, especialidades médicas oferecidas e profissionais da saúde para elaborar o anúncio.
Caso ache a estratégia mais complicado, existem empresas especializadas em marketing médico no Google Ads, como o iMedicina, que podem conduzi-la com toda segurança para o negócio.
4 – Google My Business
Ter o perfil da sua clínica ou consultório dentro do Google My Business (ou Google Meu Negócio) também contribui para dar autoridade a seu negócio. Essa ferramenta permite que todas as suas informações importantes estejam reunidas em um só lugar.
O Google My Business é gratuito e, o melhor, é de fácil acesso para o paciente em potencial.
Endereço, número de contato, fotos dos espaços da clínica, avaliações do atendimento e link do site são algumas informações que devem estar no Google Meu Negócio.
Percebeu como o marketing médico faz diferença e contribui para a atração e fidelização de novos pacientes? A presença digital é indispensável, mas é importante sempre lembrar que o conteúdo precisa ser de qualidade e relevância. Só assim, esse objetivo será cumprido.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relevantes para a sua clínica médica? Continue navegando pelo Blog iMedicina.