O Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas nas estratégias de marketing atualmente. Ele tem mais de 122 milhões de usuários no Brasil. Já pensou em uma estratégia de marketing no Instagram médico? Imagine a quantidade de usuários que você poderá impactar!
Especialistas que acabam de abrir o consultório e também aqueles que querem melhorar os resultados do atual podem se beneficiar de um perfil bem construído nesse canal.
É verdade que há bem pouco tempo atrás, perfil de médico nas redes sociais era visto com maus olhos pela própria classe. Isso porque existe muita desinformação e profissionais que se utilizam dos meios digitais para oferecer serviços e produtos duvidosos.
O receio de perder a credibilidade ao se juntar ao demais profissionais que prestam esse desserviço à população, fez com que a classe médica demorasse a entender a necessidade e as vantagens das mídias sociais, para o consultório e para os usuários.
Porém, com o tempo, a percepção de que o marketing no Instagram médico é um tipo de publicidade permitida pelo Conselho Federal de Medicina – com algumas restrições que podem ser conferidas aqui – e que ajuda na expansão dos negócios foi se fortalecendo.
Dessa forma, muitos profissionais já aderiram e possuem estratégias robustas de marketing, o que você está esperando para começar?
Por que fazer marketing médico no Instagram?
O Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil. É uma grande fonte de informação para as pessoas, quando estão pensando em adquirir serviços e produtos. Além disso, ela ajuda profissionais a se relacionarem com seu público-alvo e a construir relações mais diretas com ele.
Por isso, ter um perfil no Instagram é muito relevante para o consultório. Em uma sociedade cada vez mais digital, estar fora da rede não é uma boa estratégia no mercado da medicina, mesmo ele sendo classificado como serviço essencial.
O Instagram é uma plataforma que tem alto impacto na decisão da maior parte das pessoas hoje em dia. Isso devido à grande disponibilidade de informações que circulam a todo momento pelo canal, de forma gratuita.
Assim funciona também para os serviços médicos. Os pacientes certamente utilizam os perfis da rede como referência para decidir entre esse ou aquele profissional, como fazem para pesquisar marcas e produtos.
Por isso, o marketing médico no Instagram consegue:
- gerar autoridade e reconhecimento como referência na especialidade em que atua;
- aproximar o relacionamento com os pacientes e futuros pacientes;
- produzir informação médica de qualidade para educar a população;
- melhorar o fluxo de pacientes, com atração e fidelização;
- aumentar a visibilidade do trabalho do médico.
Mas, para que esses resultados sejam alcançados com ética, sem colocar a reputação do médico em risco, é preciso tomar alguns cuidados.
É fundamental que o trabalho de publicidade siga diretrizes técnicas e, acima de tudo, seja feito de maneira responsável, seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina, como foi no início do texto.
O que uma boa estratégia de marketing médico no Instagram deve incluir?
Uma estratégia de marketing no Instagram médico traz resultados à longo prazo, e para que eles perdurem, a técnica adotada deve ser constantemente monitorada e revisada.
Sendo assim, uma boa estratégia deve ter alguns elementos que são indispensáveis. São eles:
Ter um público bem definido
Saber quem é o público ideal para seu consultório é fundamental para levar o seu conteúdo para a pessoa certa.
Isso é importante pois quando você define quem você quer atingir, a linguagem e o tipo de conteúdo precisa ser adequado à essas pessoas.
Para exemplificar, vamos citar os pediatras e os geriatras. Pediatras vão direcionar conteúdo para pessoas entre 25 e 50 anos, em média, já que essas pessoas geralmente são as que tem filhos com idade de ir ao pediatra.
Já os geriatras direcionam conteúdo para pessoas acima dos 45 anos, que representa a média de quem tem pais com idade para consultar um geriatra.
Os interesses, a forma de consumir informação, a linguagem desses públicos se difere bastante. Não adianta querer falar com uma mãe de 25 anos, usando um tipo de conteúdo que agrada uma pessoa de 45.
Entregar um conteúdo de qualidade
Para se ter um perfil com autoridade e que possa virar referência na área de atuação, é preciso entregar valor ao usuário, ou seja, acrescentar ao repertório da pessoa que entra em contato com o conteúdo, algo que ela não sabia ainda!
Os conteúdos online devem oferecer informação relevante, que gera curiosidade e aprendizado. Mercantilizar a profissão não é uma boa estratégia, portanto o médico que se expõe vendendo seu serviço, acaba gerando desinteresse e até repulsa.
A melhor forma de gerar valor é ensinar, desmistificar dúvidas e fornecer conhecimento. As informações inseridas no Instagram têm a possibilidade de atingir um número altíssimo de pessoas. Quando oferece conteúdo de qualidade, o médico está, inclusive, ajudando a educar a população contra as falsas notícias sobre saúde.
