Mais concorrido e mais digital! Este é o novo mercado de saúde, que passa por diferentes transformações a cada dia. Se antes, para realizar um atendimento tradicional havia poucos recursos – tanto para médicos quanto para pacientes- hoje, eles são inúmeros.
As mudanças no mercado da saúde podem ser justificadas ou acompanhadas pela maneira como as pessoas passaram a consumir este tipo de serviço. Há uma constante adaptação do setor para atender e oferecer o que o paciente, cada vez mais exigente, busca.
Atualmente, por exemplo, observa-se que o paciente está se tornando mais ativo na procura por informações mesmo antes da consulta. As pessoas têm a possibilidade de chegar ao atendimento médico com mais informações e questionamentos.
Isso se deve pelas características inerentes do ambiente virtual em que diversos recursos são disponibilizados para pesquisa e formação de opinião, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais informações digitais.
Além da crescente disponibilização de conteúdo informativo online, que torna o paciente mais influenciável, a forma de consumir serviços de saúde também está mudando devido à conectividade.
O cenário demanda que o profissional esteja mais preparado em vários aspectos, oferecendo uma experiência completa ao paciente. Isso envolve como o médico estrutura sua carreira, faz a gestão de seu consultório e fideliza seus pacientes com um atendimento diferenciado.
Já faz algum tempo que é possível agendar uma consulta sem fazer uma ligação para o consultório. Os aplicativos de mensagem ou recursos disponíveis nos próprios sites dos médicos, como agendamento online, permitem este diferencial para o paciente.
Ações como procurar um especialista na internet, mesmo após consultar o catálogo do convênio, para formar opinião ou conhecer o ponto de vista de pacientes que já se consultaram também têm se tornado hábito. Ainda, pode-se fazer a consulta por meio da Telemedicina sem que o paciente precise sair do conforto da sua casa.
Desse modo, é possível perceber o impacto que a tecnologia tem na experiência do paciente . Por isso, o aumento da demanda por serviços melhores, mais ágeis e personalizados está cada vez maior.
Empreender neste contexto exige mais preparo e atenção do médico, em um meio que excede o ambiente da consulta e a expertise técnica.
Além das preocupações diárias, relacionadas a atuação e responsabilidade quanto a saúde do paciente, o médico moderno tem outros desafios quando pretende empreender.
Para desenvolver as novas habilidades, o médico deve se preocupar em proporcionar novas experiências no aprimoramento de seu serviço, sendo inovador. É necessário se preocupar com estratégias para posicionamento no ambiente online e entender sobre a gestão do consultório.
Abaixo, listamos as principais dificuldades para médicos que querem empreender no mercado da saúde. Acompanhe!
Os consultórios e clínicas particulares precisam lucrar para se manterem competitivos. Manter a saúde financeira com uma boa gestão é essencial para a continuidade dos atendimentos e, nem sempre, o médico que está iniciando consegue ter essa consciência bem desenvolvida.
Com as dificuldades da gestão, acúmulo de horas de trabalho e outros compromissos, muitas vezes o médico empreendedor esquece de dar a atenção devida ao paciente. Nada deve ser mais importante do que o cuidado e zelo com a vida de quem confia no seu trabalho. Ter um olhar atencioso e proporcionar um atendimento humanizado exige orientação e capacitação do profissional da saúde.
Manter a documentação, com alvarás regularizados junto aos órgãos competentes, é essencial para o funcionamento do consultório.
É importante ser inovador com o foco e atenção nas tendências do mercado de saúde. Hoje, a telemedicina por exemplo é um recurso essencial para oferecer diferencial ao paciente e se destacar da concorrência.
Como você pode perceber, os desafios são inúmeros e não param por ali. Cada ano que passa, a concorrência aumenta e os pacientes estão mais exigentes. Assim, saber como superar as dificuldades do empreendedorismo é mais que fundamental. Veja nossas dicas abaixo:
Organizar sistematicamente o planejamento financeiro e tributário, permite ao médico conhecer melhor o destino do dinheiro e saber estrategicamente em que pode investir mais e ter melhor rentabilidade.
Ao iniciar um negócio, primeiramente, é preciso saber quais sãos os investimentos essenciais para seu funcionamento. Aluguel ou compra de imóveis, equipamentos, funcionários, custos relacionados a manutenção da clínica como funcionários, impostos e com fornecedores. É preciso então ter uma boa iniciativa para levantar capital e, posteriormente, saber atrair os pacientes para que negócio consiga se sustentar.
Possuir uma gestão eficiente é essencial para qualquer negócio dar certo. Os médicos podem adotar recursos como softwares médicos, para ajudá-los na administração de seus consultórios. Eles disponibilizam dados estratégicos para uma tomada de decisão mais assertiva.
O software médico auxilia os profissionais com o desenvolvimento de atividades diárias como a realização de gestão administrativa e financeira; acesso a agenda e prontuários de forma online e auxílio no marketing médico.
Como atrair e fidelizar o paciente? Existem diversas formas de colocar em prática uma estratégia, que pode funcionar tanto offline quanto online.
O marketing médico é de grande auxilio para a divulgação dos serviços e ganho de autoridade no mercado da saúde. O profissional consegue estruturar sua presença digital e construir um relacionamento com paciente.
Atitudes como a criação de sites com blogs, redes sociais, ações de e-mail marketing, agendamento de consultas online são alguns destaques de estratégias que funcionam muito bem para a área.
Vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu em 2011 o Manual de Publicidade Médica com orientações ao que pode ser realizado pelo profissional de saúde.
Para ter o melhor atendimento, a melhor dica é treinar a equipe constantemente. Como o mercado da saúde está cada vez mais atual, digital e concorrido, a equipe deve estar preparada para conseguir atender as demandas mais rapidamente. Da mesma forma, deve-se estruturar bem os processos e metas do consultório e alinhar as expectativas com a equipe frequentemente.
Só dessa forma é possível estabelecer um planejamento eficiente para alcançar melhores resultados!
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