A covid-19 persiste sem data para acabar. Além disso, ao mesmo tempo em que os médicos são vistos como heróis, a população evita ir a um consultório ou clínica médica a todo custo.
No começo, era um vírus em um país distante e a covid-19 causava pneumonia em poucas pessoas. Depois, seria necessário um isolamento social que, provavelmente, duraria duas semanas. Porém, todas as medidas de segurança contra a pandemia duram até hoje.
Ninguém saiu ileso da crise sanitária. Especialistas relatam que os impactos do novo vírus irão se estender para além da chegada da vacina. Assim, não é possível evitar o chamado “novo normal”.
Todos precisam se reinventar neste novo cenário global. Principalmente os profissionais e as instituições de saúde. Elas se tornaram o foco da luta contra o vírus e continuarão sob todos os holofotes.
Será mais fácil perceber o que os pacientes irão exigir de um consultório médico, no pós-pandemia, ao entender os medos e necessidades deles.
O que foi aprendido durante a pandemia irá continuar
Ninguém irá esquecer facilmente o que está acontecendo. Não poder apertar a mão de alguém. Usar máscaras e ver cada ambiente como um local de possível infecção serão atitudes que ficarão marcadas para sempre.
Esses novos hábitos e mentalidades irão persistir para além da crise. No entanto, é importante focar que as atitudes boas também poderão se manter.
Um exemplo é a “descoberta” de como a tecnologia pode facilitar as tarefas do cotidiano. As instituições perceberam que muitos trabalhos podem ser feitos em casa. Consequentemente, isso diminui os custos para as organizações, além de melhorar a qualidade de vida de alguns colaboradores.
Além disso, as diversas plataformas de reunião online não são mais utilizadas apenas para tratar de assuntos de trabalho. Elas passaram a ser locais para rever os amigos, comemorar aniversários e matar a saudade. Tudo isso de forma segura.
Todos esses são exemplos que, aparentemente, não estão relacionados à área de saúde. Contudo, eles representam novos hábitos que já estão gerando impactos nos consultórios médicos.
O consultório médico após a Covid-19
A assistência à saúde sempre foi e continuará sendo uma necessidade básica. Porém, isso não significa que os pacientes se contentam com qualquer tipo de atendimento. Clínicas e hospitais devem se diferenciar para atrair e fidelizar pacientes.
Por isso, separamos alguns pontos em que você deve ter atenção no seu consultório. Nossas dicas irão te ajudar a não ficar para trás na hora de atender às novas exigências do seus pacientes.
Coloque em prática a palavra de ordem: segurança
A palavra-chave que define o ano de 2020 é segurança!
Ela está presente em todos os ambientes e ainda mais reforçada nas instituições de saúde. Os hospitais e clínicas médicas têm sido vistos como ambientes propícios para a infecção por Covid-19.
Portanto, mostre aos pacientes o quanto você está preocupado com a segurança de todos:
- disponibilize frascos de álcool gel em cada ambiente;
- torne mais fácil o acesso às pias para a lavagem das mãos;
- ofereça máscaras descartáveis para quem deseja trocar o acessório enquanto espera pela consulta.
Dentre diversas outras ações simples, que ressaltarão o compromisso da instituição com a saúde e bem-estar dos pacientes.
Divulgar todas essas medidas de segurança também é uma ação interessante. Use as redes sociais para tranquilizar as pessoas de que elas podem marcar uma consulta e cuidar da saúde sem riscos. Isso pode ser feito com a publicação de vídeos, fotos e relatos dos profissionais que trabalham no local.
Não esconda todo o esforço realizado para garantir a segurança! Isso é um diferencial em um mundo que enfrenta uma pandemia.
Mantenha os atendimentos online
A telemedicina foi regularizada para manter a assistência à saúde da sociedade enquanto o isolamento social é necessário. No entanto, as consultas à distância não são exclusivas para casos de Covid-19. Tudo indica que, após a pandemia, elas continuarão permitidas.