Produzir com regularidade
O Instagram é uma plataforma que presta um serviço aparentemente gratuito ao usuário. Mas, na verdade, é um plano de negócios milionário.
Para funcionar, a empresa tenta manter o usuário ali o maior tempo possível, em feeds de notícias e conteúdos que possuem rolagem interminável. A pessoa pode passar o dia inteiro navegando que sempre vai encontrar um conteúdo do seu interesse.
Para isso dar certo, o Instagram tem que ser o mais útil possível em mostrar ao usuário apenas conteúdos que ele ache interessante. Mas como eles sabem o que é interessante para um ou para outro?
Eles criaram um algoritmo que, baseado nos cliques, na frequência de uso, no tempo que a pessoa permanece em um conteúdo e em outros itens, apontam os interesses de quem está rolando o feed.
Portanto, se você gosta de esporte, seu Instagram estará a todo tempo priorizando conteúdos desse tema para chegar até você, em detrimento dos outros assuntos. No entanto, se não há muitos conteúdos de esportes para mostrar, ele vai enviando para seu feed, os outros temas.
É por isso que a consistência de postagens é tão importante. Quanto mais você posta, maior a chance de alcançar pessoas interessadas no seu trabalho. Quanto mais o seu perfil gera interesse, mais o Instagram oferece o seu conteúdo para novas pessoas.
Provocar engajamento
Outro ponto importante do algoritmo é o engajamento com as publicações. O Instagram é uma rede social. O objetivo é conectar as pessoas aos seus interesses.
Por isso, quanto mais engajamento uma publicação recebe, mais o Instagram entende aquilo como relevante. Assim, novamente, os posts que têm mais curtidas, salvamentos, comentários, compartilhamentos, têm mais chances de aparecer para outras pessoas. Eles são, para a plataforma, sinônimo de qualidade.
Para gerar engajamento com o público, faça perguntas nas postagens, responda os usuários que comentam e incentive o repasse da informação.
Ter resultados efetivos vai muito além de encher o perfil de publicações, precisa criar um relacionamento verdadeiro com quem te acompanha.
Acompanhe as métricas
É muito comum o médico receber algumas curtidas nas publicações e achar que a estratégia de Marketing no Instagram médico está funcionando. Por isso, é essencial ter um planejamento com objetivos claros para não cair nas métricas de vaidade.
Número de seguidores e curtidas não é sinônimo de agenda cheia no consultório. Então, quando começar uma estratégia de marketing médico no Instagram, trace suas métricas de acompanhamento focando no seu real objetivo.
Métricas como salvamento, mensagens privadas, comentários e compartilhamento geralmente apresentam um nível maior de engajamento daquele usuário com a publicação.
Elas demonstram que aquela pessoa viu o valor que você buscou transmitir e dedicou um tempinho do dia dela para compartilhar aquela informação ou a guardou para acessar depois.
O que o médico não pode fazer de marketing no Instagram?
Já que começamos com o que você deve fazer para ter uma estratégia de sucesso, agora vamos ver o que não é permitido fazer de publicidade no Instagram.
Antes de começar, o médico precisa ter conhecimento dos limites legais que a profissão impõe para a divulgação das instituições de saúde. Estar atualizado com as legislações evita penalizações e desgaste da imagem pública do profissional.
O Manual de Publicidade Médica conduz as boas práticas. Também é preciso estar sempre atento às orientações dos Conselhos e demais órgãos que regulam o exercício da medicina.
Algumas atitudes são absolutamente proibidas, como:
- Fazer anúncio de método ou técnica não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como válido para a prática médica;
- Expor o paciente sem autorização expressa do mesmo;
- Divulgar antes e depois dos procedimentos;
- Fazer propaganda de técnicas exclusivas
- Garantir resultados; entre outras.
Essas regras têm a finalidade de proteger o paciente do engano, garantindo que os anúncios dos serviços médicos não levem a práticas abusivas e à propaganda duvidosa.
Por esse motivo, segui-las também assegura a credibilidade do trabalho do médico nos meios virtuais.
Muitas vezes, a falta de tempo impede que o médico conduza toda a estratégia sozinho.
Além de qualidade, periodicidade e cuidado com as normas, ainda precisa produzir e postar. Nesse caso, é mais vantajoso contar com o auxílio de empresas preparadas para atender as particularidades da profissão.
O iMedicina, por exemplo, oferece um acervo de conteúdo de alta qualidade, com posts prontos para publicar, que atendem à diversas especialidades.
Isso simplifica a parte burocrática da sua estratégia de marketing no Instagram médico e faz com que você tenha tempo para acompanhar os resultados e gerar ainda mais engajamento no relacionamento com os pacientes e futuros pacientes.
Quer saber o que mais o iMedicina pode fazer pelo seu marketing médico? Acompanhe os artigos do blog e esteja sempre atento às novidades.