Antes da chegada da internet era comum buscar um médico por indicação, catálogo dos convênios médicos, listas amarelas e pelos meios de comunicação tradicionais: rádio, TV e jornais. Agora, a internet transformou a forma como as pessoas buscam serviços de saúde. A solução para se destacar da concorrência é o marketing médico digital.
O marketing médico tem como objetivo promover e divulgar o trabalho do profissional e, principalmente, comunicar e levar informação ao paciente. Mas, por mais que esse novo formato de marketing venha sendo utilizado há alguns anos, ainda existem mitos em relação ao marketing médico digital.
E muitos desses mitos acabam por confundir os profissionais, que por não conhecer melhor a área, acabam ficando pra trás na corrida por mais pacientes particulares. Veja a seguir os principais mitos e verdades sobre o assunto!
O Conselho Federal de Medicina possui algumas regras e limitações quanto à publicidade e divulgação do trabalho médico. Porém, isso não quer dizer que a prática do marketing médico seja antiética.
A Resolução nº1974/2011 estabelece o Manual de Publicidade Médica, um guia para os profissionais da medicina, com as normas e proibições quanto à divulgação e promoção dos serviços médicos.
A normatiza proíbe, por exemplo, a participação de médicos em ações publicitárias para promover empresas ou produtos ligados à Medicina; veta ainda o uso dos canais de comunicação para compartilhar notícias sensacionalistas que alarmam à sociedade; proíbe a utilização de fotos de pacientes; entre outros.
Em síntese, as ações de promoção e divulgação devem ter caráter educativo e informativo, sem utilização de sensacionalismo ou conteúdo que não sejam comprovados cientificamente.
Se feito com responsabilidade, o marketing médico digital traz diversas vantagens para o consultório, basta seguir as normas.
Como explicamos no item anterior, o CFM não proíbe a publicidade e marketing médico. Ele deve ser feito de maneira consciente.
Nesse cenário, o tráfego pago, que são os anúncios feitos pelo Google Ads, acelera as estratégias de posicionamento da marca e desenvolvimento da autoridade médica.
Dados do Google mostram que 90% dos usuários acessam os cinco primeiros links exibidos nos resultados de busca. Dessa forma, se possível, invista em marketing médico digital orgânico e pago, potencializando a possibilidade do paciente encontrar a clínica ou consultório no ambiente digital.
A base do marketing médico digital inteligente é o marketing de conteúdo, ou seja, um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo para um determinado público, que será impactado de acordo com o que busca na Internet.
No cenário médico, ele também tem como objetivo ajudar os pacientes a se manterem informados, promover a sua saúde e criar um relacionamento com o paciente.
Para isso não é preciso falar somente do profissional ou procedimento. O conteúdo pode abordar dicas de saúde, novidades na área e cuidados.
Somente a utilização de técnicas de marketing médico digital não garante que seu consultório tenha sempre uma agenda cheia.
As técnicas de marketing de conteúdo devem ser aliadas a outras ações de fidelização do cliente. Não basta atrair o paciente ao consultório, é preciso fidelizar e satisfazer o paciente, gerando uma boa experiência emocional e técnica.
A presença nas redes sociais – Facebook, Instagram, Linkedin etc., é uma parte importante das atividades do marketing médico, mas deve ser pensada como um suporte.
Um bom marketing médico digital envolve uma metodologia e a utilização de diversas ferramentas trabalhando em conjunto, como por exemplo uma webpage com todas as informações do consultório.
Também é importante pensar em um blog com conteúdo relevante para o público.
Além disso, utilizar plataformas médicas que otimizam a comunicação com o paciente e disponibilizar diferenciais para o agendo de consulta são essenciais para a estratégia funcionar.
A estratégia de marketing pode e deve ser pensada de acordo com orçamento da clínica ou consultório.
Com a chegada dos softwares médicos é possível pensar em estratégias para todo tamanho de consultórios e clínicas, com orçamentos mais flexíveis e econômicos.
Com um software médico seguro é possível interligar marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing. Além de atrelar a presença digital com ferramentas de gestão e atendimento.
O investimento em marketing médico digital vai além de apenas marcar presença no meio digital. É a possibilidade de atrair potenciais pacientes, educar a população e fidelizar o público que já é acompanhado pela clínica ou consultório.
Outra vantagem do investimento é a possibilidade de mensurar os retornos e criar ações segmentadas de acordo com o perfil do paciente, fazendo com que sejam mais assertivas. Além disso, todas as ações podem ser medidas e avaliadas por período.
Antes de iniciar o investimento em marketing médico é preciso conhecer a sua concorrência e o seu público-alvo.
Para conseguir se diferenciar da concorrência, é preciso saber o que eles estão fazendo. E, somente conhecendo o seu público-alvo é possível desenvolver estratégias que os impactam.
Definido o público e concorrência, é preciso definir o objetivo de cada estratégia. Entre os objetivos mais comuns estão a promoção da saúde da população, com conteúdo educativo; se posicionar como autoridade na área de atuação ou fidelizar/conquistar mais pacientes.
Por fim, defina suas estratégias e aposte nas técnicas mais utilizadas pelos profissionais da medicina: e-mail marketing, produção de conteúdo, redes sociais, marketing de busca e presença digital.
É importante lembrar que você não precisa investir em todas as estratégias de marketing médico digital de uma vez. É preciso, junto com uma equipe especializada, pensar nas melhores ferramentas para o momento atual do seu consultório e qual terá um retorno mais efetivo.
Enfim, deixe de lado os mitos que envolvem o marketing de conteúdo e pense nos bons resultados que a divulgação da sua clínica ou serviços podem trazer. Basta seguir as regras do CFM para fazer todas as ações dentro dos princípios éticos da profissão, produzir um bom planejamento e investir em uma equipe que podem ajudar na aplicação das estratégias.
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