Como minha recepcionista pode ajudar na gestão do consultório?

recepcionista

Um atendimento de qualidade é requisito básico para criar uma ótima reputação de um consultório. Essa porta de entrada é encabeçada pela recepcionista, que exerce um grande papel de transmitir a boa imagem da clínica.

Porém, muitos profissionais da saúde pensam que o sucesso da gestão de um consultório se limita ao atendimento. Na verdade é mais que isso. A recepcionista pode desenvolver mais habilidades para auxiliar a administração. Ela pode ser um profissional multiuso, pois existe uma infinidade de tarefas que esse profissional pode oferecer. Como ela pode contribuir para o sucesso do controle de um consultório? Há algumas orientações vantajosas que podem ajudar.

Recepcionista: Preparação, Organização e Planejamento

Um bom contato direto com o público pode trazer muitos benefícios para se ter noção de como trabalhar numa gestão melhor. Por estar próximo aos clientes, a recepcionista pode oferecer dados sobre o perfil de público que procura a clínica e a frequenta, as impressões dos pacientes sobre o local e os serviços oferecidos.

Ter noções contábeis, de comunicação e de administração e estar treinada para detectar pontos a serem melhorados pode melhorar a eficiência da recepcionista. O trabalho com estatísticas desses dados podem ser explanados com o auxílio de gráficos, tabelas e outras ferramentas que, juntamente com o gestor da empresa, a recepcionista pode orientá-lo para tomar medidas eficazes a fim de aumentar a rentabilidade e a qualidade da clínica.

Além de conhecer mais plenamente o trabalho com o público, a recepcionista também pode apoiar o desenvolvimento do consultório oferecendo informações sobre o estoque de utensílios para uso dos tratamentos feitos pela equipe médica, como também ter ciência na compra de novos equipamentos, recebimento e pagamentos de contas.

Conhecimento de novas tecnologias a favor da clínica

Vivemos na era da conectividade e o surgimento de novas tecnologias é muito variado. As inovações tecnológicas estão presentes em quase todos os nossos afazeres, sejam eles domésticos, escolares ou de trabalho.

Se familiarizar com a tecnologia ajuda a recepcionista a resolver problemas em sua rotina e na manutenção da clínica, pois proporciona maneiras mais práticas de lidar com a gestão administrativa e financeira da empresa, além de dar uma visão privilegiada das estratégias a serem utilizadas para que o consultório seja amplamente vista no mercado.

O uso de softwares de gestão oferece uma gama de alternativas viáveis para a recepcionista construir um modelo mais direto e intuitivo sobre o panorama dos atendimentos, o controle da logística do consultório e a imagem da empresa.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Contudo, nem todas essas profissionais são experientes nesses aspectos. Por isso, é muito bom que os gestores de clínicas ofereçam treinamentos, porque além de adquirir conhecimento, as recepcionistas também poderão prever e resolver qualquer situação no consultório.

A influência de know-how também garante práticas mais aperfeiçoadas para trabalhar na gestão e em outras técnicas fornecidas na clínica.

Com essas orientações e com um esforço concentrado, a recepcionista pode trazer benefícios para a funcionalidade da empresa e toda a equipe médica. E os pacientes irão notar e propagar seu sucesso.

Gostou desse artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: