Relacionamento

Médico online: como transmitir confiança para seu paciente

A base do relacionamento entre médico e paciente é a confiança mútua. Para que um tratamento seja bem sucedido, ele precisa acreditar na capacidade do profissional. Essa tarefa é facilitada ao se tornar um médico online.

Você sabe o que isso significa? Entende a importância de transmitir confiança para seus pacientes? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e também listaremos algumas dicas que irão ajudar a alcançar esse objetivo.

O que é um médico online?

Com o fácil acesso à informação e o advento de novas tecnologias, o relacionamento entre médico e paciente deixou de ser restrito ao momento da consulta ou ao contato telefônico, passando a ser realizado também nos canais digitais.

Neste sentido, ser um médico online significa utilizar as plataformas digitais para alcançar um maior número de pessoas, oferecer novos serviços aos seus pacientes, produzir conteúdos relevantes para educar a população e para divulgar o seu trabalho.

Assim, você se diferencia da concorrência e passa a dispor dos recursos necessários para atender a este novo perfil de paciente mais exigente, que pesquisa avaliações sobre o profissional e que consome informações relacionadas à saúde.

Desse modo, para se tornar um médico online, você precisa investir na sua presença digital. Para isso, esteja presente nas principais redes sociais, tenha um site médico otimizado para conversão, crie artigos para o blog, desenvolva ações de e-mail marketing, entre outros.

Ademais, implemente sistemas de gestão que permitam a digitalização dos processos internos do consultório e que disponha de funcionalidades que melhorem a experiência do paciente, tais como, prontuário eletrônico, agendamento online, telemedicina, envio de lembretes, etc.

Com isso, você estará atento às demandas do seu público, se colocando sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Consequentemente, os pacientes percebem a modernização do seu consultório e tendem a se fidelizar.

No entanto, um dos grandes desafios do exercício da Medicina sempre foi o estabelecimento de uma relação de confiança com o paciente. A seguir, explicaremos a importância de fazer com que o paciente confie em você e nos seus serviços digitais.

Por que é importante transmitir confiança para o paciente?

A adesão plena do paciente a um tratamento médico depende do quanto ele confia no profissional e no diagnóstico que acabou de receber. Apenas com essa crença ele sairá do consultório decidido a seguir todas as orientações recebidas.

Porém, nem sempre é fácil conquistar a confiança dos pacientes. Contudo, esse deve ser um dos seus objetivos profissionais. Isso porque o sucesso dos protocolos terapêuticos está diretamente relacionado com o quanto o indivíduo acredita na capacidade e no conhecimento do médico.

Ademais, para que o diagnóstico seja o mais assertivo possível, você também deve fazer com que o paciente confie em você. Isso porque a anamnese só pode ser bem feita se houver a cooperação dele.

Além disso, a confiança é o fator principal para fidelizar o paciente. Apenas confiando no seu trabalho é que o paciente continua voltando e indicando seus serviços para outras pessoas.

A desconfiança do paciente pode ser explicada pela presença de mecanismos psicológicos de defesa que são “ativados” na hora da consulta. Essa ação instintiva pode ser provocada por medo, ansiedade e por outras várias razões.

Criar uma relação de confiança plena é um processo complexo e que é construído a médio e longo prazo. No entanto, você pode começar a conquistar o paciente desde a primeira consulta.

Para isso, dedique-se a ouvi-lo, esteja atento as queixas deles, ofereça medidas que tragam alívio ao desconforto, mantenha um canal de comunicação ativo com ele após a consulta e tenha paciência para explicar o tratamento.

Além dessas medidas, existem outras ações que você deve implementar para conquistar a confiança dos pacientes. Quer saber quais? Então, continue a leitura, pois este será o tema do próximo tópico.

Como um médico online pode passar confiança para os pacientes?

O crescimento do seu consultório depende do sucesso dos tratamentos prescritos por você. Por isso, tanto os seus colaboradores quanto você precisam preocupar-se em atrair a confiança dos pacientes, principalmente para médicos online.

