A cada dia que passa a tecnologia evolui de forma exponencial. Com isso, ela traz diversas possibilidades para melhorar a experiência do paciente.
De fato, uma experiência positiva é essencial para a fidelização e atração de novos pacientes para sua clínica ou consultório médico.
Em virtude de toda essa importância, nós vamos abordar diversas formas de se promover a experiência do seu paciente com o seu atendimento médico.
Confira dicas úteis e práticas para que você use a tecnologia a seu favor e a favor dos seus pacientes.
A experiência do paciente é pautada pela forma com a qual ele interage com o seu serviço como um todo.
Dessa forma, todas as suas ações antes, durante e depois da consulta impactam em sua experiência, que pode ser boa ou ruim. Você já percebeu como a tecnologia pode ser benéfica nesse processo?
Você consegue perceber a diferença entre as duas experiências acima?
Não resta dúvida de que, no segundo caso, o paciente teve uma boa experiência. Afinal, ele otimizou o seu tempo e teve a confiança de que seu médico está sempre por perto para atendê-lo quando precisar.
Por consequência, a boa experiência é capaz de fidelizar e atrair novos pacientes. Já que após uma experiência agradável, o paciente tende a ficar com uma impressão positiva sobre o consultório. Consequentemente, ele indica o lugar para outras pessoas de sua rede de relacionamento.
Confira algumas dicas sobre como elaborar estratégias com o auxílio da tecnologia, de modo a gerar uma boa experiência para o paciente.
A experiência do paciente inclui todos os meios utilizados para interagir com o médico com os serviços de saúde. Por isso, é muito importante estabelecer conexões dentro e fora do consultório.
Para o seu paciente atual, essa conexão faz com que ele receba informações de saúde confiáveis, assim como favorece a marcação de consultas de forma corriqueira. Isso, de fato, é um dos fatores fundamentais para fidelizar o paciente.
Para os novos pacientes, essa conexão permite que ele conheça seu trabalho antes mesmo de agendar uma consulta. Desse modo, ele poderá fazer perguntas e esclarecer dúvidas antes do atendimento. Além disso, haverá maior confiança ao ver que você é uma autoridade no assunto.
O que faz com que essa conexão seja um dos fatores que mais importam para a atração de novos pacientes.
De fato, a forma com a qual o paciente se sente em seu consultório tem um grande impacto sobre a sua experiência.
Uma das estratégias que podem ajudar nesse sentido é o preenchimento do cadastro online. Além de otimizar o tempo do paciente dentro do consultório, você ainda apoia medidas de distanciamento social que contribuem para a sua saúde.
Além disso, a telemedicina, o prontuário eletrônico, além dos diferentes canais de comunicação, como o e-mail, chat online e as redes sociais, também são ótimas alternativas para a melhora da comunicação do consultório.
Ademais, vale destacar a importância de oferecer o agendamento de consultas de forma online. Com os pacientes cada vez mais ocupados, é muito mais fácil achar um horário que se encaixe em sua agenda através do agendamento online.
Dessa forma, o paciente pode fazer isso de forma independente, de onde estiver e na hora que desejar.
O incentivo para engajar o paciente após a consulta é um fator-chave para que ele se sinta fiel à sua clínica.
Você pode fazer isso com o envio de informações de saúde por e-mail. Outro meio é incentivando seus pacientes a seguirem seus perfis nas redes sociais.
O envio automático de lembretes para agendamento de retornos são muito bem vistos, já que é muito comum esquecer esse tipo de compromisso na correria do dia a dia.
Após a consulta, envie pesquisas de satisfação e analise o resultado de forma séria e aberta a mudanças.
De fato, o feedback do paciente é muito valioso para a melhoria contínua dos seus serviços e, até mesmo, da sua lucratividade.
Quando um paciente tem uma experiência positiva, ele tende a fazer uma boa avaliação do atendimento. Se a experiência for incrível, seu paciente será um verdadeiro promotor do seu consultório médico e fará recomendações para seu círculo de amigos e familiares.
A tecnologia traz novas formas de contato e de processos cada vez mais rápidos.
Dessa forma, não se acomode e não deixe de revisar seus processos de forma constante. Faça isso ao pensar em melhorias na experiência do paciente: como fazê-lo economizar tempo e manter o acompanhamento frequente da sua saúde.
Neste artigo, você viu como a tecnologia pode ser uma ferramenta importante na promoção da experiência do paciente.
Por isso, aproxime-se do seu paciente e promova estratégias visando a adequação dos seus processos de atendimento.
Isso de fato causará impactos positivos na experiência do paciente, bem coo na atração e na fidelização do seu público. Da mesma forma que o ajudará a manter o fluxo e a lucratividade do seu consultório.
Gostou do artigo? Baixe o Guia da Jornada do Paciente e fique ainda mais por dentro desse assunto tão importante para o crescimento da sua base de pacientes!
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