Portanto, mantenha os atendimentos online. Principalmente para consultas mais simples ou de retorno, quando o exame físico não é essencial. Além da segurança, o paciente também aproveita de toda a comodidade de se consultar sem precisar sair de casa. Assim, ele fica livre de enfrentar o transporte público e o trânsito.
Isso é mais um item de valor para o seu consultório e para o seu atendimento!
Pensando em toda essa importância, neste momento de crise sanitária, o iMedicina disponibilizou sua ferramenta de telemedicina de forma gratuita. O software é muito fácil de utilizar. Por outro lado, é importante que o médico reserve alguns minutos para fazer seu cadastro na plataforma e entender como o sistema funciona.
Além disso, a segurança com o sigilo profissional é preocupação constante por aqui. Por isso, a ferramenta conta com criptografia de ponta a ponta. Ou seja, apenas o médico e o paciente têm acesso ao que é dito na “sala” de consulta.
Outro ponto importante é que a hospedagem nos servidores da Amazon AWS e HIPPA Compliant têm a proteção do protocolo HTTPs. O registro do IP também é uma segurança extra para possíveis acessos indevidos.
Pratique um atendimento de excelência no seu consultório
A atual pandemia fez surgir novas exigências por parte dos pacientes, como já mencionado. A sociedade finalmente percebeu a importância dos cuidados com a saúde. Assim, não é mais aceitável menos do que um atendimento de excelência.
Portanto, cada detalhe importa durante a consulta. Por isso, nossa primeira dica é utilizar um prontuário eletrônico. A primeira impressão é a de que ele apenas facilita o dia a dia do médico, já que as informações dos pacientes ficam disponíveis no software. Portanto, sem a necessidade de se perder tempo procurando fichas de papel.
Todavia, essa praticidade também irá impactar a percepção da pessoa que irá se consultar com você. Com o tempo economizado, o médico poderá se dedicar mais à conversa com o paciente e ao exame físico. Isso demonstrará dedicação e atenção, além de agregar valor ao atendimento.
Outro item importante é aplicar as pesquisas NPS após a consulta. O NPS se trata daqueles questionários em que a pessoa avalia diversos itens com notas de 0 a 10.
Ao pedir que os pacientes respondam a essa pesquisa (de forma física, no papel, ou enviada por e-mail), a equipe do consultório conhecerá os fatores que mais agradam e o que deve ser mudado. Assim, fica mais fácil fazer melhorias.
Também é essencial que o médico se mantenha em contato com os pacientes, mesmo após o fim da consulta. Isso não significa mandar mensagens a cada um deles. É possível encaminhar lembretes de retorno, e-mails com dicas de saúde e conteúdos com a automação de marketing. Essa é uma ação que mostrará às pessoas que o profissional continua atento à saúde delas. Mesmo quando não estão com a consulta marcada.
Garanta a presença digital do seu consultório
Você terá menos chances de atrair pacientes sem um site ou sem contas profissionais nas redes sociais. Uma instituição, ou um médico autônomo, precisa garantir sua presença digital para divulgação de tratamentos.
O site médico, por exemplo, é essencial para que o paciente encontre no Google o profissional que deseja. O médico pode explicar sobre sua especialidade, mostrar seu currículo e até disponibilizar o serviço de agendamento eletrônico em sua homepage.
Já as redes sociais são os espaços para promover conteúdos informativos sobre cuidados com a saúde. Essa é uma estratégia importante para a construção da sua autoridade profissional.
A presença digital é parte importante na jornada do paciente. É na Internet que ele irá encontrar um médico. Conhecer mais sobre o profissional. Se encantar com a atuação dele e, por fim, marcar sua consulta.
Ter uma estratégia profissional nas plataformas digitais era uma necessidade antes mesmo da pandemia. Porém, é mais uma mudança ressaltada por um vírus, que mudou hábitos no consultório médico e em todos os ambientes do mundo todo.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para seu consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina!