Por que investir em um sistema médico para clínicas?

software médico

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre o software médico e como ele tem um enorme potencial para melhorar as práticas médicas. Mas se você trabalha em uma clínica maior, multiespecializada, a adoção de um sistema médico pode ser mais gratificante do que você pensa. Mas por quê?

Simples! Um software de gestão médica pode melhorar significativamente a eficiência dos prestadores de cuidados de saúde, bem como auxiliar na gestão de toda a clínica.

Portanto, separamos no post de hoje alguns itens que explicam por que você deve investir em um sistema médico para a sua clínica, agora! Vamos lá?

 

Um software médico melhora a qualidade de atendimento

Os softwares médicos oferecem uma gama de ferramentas automatizadas. Além de melhorar o seu atendimento, essas ferramentas simplificam o gerenciamento de pacientes e – dependendo dos recursos do software – da própria clínica.

A automação permite que você ofereça um atendimento mais seguro e mais eficaz, minimizando assim erros dentro do consultório. Um exemplo básico seria uma ferramenta de gerenciamento de eventos clínicos, a qual poderia ser personalizada de acordo com o estado de saúde de um paciente específico, podendo assim oferecer cuidados monitorados seguindo as diretrizes atuais do calendário do paciente.

 

Um software médico aumenta a produtividade

A produtividade do médico é um fator muito importante para desempenhar grandes resultados, como na qualidade de atendimento e satisfação do cliente.

Uma das razões principais que os prestadores de cuidados de saúde resistem ao uso de um software médico é a crença de que usá-lo irá diminuir a produtividade, reduzindo assim o número de pacientes e, consequentemente, o lucro. Portanto, é fundamental entender como o software de gestão médica afeta a produtividade em geral.

Um sistema médico é projetado de acordo com o fluxo de trabalho de uma clínica, o que permitirá a simplificação de algumas tarefas, permitindo que os provedores possam trabalhar de forma mais rápida e eficiente.

Ter um sistema médico para a sua clínica só aumentará a sua produtividade, o que resultará em melhor desempenho em diversos pontos, como no atendimento ao cliente, redução de erros e atrasos, e muito mais.

 

Um software médico aumenta a satisfação do paciente

Um sistema de gestão médica pode ajudar a aumentar o índice de satisfação dos seus pacientes, garantindo que eles sejam devidamente atendidos sempre que retornarem.

Nos registros em papéis, procurar informações sobre um determinado paciente pode demorar, principalmente se os registros médicos estiverem bagunçados. Com um software médico, você terá acesso imediato aos registros médicos e notas de seus pacientes, o que reduzirá o tempo que os pacientes gastam esperando informações.

Além disso, você poderá atualizar as informações dos seus pacientes de forma simples e rápida, relatando mudanças de condições, anexando arquivos ou organizando consultas. Este envolvimento aprimorado com o paciente ajuda a aumentar a satisfação do mesmo, bem como otimizar os resultados clínicos.

 

Um software médico reduz os erros

Às vezes, devido à falta de disponibilidade dos registros médicos de pacientes, os médicos prescrevem medicamentos com base na situação presente, o que pode gerar problemas, como reações alérgicas a antibióticos e outros medicamentos.

Um software de gestão médica vai garantir que os pacientes recebam a medicação certa. Através do sistema de registro de paciente você verá se um determinado medicamento prescrito é adequado para o paciente. Alguns sistemas ainda emitem notificações, alertando o médico antes de prescrever um medicamento específico. Resumidamente, um sistema médico para clínicas irá reduzir os erros humanos.

 

Um software médico fornece tudo em tempo real

Registros em papéis só podem estar em lugar ao mesmo tempo, mas os registros médicos eletrônicos estão disponíveis a qualquer momento, em qualquer lugar.

Essa é uma das vantagens mais importantes que um sistema médico oferecerá para a sua clínica. Itens como registros médicos, notas médicas, imagens ou arquivos anexados estão instantaneamente disponíveis para todos os membros da equipe. E, ao contrário dos arquivos em papéis, os registros médicos eletrônicos podem ser vistos simultaneamente por vários médicos de diferentes especialidades e localidades.

 

Um software médico oferece maior segurança

Um sistema de gestão médica armazenará TODOS os seus dados em um banco de dados em nuvem, garantindo assim que seus dados nunca se percam.

E para proteção adicional, ferramentas como backup são frequentemente executadas para garantir segurança total, evitando que seus arquivos sejam perdidos em incêndios, desastres naturais e outros eventos imprevisíveis.

 

Enfim, além de todos esses benefícios, um software médico também pode ajudá-lo a atrair mais pacientes a fim de dobrar o faturamento do seu consultório. Ainda tem dúvidas sobre o quão o software médico [e benéfico? Então, deixe seu comentário e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: