Tecnologia

Paciente x Internet: um guia prático para tornar sua clínica médica mais digital

Com a popularização da internet – e o surgimento de novas tecnologias na área de saúde – os pacientes tornaram-se mais exigentes com a experiência oferecida pelo consultório ou clínica médica. Para atender às necessidades do público, tornou-se obrigatório o investimento em digitalização dos processos de negócios no setor.

No entanto, nem todos os profissionais detêm o conhecimento necessário para realizar essa informatização. Em função das diversas opções, não é fácil descobrir qual o melhor caminho a seguir. Por isso, preparamos este artigo para auxiliar na sua tomada de decisão rumo à digitalização da sua clínica.

Confira a seguir.

Por que é digitalizar a clínica médica?

Com a transformação digital que está ocorrendo no mundo e em todos os setores da sociedade, a digitalização dos processos e das relações é um caminho sem retorno. Isso acontece principalmente em função dos muitos benefícios que essa mudança traz.

Na área da saúde não é diferente. Com a pandemia da Covid-19 foi possível perceber a necessidade de contar com ferramentas digitais para atendimento médico. Em especial as tecnologias que permitiram a manutenção dos atendimentos, como é o caso da telemedicina.

Assim, o crescimento na busca por profissionais modernos e alinhados com a tecnologia trará um maior número de pacientes para consultórios digitais. Consequentemente, é esperada uma redução drástica no número de atendimentos realizados por aqueles que não se informatizaram.

Por essas razões, o objetivo de tornar a clínica médica mais digital deve ser alcançado em caráter urgente. Contudo, por ser uma decisão complexa, você precisa conhecer o caminho necessário para essa informatização.

Então, como tornar a clínica médica mais digital?

O termo consultório online é utilizado para descrever organizações de saúde que têm a sua gestão, atendimento, processos de atração e fidelização feitos de maneira otimizada. Isso é feito por meio de softwares médicos seguros e inteligentes.

Entretanto, essa transformação digital não significa o fim das atividades manuais. Pelo contrário! As ferramentas contribuem para a conclusão mais rápida e assertiva das tarefas rotineiras da clínica médica.

Neste sentido, o primeiro passo para tornar a sua empresa mais digital é implementar sistemas modernos que disponham de funcionalidades essenciais para a rotina dos profissionais de saúde. A seguir, conheça mais sobre essas ferramentas e como elas beneficiam o exercício da Medicina.

Software médico para clínica médica

A implementação de um software médico é a etapa mais importante nesse processo de migração para o ambiente digital. Estamos falando de um sistema planejado para os serviços de saúde e que conta com recursos que automatizam boa parte das atividades diárias da clínica médica.

Temos, por exemplo, o prontuário eletrônico. Essa ferramenta permite que os dados dos pacientes sejam acessados em qualquer hora e lugar. Além disso, o sistema economiza espaço de arquivamento físico e acelera o atendimento dos pacientes, além de digitalizar o tradicional prontuário do paciente.

Ademais, um bom sistema de gestão conta com a agenda médica online. Com isso, é possível integrar os compromissos de todos os profissionais da clínica em uma única visão, facilitando o trabalho da secretária.

Outro recurso importante disponibilizado pelo software médico é a plataforma de telemedicina. Assim, o profissional pode oferecer atendimento remoto para seus pacientes, o que traz economia, agilidade e maior lucratividade.

Por fim, esses sistemas melhoram consideravelmente a segurança das informações dos pacientes, principalmente aqueles que contam com o armazenamento em nuvem. Nesses casos, os dados são guardados em servidores externos, que contam com criptografia, backups diários e controle de acesso.

Agendamento online de consultas

O agendamento online é um dos recursos tecnológicos que mais impactaram a rotina dos profissionais de saúde e dos pacientes, representando um grande avanço para o setor e trazendo autonomia para a marcação de consultas.

Isso porque a ferramenta resolve um dos principais gargalos da relação entre médico e paciente: a dificuldade de agendamento. Ao dispor desse sistema, o paciente não depende de intermediários e pode marcar sua consulta no momento em que desejar. Basta apenas consultar a disponibilidade do médico pelo site.

Outrossim, o agendamento online permite que o paciente tenha acesso a todas as informações necessárias antes de marcar o atendimento. Isso inclui a verificação prévia dos horários disponíveis, formatos de consulta, convênios atendidos e o valor da consulta particular.

Por último, quando integrado à agenda médica, esse recurso oferece a atualização contínua e automatizada da disponibilidade do profissional. Desse modo, é possível evitar erros no agendamento e a duplicidade de horários.

Redes sociais

A necessidade de estar presente nas redes sociais é facilmente explicada pelo potencial de alcance dessas plataformas. Segundo relatório do We Are Social, o Brasil ocupa a 6ª posição no ranking de usuários dessas redes, totalizando 140 milhões de pessoas conectadas.

Além disso, boa parte desses usuários são ativos, permanecendo conectados por muitas horas diárias. Neste sentido, se você deseja tornar a sua clínica médica digital, é imprescindível criar um perfil profissional e começar a divulgar o seu trabalho.

Ademais, o uso das redes sociais por profissionais de saúde possibilita o fortalecimento da relação com os pacientes, a promoção da marca médica, a construção de autoridade, além do compartilhamento de conteúdos para educação da população.

Site profissional

Apesar de também funcionar como um cartão de visitas virtual, o papel desempenhado por um site médico vai além desse objetivo. Ao ter a sua própria página, você permite que os usuários encontrem suas informações na internet.

Assim, considere o desenvolvimento deste site no seu planejamento de informatização. Entretanto, lembre-se que ele será parte importante da estratégia de captação de novos pacientes. 

Então, insira todas as informações necessárias sobre o seu trabalho, como?

  • tipos de atendimentos e procedimentos realizados;
  • currículo profissional;
  • contatos da clínica médica;
  • perfis nas redes sociais;
  • recursos que facilitem a marcação de consultas, como o agendamento online.

Blog da clínica médica

O setor de saúde é um dos mais beneficiados pelas estratégias de marketing de conteúdo. Isso porque há uma grande demanda por esse tipo de informação na internet. Para aproveitar essa oportunidade, desenvolva o seu próprio blog no seu site médico.

Com isso, você pode preparar conteúdos educacionais e informativos para seu público, respondendo às dúvidas mais pesquisadas na internet. Em função dessas ações, você se torna a fonte de informações das pessoas, o que irá aumentar a sua autoridade digital.

Campanhas de e-mail marketing

Por último, o e-mail marketing. Provavelmente, a caixa de entrada do seu serviço de e-mail é diariamente alvo de inúmeras mensagens enviadas por várias empresas. Essa é uma realidade que comprova a eficácia da ferramenta.

Entretanto, profissionais de saúde podem utilizar esse recurso para oferecer informações importantes aos seus pacientes. Além disso, a ferramenta possibilita o aumento do vínculo e a melhora na experiência com a clínica médica.

Neste sentido, para se tornar um consultório online, invista no disparo de e-mails com os seguintes conteúdos:

  • artigos publicados no seu blog;
  • orientações sobre tratamentos e cuidados com a saúde;
  • felicitações no aniversário dos pacientes e em datas comemorativas;
  • novidades nos serviços da clínica, dentre outros.

Neste artigo, você conheceu as ferramentas indispensáveis para a informatização do seu negócio. Embora pareça uma ação complexa, ela é recompensadora, pois representará um novo momento para a sua clínica médica, trazendo novos pacientes e fidelização.

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Escrito por
Equipe iMedicina