SOFTWARE PARA CLÍNICA MÉDICA: VANTAGENS E MELHORES SOFTWARES MÉDICOS

software para clínica médica

Otimizar a gestão da clínica e aumentar a produtividade da equipe são objetivos comuns de médicos empreendedores. Embora não exista uma fórmula mágica, o alcance dessas metas é facilitado pelo uso de um software para clínica médica.

Você sabe como essa ferramenta funciona? Conhece as funcionalidades e vantagens que oferece? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a todas essas perguntas.

O que é um software para clínica médica?

Com o intuito de tornar a gestão mais eficiente, médicos e gestores de clínicas e consultórios têm buscado softwares que contem com recursos necessários para dar praticidade e agilidade a sua rotina.

Ainda, o papel de um software para clínica médica é digitalizar os processos internos da instituição e facilitar o gerenciamento de dados. Para isso, possui ferramentas que organizam e automatizam grande parte das atividades da empresa.

Ademais, esses softwares possibilitam a centralização das informações, ou seja, todos os dados dos pacientes estão armazenados em um único lugar, agilizando a sua busca e permitindo que sejam acessados facilmente.

Na maioria dos casos, esses sistemas de gestão são adaptáveis ao tamanho do negócio e as suas necessidades. Por isso, estão presentes nos principais centros médicos, hospitais, consultórios e clínicas.

Então, agora que já explicamos o conceito por trás de um software para clínica médica, você precisa conhecer as vantagens de implementar esse sistema na sua empresa. Ficou interessado? Continue a leitura.

Quais as vantagens de contar com um software para clínica médica?

Dispor de um sistema de gestão traz diversos benefícios para os médicos, colaboradores e pacientes. Isso porque economiza o tempo dedicado a tarefas simples, melhora o atendimento e fortalece o relacionamento com o público.

Além disso, conta com funcionalidades que integram toda a administração da clínica ou consultório, otimizam o controle financeiro, possibilitam o acompanhamento de indicadores e oferecem novas formas de atendimento ao paciente.

Um software médico seguro traz um alto nível de proteção das informações do paciente, diferente do que ocorre nos consultórios que insistem em manter os seus processos analógicos. A seguir, conheça as principais vantagens da utilização dessas ferramentas.

Organização da agenda

Em clínicas não informatizadas, toda a organização dos agendamentos é realizada de forma manual, através da anotação em agendas de papel. Embora seja uma prática que tenha dado certo por muitos anos, há uma grande exposição aos riscos de perda ou rasura.

Por outro lado, com um software para clínica médica, você passa a contar com uma agenda médica eletrônica que é fácil de ser preenchida e está acessível de qualquer lugar, trazendo rapidez e praticidade para a secretária e também para o médico.

Ademais, quando integrada com o sistema de agendamento online, a agenda médica passa a ser atualizada em tempo real. Com isso, reduzem-se as chances de duplicidade de marcação e também os buracos na agenda.

Acessibilidade

Durante muito tempo, a agenda de papel e os prontuários do paciente só estavam disponíveis fisicamente, o que impossibilitava o médico de acessá-los a qualquer momento. Porém, com o software para clínica médica, esse problema deixou de existir.

Isso porque a ferramenta pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, de qualquer hora e lugar. No entanto, esse recurso só está disponível nos sistemas em nuvem.

Aumento da produtividade

A implementação de um software médico faz com que muitas das tarefas rotineiras da clínica migrem para o digital e sejam automatizadas. Com isso, os funcionários ganham tempo para executar outras tarefas, trazendo um considerável aumento da produtividade.

Armazenamento na nuvem

Apesar de existirem sistemas que são armazenados localmente no equipamento da clínica, a tendência é de que apenas os softwares em nuvem continuem a existir, pois, são mais eficazes, seguros e baratos.

Ainda, o armazenamento em nuvem consiste no uso de servidores externos terceirizados para a guarda de todos os dados de um sistema. Assim, ficam disponíveis 24 horas para serem acessados pela internet.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Controle financeiro

Para ter uma gestão eficiente do negócio, é fundamental acompanhar de perto o fluxo de caixa. Na ausência de um software, esse trabalho é dificultado, pois, exigirá a análise e armazenamento de um grande volume de documentos.

Em contrapartida, com um software para clínica médica, o monitoramento das finanças se torna mais fácil. Isso porque contam com recursos que permitem visualizar a entrada de receitas, as contas a pagar, número de atendimentos, etc.

Segurança dos dados

Diferente do que muitos médicos imaginam, os softwares de gestão são a forma mais segura de administrar uma clínica, principalmente quando os dados são armazenados em nuvem. Esses sistemas contam com toda a segurança dos servidores externos, que estão sujeitos à legislações internacionais de proteção de dados.

Conheça as funcionalidades que um bom software para clínica médica precisa ter

Em função da grande quantidade de ferramentas disponíveis no mercado, a tomada de decisão pelo melhor software precisa ser pautada pelos recursos que ele oferece e que sejam, de fato, necessários para o seu negócio. Neste sentido, listamos as funcionalidades que trazem mais benefícios para a gestão de clínicas e consultórios.

Prontuário eletrônico

Trata-se da versão digital do tradicional prontuário do paciente. Contudo, a sua vantagem vai além da facilidade de preenchimento dos dados. A ferramenta automatiza o atendimento e organiza as informações dos pacientes.

Além disso, costuma ser integrada a diversas funcionalidades do software médico, tais como, agenda eletrônica, envio de lembretes de consultas, controle financeiro, plataforma de telemedicina, e-mail marketing, entre outros.

Prescrição digital

Com um software para clínica médica não existe mais a dificuldade de entendimento da famosa “letra de médico”. Isso porque ele possui o recurso de prescrição digital, onde o profissional preenche os dados do paciente, do medicamento e compartilha a receita por e-mail ou por mensagem.

Ademais, para facilitar ainda mais a rotina do médico e agilizar o atendimento, esses sistemas possuem modelos pré-configurados de receituários e guias de exame que podem ser personalizados.

Telemedicina

A necessidade de isolamento social em função da pandemia da Covid-19 permitiu que o uso da telemedicina fosse expandido. Porém, quem não estava preparado para o atendimento remoto precisou lidar com a perda e ausência de pacientes.

Por isso, os melhores softwares para clínica médica oferecem uma plataforma de telemedicina gratuita. Com isso, o consultório passa a contar com uma nova modalidade de atendimento, se diferenciando da concorrência.

Módulo financeiro

A ausência de controle financeiro é uma das principais causas de falência das empresas. Então, é de extrema importância acompanhar de perto as finanças do consultório. Com o módulo financeiro presente nos melhores sistemas de gestão, essa tarefa é facilitada.

Ainda, nesses softwares, é possível monitorar o fluxo de caixa, inserir receitas e despesas, gerar relatórios financeiros, fazer a previsibilidade de caixa, entre outros recursos.

Relatórios personalizados no software para clínica médica

Por ter suas funcionalidades integradas, os softwares médicos permitem a criação de relatórios que podem ser personalizados. Além disso, há um grande número de indicadores que podem ser analisados, como, por exemplo, número de atendimentos diários, horários mais procurados, quantidade de pacientes ausentes, fluxo de caixa, etc.

Automações de marketing

Outro recurso importante e que você deve buscar em um software para clínica médica é a automação de marketing. Como o próprio nome explica, são ações realizadas automaticamente e que se destinam à atração e fidelização de pacientes.

Software para clínica médica tem protocolos de segurança

Antes de escolher um sistema de gestão, você precisa conhecer o nível de segurança que ele oferece. Nas melhores ferramentas em nuvem, os dados são criptografados, o acesso é controlado por senha e há uma rotina de backups diários.

Agendamento online

Por último, opte por ferramentas que ofereçam o agendamento online. Esse sistema permite que os pacientes marquem suas consultas através do site médico, concedendo autonomia a eles. Com isso, você também aumenta a experiência do paciente, dando um grande passo para a fidelização.

Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu todas as principais vantagens de contar com um software para clínica médica. Além disso, descobriu quais as funcionalidades que uma boa ferramenta precisa oferecer. Então, faça sua pesquisa, escolha um sistema e passe a usufruir dos muitos benefícios.

O iMedicina oferece todas essas ferramentas no módulo gratuito e não tem limite de usuários. Por isso, atende clínicas e consultórios de todos os tamanhos! Quer conhecer a plataforma? Cadastre no iMedicina gratuito e comece a utilizar hoje mesmo!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: