Trilha - Atendimento

O valor da tecnologia para a experiência do paciente

A cada dia que passa a tecnologia evolui de forma exponencial. Com isso, ela traz diversas possibilidades para melhorar a experiência do paciente.

De fato, uma experiência positiva é essencial para a fidelização e atração de novos pacientes para sua clínica ou consultório médico.

Em virtude de toda essa importância, nós vamos abordar diversas formas de se promover a experiência do seu paciente com o seu atendimento médico.

Confira dicas úteis e práticas para que você use a tecnologia a seu favor e a favor dos seus pacientes.

Como melhorar a experiência do paciente no seu consultório?

A experiência do paciente é pautada pela forma com a qual ele interage com o seu serviço como um todo.

Dessa forma, todas as suas ações antes, durante e depois da consulta impactam em sua experiência, que pode ser boa ou ruim. Você já percebeu como a tecnologia pode ser benéfica nesse processo?

Como a tecnologia contribui para a experiência do paciente?

Veja o exemplo do primeiro paciente:

  • Digamos que o paciente precisa ligar para o consultório para agendar uma consulta. Com isso, ele espera sair do seu trabalho para fazer a ligação;
  • Nesse processo, ele leva alguns minutos para encontrar um horário que caiba na sua agenda e que também esteja disponível para o médico;
  • Depois, ele adiciona o horário na sua agenda de forma manual;
  • No dia da consulta, ele precisa chegar ao consultório com 15 minutos de antecedência. Isso devido à necessidade de preencher um extenso formulário com seus dados pessoais e de saúde;
  • Após a consulta, o paciente vai para a sua casa e não recebe mais informações do consultório médico;
  • Em algumas semanas, o paciente já não se lembra de agendar uma revisão e acaba deixando de lado os cuidados com a sua saúde.

Agora, confira o exemplo do segundo paciente:

  • Ao fazer uma busca rápida sobre seus sintomas no Google, o paciente encontra um médico que parece ser uma autoridade no assunto;
  • No site do consultório, ele agenda sua consulta, de modo rápido e de onde estiver;
  • Aqui, ele já assina as políticas de privacidade da clínica e preenche uma ficha com seus dados pessoais e de saúde;
  • No dia da consulta, o médico já possui os seus dados e oferece um atendimento humanizado e personalizado para o paciente;
  • Após a consulta, ele segue o perfil profissional do médico nas redes sociais e acompanha o seu trabalho. Isso faz com que ele tenha a segurança de que fez a escolha certa e de que pode contar com um médico especialista no assunto para cuidar de sua saúde;
  • Alguns dias depois, ele recebe e-mails com dicas para sua saúde, parabenizando-o pelo seu aniversário e com um lembrete para agendar a revisão de sua consulta.

Você consegue perceber a diferença entre as duas experiências acima?

Não resta dúvida de que, no segundo caso, o paciente teve uma boa experiência. Afinal, ele otimizou o seu tempo e teve a confiança de que seu médico está sempre por perto para atendê-lo quando precisar.

Por consequência, a boa experiência é capaz de fidelizar e atrair novos pacientes. Já que após uma experiência agradável, o paciente tende a ficar com uma impressão positiva sobre o consultório. Consequentemente, ele indica o lugar para outras pessoas de sua rede de relacionamento.

Dicas práticas sobre como melhorar a experiência do paciente com ferramentas tecnológicas

Confira algumas dicas sobre como elaborar estratégias com o auxílio da tecnologia, de modo a gerar uma boa experiência para o paciente.

Estabeleça conexões dentro e fora do consultório

A experiência do paciente inclui todos os meios utilizados para interagir com o médico com os serviços de saúde. Por isso, é muito importante estabelecer conexões dentro e fora do consultório.

Para o seu paciente atual, essa conexão faz com que ele receba informações de saúde confiáveis, assim como favorece a marcação de consultas de forma corriqueira. Isso, de fato, é um dos fatores fundamentais para fidelizar o paciente.

Para os novos pacientes, essa conexão permite que ele conheça seu trabalho antes mesmo de agendar uma consulta. Desse modo, ele poderá fazer perguntas e esclarecer dúvidas antes do atendimento. Além disso, haverá maior confiança ao ver que você é uma autoridade no assunto.

O que faz com que essa conexão seja um dos fatores que mais importam para a atração de novos pacientes.     

Aprimore a experiência do paciente no seu consultório

De fato, a forma com a qual o paciente se sente em seu consultório tem um grande impacto sobre a sua experiência.

Uma das estratégias que podem ajudar nesse sentido é o preenchimento do cadastro online. Além de otimizar o tempo do paciente dentro do consultório, você ainda apoia medidas de distanciamento social que contribuem para a sua saúde.

Além disso, a telemedicina, o prontuário eletrônico, além dos diferentes canais de comunicação, como o e-mail, chat online e as redes sociais, também são ótimas alternativas para a melhora da comunicação do consultório.

Ademais, vale destacar a importância de oferecer o agendamento de consultas de forma online. Com os pacientes cada vez mais ocupados, é muito mais fácil achar um horário que se encaixe em sua agenda através do agendamento online.

Dessa forma, o paciente pode fazer isso de forma independente, de onde estiver e na hora que desejar.

Incentive o engajamento com o paciente após a consulta

O incentivo para engajar o paciente após a consulta é um fator-chave para que ele se sinta fiel à sua clínica.

Você pode fazer isso com o envio de informações de saúde por e-mail. Outro meio é incentivando seus pacientes a seguirem seus perfis nas redes sociais.

O envio automático de lembretes para agendamento de retornos são muito bem vistos, já que é muito comum esquecer esse tipo de compromisso na correria do dia a dia.

Faça pesquisas de satisfação

Após a consulta, envie pesquisas de satisfação e analise o resultado de forma séria e aberta a mudanças.

De fato, o feedback do paciente é muito valioso para a melhoria contínua dos seus serviços e, até mesmo, da sua lucratividade.

Quando um paciente tem uma experiência positiva, ele tende a fazer uma boa avaliação do atendimento. Se a experiência for incrível, seu paciente será um verdadeiro promotor do seu consultório médico e fará recomendações para seu círculo de amigos e familiares.

Revise seus processos com frequência

A tecnologia traz novas formas de contato e de processos cada vez mais rápidos.

Dessa forma, não se acomode e não deixe de revisar seus processos de forma constante. Faça isso ao pensar em melhorias na experiência do paciente: como fazê-lo economizar tempo e manter o acompanhamento frequente da sua saúde.

Conclusão

Neste artigo, você viu como a tecnologia pode ser uma ferramenta importante na promoção da experiência do paciente.

Por isso, aproxime-se do seu paciente e promova estratégias visando a adequação dos seus processos de atendimento.

Isso de fato causará impactos positivos na experiência do paciente, bem coo na atração e na fidelização do seu público. Da mesma forma que o ajudará a manter o fluxo e a lucratividade do seu consultório.

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Escrito por
Equipe iMedicina