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Médico: Vença os desafios atuais do mercado da saúde

Mais concorrido e mais digital! Este é o novo mercado de saúde, que passa por diferentes transformações a cada dia. Se antes, para realizar um atendimento tradicional havia poucos recursos – tanto para médicos quanto para pacientes- hoje, eles são inúmeros.

As mudanças no mercado da saúde podem ser justificadas ou acompanhadas pela maneira como as pessoas passaram a consumir este tipo de serviço. Há uma constante adaptação do setor para atender e oferecer o que o paciente, cada vez mais exigente, busca.

Atualmente, por exemplo, observa-se que o paciente está se tornando mais ativo na procura por informações mesmo antes da consulta. As pessoas têm a possibilidade de chegar ao atendimento médico com mais informações e questionamentos.

Isso se deve pelas características inerentes do ambiente virtual em que diversos recursos são disponibilizados para pesquisa e formação de opinião, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais informações digitais.

Além da crescente disponibilização de conteúdo informativo online, que torna o paciente mais influenciável, a forma de consumir serviços de saúde também está mudando devido à conectividade.

O cenário demanda que o profissional esteja mais preparado em vários aspectos, oferecendo uma experiência completa ao paciente. Isso envolve como o médico estrutura sua carreira, faz a gestão de seu consultório e fideliza seus pacientes com um atendimento diferenciado.

Mudanças no consumo de serviços de saúde

Já faz algum tempo que é possível agendar uma consulta sem fazer uma ligação para o consultório. Os aplicativos de mensagem ou recursos disponíveis nos próprios sites dos médicos, como agendamento online, permitem este diferencial para o paciente.

Ações como procurar um especialista na internet, mesmo após consultar o catálogo do convênio, para formar opinião ou conhecer o ponto de vista de pacientes que já se consultaram também têm se tornado hábito. Ainda, pode-se fazer a consulta por meio da Telemedicina sem que o paciente precise sair do conforto da sua casa.

Desse modo, é possível perceber o impacto que a tecnologia tem na experiência do paciente . Por isso, o aumento da demanda por serviços melhores, mais ágeis e personalizados está cada vez maior.

Empreender neste contexto exige mais preparo e atenção do médico, em um meio que excede o ambiente da consulta e a expertise técnica.

Mas, quais são os principais desafios para o médico empreender?

Além das preocupações diárias, relacionadas a atuação e responsabilidade quanto a saúde do paciente, o médico moderno tem outros desafios quando pretende empreender.

Para desenvolver as novas habilidades, o médico deve se preocupar em proporcionar novas experiências no aprimoramento de seu serviço, sendo inovador. É necessário se preocupar com estratégias para posicionamento no ambiente online e entender sobre a gestão do consultório.

Abaixo, listamos as principais dificuldades para médicos que querem empreender no mercado da saúde. Acompanhe!

  • Dificuldade em enxergar o exercício da profissão como parte de um negócio

Os consultórios e clínicas particulares precisam lucrar para se manterem competitivos. Manter a saúde financeira com uma boa gestão é essencial para a continuidade dos atendimentos e, nem sempre, o médico que está iniciando consegue ter essa consciência bem desenvolvida.

  • Capacitação para oferecer atendimento humanizado

Com as dificuldades da gestão, acúmulo de horas de trabalho e outros compromissos, muitas vezes o médico empreendedor esquece de dar a atenção devida ao paciente. Nada deve ser mais importante do que o cuidado e zelo com a vida de quem confia no seu trabalho. Ter um olhar atencioso e proporcionar um atendimento humanizado exige orientação e capacitação do profissional da saúde.

  • Atender aos órgãos fiscalizadores do setor da saúde

Manter a documentação, com alvarás regularizados junto aos órgãos competentes, é essencial para o funcionamento do consultório.

  • Pensar nas necessidades do mercado de saúde

É importante ser inovador com o foco e atenção nas tendências do mercado de saúde. Hoje, a telemedicina por exemplo é um recurso essencial para oferecer diferencial ao paciente e se destacar da concorrência.

Como superar os desafios no mercado de saúde

Como você pode perceber, os desafios são inúmeros e não param por ali. Cada ano que passa, a concorrência aumenta e os pacientes estão mais exigentes. Assim, saber como superar as dificuldades do empreendedorismo é mais que fundamental. Veja nossas dicas abaixo:

Ter um planejamento tributário e financeiro

Organizar sistematicamente o planejamento financeiro e tributário, permite ao médico conhecer melhor o destino do dinheiro e saber estrategicamente em que pode investir mais e ter melhor rentabilidade.

Entender como captar recursos para iniciar o empreendimento no mercado da saúde

Ao iniciar um negócio, primeiramente, é preciso saber quais sãos os investimentos essenciais para seu funcionamento. Aluguel ou compra de imóveis, equipamentos, funcionários, custos relacionados a manutenção da clínica como funcionários, impostos e com fornecedores. É preciso então ter uma boa iniciativa para levantar capital e, posteriormente, saber atrair os pacientes para que negócio consiga se sustentar.

Ter uma boa estratégia de gestão

Possuir uma gestão eficiente é essencial para qualquer negócio dar certo. Os médicos podem adotar recursos como softwares médicos, para ajudá-los na administração de seus consultórios. Eles disponibilizam dados estratégicos para uma tomada de decisão mais assertiva.

O software médico auxilia os profissionais com o desenvolvimento de atividades diárias como a realização de gestão administrativa e financeira; acesso a agenda e prontuários de forma online e auxílio no marketing médico.

Estruturar uma estratégia de atração e fidelização de pacientes

Como atrair e fidelizar o paciente? Existem diversas formas de colocar em prática uma estratégia, que pode funcionar tanto offline quanto online.

O marketing médico é de grande auxilio para a divulgação dos serviços e ganho de autoridade no mercado da saúde. O profissional consegue estruturar sua presença digital e construir um relacionamento com paciente.

Atitudes como a criação de sites com blogs, redes sociais, ações de e-mail marketing, agendamento de consultas online são alguns destaques de estratégias que funcionam muito bem para a área.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu em 2011 o Manual de Publicidade Médica com orientações ao que pode ser realizado pelo profissional de saúde.

Treinar a equipe constantemente para atender as demandas do mercado da saúde

Para ter o melhor atendimento, a melhor dica é treinar a equipe constantemente. Como o mercado da saúde está cada vez mais atual, digital e concorrido, a equipe deve estar preparada para conseguir atender as demandas  mais rapidamente.  Da mesma forma, deve-se estruturar bem os processos e metas do consultório e alinhar as expectativas com a equipe frequentemente.

Só dessa forma é possível estabelecer um planejamento eficiente para alcançar melhores resultados!

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Escrito por
Equipe iMedicina