A era tecnológica possibilitou o surgimento dos pacientes digitais. Por isso, entender as demandas dessa nova forma de consumo dos serviços médicos, além de saber como se posicionar online, com uma presença digital estratégica, são atitudes essenciais para ganhar destaque em meio a tanta concorrência.
Basta uma pesquisa rápida em algum site de busca no próprio smartphone e pronto! Você encontradas facilmente informações estratégicas sobre produtos, serviços e até mesmo conteúdos sobre doenças, hospitais, medicamentos, farmácias, tratamentos e médicos.
Os últimos anos provocaram intensas mudanças no comportamento das pessoas dentro do ambiente digital. Se antes a internet não trazia muitas opções para a interação, uma vez que não tinha se popularizado, ao longo dos anos, possibilitou o surgimento de novos canais de comunicação, consumo e relacionamento.
Agora, as pessoas pesquisam informações, compram produtos, trabalham online, bem como também se tornam produtores de conteúdos. Seja em plataformas sociais, portais, sites ou blogs, todos têm a possibilidade de comentar, curtir e compartilhar.
Os pacientes digitais também utilizam destes recursos para se informarem, indicarem e avaliarem médicos e atendimentos no ambiente virtual. E, talvez um dos aspectos mais importantes trazido pela internet nesse sentido é o fato de que essas ações são fundamentais no processo de tomada de decisão desses novos pacientes.
Dessa forma, ser conhecido e reconhecido também na internet tem impacto positivo sobre a jornada do paciente, auxiliando o caminho percorrido até o seu consultório.
Por isso, considerando o contexto atual, é fundamental que os médicos saibam se posicionar no ambiente virtual. Isso porque, para conseguir a atenção e reconhecimento online é preciso saber atrair esses pacientes da maneira certa.
Vamos começar a entender quais são as características que definem e motivam os pacientes digitais. Também separamos algumas informações relevantes sobre este universo virtual e estratégias que podem ser utilizadas para impulsionar sua carreira. Acompanhe o artigo!
Diferentemente daqueles pacientes que apenas recebiam informações e indicações de amigos e parentes sobre um médico de referência, os pacientes digitais recorrem principalmente à tecnologia para formar suas opiniões. Nesse ponto, a agilidade em encontrar uma informação pela internet é um fator relevante para quem aproveita dos recursos digitais.
Vale ressaltar que essa transformação digital já vem ocorrendo há algum tempo. Prova disso é o surgimento dos softwares médicos que aproximam o relacionamento com o paciente e permitem agendamento de consulta online. No entanto, esse movimento tomou proporções maiores durante a pandemia do Coronavírus, tornando o acesso a serviços digitais essenciais para o sucesso de maior parte dos negócios.
Vários são os fatores que agora motivam os pacientes digitais a realizarem a pesquisa na internet de conteúdos relacionados à saúde. Entre eles, destacam-se:
Nesse contexto, é necessário entender o que paciente digital busca antes agendar de fato uma consulta e conhecer a jornada do paciente com profundidade. Assim, fica fácil estruturar uma estratégia que consiga captá-los de forma sustentável.
Para ajudar os médicos a obter relevância profissional diante o contexto dos pacientes digitais, separamos algumas dicas abaixo. Confira:
O paciente deve ser o foco da atenção do médico e toda a equipe de um consultório, desde o agendamento. Quanto mais personalizado e humanizado for um atendimento, maiores são as chances de aumentar o apreço dos pacientes pelo serviço prestado.
Dessa forma, a satisfação com a consulta e todo o processo que envolve a experiência do paciente ficará ainda mais evidente. É bem provável que ele o recomende por onde for, seja presencialmente ou no ambiente virtual.
Além disso, a boa fama do serviço tende a se espalhar trazendo mais autoridade para o nome do profissional e do seu estabelecimento. Isso aumenta a confiança, que por consequência, elevam a captação de novos pacientes.
Conforme mencionado ao longo deste artigo, o médico que detém de uma presença digital está mais próximo de ser encontrado pelos pacientes digitais. Mas não basta apenas ter o seu nome divulgado na internet. É preciso criar várias estratégias de marketing médico para atingir os objetivos.
As estratégias envolvem, por exemplo:
Vale lembrar que o CFM definiu em 2011 o Manual de Publicidade Médica com orientações ao que pode ser publicado pelo médico. Então, fique atento!
Para se destacar também é necessário oferecer diferenciais que atraiam a atenção do seu futuro paciente no ambiente online. Alguns dos diferenciais que podem ser oferecidos são:
As avaliações e indicações online são de grande importância para a atração dos pacientes digitais. Elas revelam a experiência que o outro paciente teve ao realizar a consulta com o médico que está sendo buscado na internet.
As avaliação e indicações online podem proporcionar maior confiança e credibilidade atendimento médico. Por isso, fique atento a algumas estratégias para melhorar a experiência do paciente e conseguir boas indicações e avaliações online:
Então, gostou das nossas dicas? Baixe agora o Guia Definitivo para Atração de Pacientes no Consultório e conheça a fundo as melhores estratégias para alcançá-los!
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