Como são ativos nos canais digitais, também estão sujeitos à exposição das avaliações que recebe para um grande número de pessoas. Assim, caso sejam negativas, esses profissionais podem ter sua imagem prejudicada. Então, conheça algumas práticas para transmitir confiança para seus pacientes.

Vá além da anamnese

A entrevista de anamnese é essencial para a confirmação de um diagnóstico. Porém, o atendimento médico deve ir além do registro dessas informações. O paciente pode estar precisando apenas desabafar. Por isso, dedique um tempo para ouvi-lo.

Ofereça atendimento humanizado

A relação entre médico e paciente deve ser humanizada, ou seja, é necessário que haja respeito e empatia. Assim, não o trate como um número. Para conseguir ter a confiança dele, é necessário enxergá-lo como um ser único.

Ademais, coloque o paciente no centro das atenções desde o momento em que há o primeiro contato. Para isso, você precisa envolver seus colaboradores, principalmente aqueles responsáveis por atender e orientar as pessoas.

Seja sempre educado

Na maioria das vezes, a procura por assistência médica ocorre em situações emergenciais. Assim, é normal que o paciente esteja angustiado, ansioso ou irritado. Porém, mesmo que ele esteja alterado durante a consulta online, seja sempre educado e busque contornar a situação.

Crie um ambiente acolhedor

Além de oferecer uma recepção calorosa, faça com que o atendimento remoto seja realizado em ambiente apropriado, sem barulho e interrupção.

Estimule o paciente a falar

As pessoas diferem uma das outras. Por isso, nem sempre o paciente terá facilidade em se comunicar e expor suas queixas. Então, estimule-o a falar fazendo perguntas aleatórias que não precisam estar diretamente ligadas ao tratamento.

Médico online deve oferecer vários canais de contato

Um dos diferenciais de um médico online é a facilidade de ser contactado pelos pacientes. Assim, se você quer ser visto dessa forma, utilize os principais canais para se comunicar com o seu público, tais como WhatsApp, telefone, redes sociais, SMS, e-mail, entre outros.

Produza conteúdos para as redes sociais e blog

Outra maneira inteligente de conquistar a confiança do seu público é fornecendo informações úteis. Porém, procure se limitar a sua área de atuação, elaborando artigos sobre cuidados com a saúde, explicações sobre doenças, etc.

Ademais, para aumentar o alcance dos seus conteúdos, tenha o seu próprio blog. Dessa forma, você poderá compartilhar seus artigos nos perfis das redes sociais, fazendo com que sejam lidos por um grande número de pessoas.

Responda as avaliações com cautela

Uma vantagem do médico online é a possibilidade de ser avaliado digitalmente pelos seus pacientes. Assim, os depoimentos ficam disponíveis para outras pessoas que acessarem suas informações, o que pode ajudá-las a decidir pelo seu atendimento, ou não.

Isso porque essas avaliações também podem ser negativas. Nesses casos, é fundamental que você responda, pois a pessoa responsável pode estar esperando pelo seu retorno. Além disso, o seu posicionamento permite esclarecer a situação para outros que visualizarem.

Porém, você precisa ter cautela nessa resposta. Primeiro, ao responder publicamente, nunca confirme que o autor da avaliação é seu paciente ou divulgue informações relacionadas ao atendimento, a fim de atender às regras de confidencialidade do CFM.

Ainda, se for cabível a resposta pública, procure utilizar as palavras corretas e que não possam ser interpretadas de maneiras diferentes. Ademais, sempre agradeça pelo feedback dado pelo paciente.

Enfim, mesmo que cada paciente seja uma pessoa diferente, essas dicas ajudarão você a conquistar a confiança deles. Acelere esse processo utilizando a seu favor todas as vantagens de ser um médico online.

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Escrito por
Equipe iMedicina