Prontuário eletrônico: essencial para quem deseja se destacar

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é um grande aliado de quem deseja modernizar o seu consultório. Além de promover mais conforto para pacientes e especialistas, ele gera mais resultados e otimiza os processos cotidianos.

Em determinadas partes do mundo, como nos Estados Unidos, os prontuários virtuais são uma tendência em crescimento. Para estimular a digitalização de dados, o governo federal dos EUA oferece um estímulo financeiro aos hospitais e clínicas que optarem por essa prática.

O motivo disso é bastante simples. A partir da digitalização de dados de pacientes de todo o país, é possível acessar, em situações emergenciais, as informações acerca de alergias, histórico médico, doenças preexistentes, etc.

Para além disso, quando temos uma base de dados extensa, facilitamos todo o processo de marcação e remarcação de consulta. E não só: o próprio atendimento – afinal, o médico poderá ter acesso a todo o histórico do paciente antes de recebê-lo – e até mesmo os diagnósticos ocorrem de forma mais fluida.

Tudo o que citamos é apenas parte do que o prontuário eletrônico pode fazer por um país e pelos estabelecimentos que optam por ele. Se você tem dúvidas sobre a implementação desta ferramenta e gostaria de entender mais sobre ela, leia o material que preparamos a seguir.

Prontuário eletrônico: o que é, exatamente?

O prontuário eletrônico é, como o próprio nome sugere, um prontuário de pacientes que pode ser acessado em meio digital. 

Assim como o prontuário tradicional, ele traz informações sobre o estado de saúde de uma determinada pessoa. Neste documento, há detalhes sobre as medicações que ela costuma tomar, procedimentos cirúrgicos, doenças preexistentes, exames realizados, etc.

No Brasil, é permitido às clínicas que façam uso do prontuário eletrônico, desde que sigam as normas estabelecidas pela resolução CFM nº 1.821/07.

Lei do prontuário eletrônico: entenda

A resolução CFM nº 1.821/07, do Conselho Federal de Medicina, trata das normas técnicas de uso de sistemas digitais para guardar, manusear e alterar prontuários de pacientes.

Para que um hospital ou espaço de atendimento médico possa digitalizar os dados de seus pacientes, ele deve utilizar um software médico que ofereça segurança necessária para armazenar os dados do paciente.

Quando assinados digitalmente, os prontuários eletrônicos passam a ter validade jurídica. Para adquirir essa assinatura, os médicos interessados devem entrar em contato com uma Autoridade Certificadora e seguir as instruções dadas por ela.

Uma vez em posse do Certificado Digital, é bastante simples fazer a assinatura virtual. Atualmente, existem diversas ferramentas, como o Acrobat Reader, que permitem ao especialista que assine documentos diversos, como atestados médicos, receitas e similares.

A assinatura digital, quando certificado, dá validade jurídica a qualquer documento. Isso faz com que, mesmo à distância ou por meios virtuais, o especialista possa manter a qualidade e a idoneidade do seu trabalho.

Por que o prontuário eletrônico é a ferramenta certa para se destacar?

Atualmente, existem softwares médicos gratuitos, como o oferecido pelo iMedicina, que permitem aos especialistas atender a seus pacientes à distância – através da Telemedicina, que foi aprovada em caráter emergencial por conta da pandemia do novo coronavírus -, emitir laudos, etc.

Só oferecer uma plataforma segura para os atendimentos por telemedicina já seria o suficiente para responder essa pergunta. No entanto, um prontuário eletrônico traz consigo funcionalidades que levam o consultório para outro nível. Confira!

Outras vantagens do prontuário eletrônico

Além de poder ser manipulado em ambiente virtual, o prontuário eletrônico traz algumas vantagens bastante interessantes.

Para ser utilizado, como já comentamos, ele deve estar inserido em um ambiente seguro. Quando o especialista opta por um software online, o acesso é garantido por criptografia e a partir da validação da identidade do médico com login e senha.

Isso garante que os dados do paciente não poderão ser visualizados, alterados ou copiados por pessoas não autorizadas. Como se sabe, as informações de uma pessoa são sigilosas e não podem ser acessados por terceiros.

Os prontuários eletrônicos, então, oferecem mais segurança do que os prontuários tradicionais, que podem ser perdidos, extraviados ou afetados pelo tempo.

Para além disso, a versão moderna dos documentos de pacientes, quando em parceria com um bom software de prontuário, oferece os seguintes benefícios:

Facilitação de agendamentos, cancelamentos e lembretes de consulta

Para que uma clínica possa fidelizar os seus pacientes, ela deve oferecer diferenciais. Em um mundo cada vez mais tecnológico, ter dispositivos para marcar, remarcar e cancelar consultas faz com que o seu atendimento seja mais ágil.

Os lembretes de consultas atuam de maneira a garantir a frequência dos pacientes e diminuir o número de ausências.

Com o software do iMedicina, a confirmação do agendamento é feita por e-mail ou SMS. No dia anterior à consulta, a ferramenta envia, de forma automática, uma mensagem para o paciente.

Controle de pacientes e monitoramento da saúde financeira do consultório

O software, que atua de maneira automatizada, registra, ao final de cada consulta, o valor que foi recebido pela companhia. Desta maneira, é possível acompanhar, em tempo real, a quantidade de consultas que aconteceram, os procedimentos que foram feitos, os especialistas que atenderam e o montante que foi adquirido.

Assim, há mais facilidade para entender quais são os serviços mais procurados, os serviços que não têm gerado o resultado desejado e repensar, mês após mês, os gastos. Com informações sobre o funcionamento da clínica em mãos, é possível realocar o orçamento, definir quais serão os próximos passos e investimentos, entre outras decisões.

Marketing médico facilitado

Por fim, ter os dados dos pacientes estruturados auxilia em mais uma coisa: no desenvolvimento das suas estratégias de marketing médico.

A presença digital é fundamental para os consultórios e especialistas que desejam aumentar o número de pacientes e ganhar autoridade. Para tal, é preciso ter, além de um bom site médico, redes sociais atualizadas, com material de qualidade e que dialogue com o público que se deseja atingir.

A melhor forma de criar conteúdo relevante é por meio da investigação do perfil dos pacientes de uma determinada clínica ou médico. O prontuário eletrônico, com todas as suas informações e minúcias, pode oferecer grandes vantagens para quem deseja personalizar a sua comunicação virtual e tornar-se referência na web.

Quer saber o que mais um prontuário eletrônico pode fazer pelo consultório? Leia este artigo do blog: Prontuário eletrônico: como melhorar a gestão do consultório

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: