Ao abrir um consultório médico, um dos objetivos de todo profissional de saúde é atrair e conquistar novos pacientes. Neste sentido, é essencial desenvolver estratégias de marketing médico, principalmente aquelas que já se mostram eficazes, tais como, o Social Ads.
Você já ouviu falar nessa ferramenta? Embora o nome pareça estranho, estamos falando da compra de anúncios nas redes sociais. Por isso, preparamos este artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Trata-se da aquisição de espaços nas redes sociais para divulgar o seu consultório e o seu trabalho. O termo Social Ads é utilizado para definir os anúncios em todas as plataformas do mercado.
Ainda, ao desenvolver ações de marketing médico, é possível atrair visitantes para o seu site ou seu perfil de duas formas: tráfego orgânico ou tráfego pago. No primeiro caso, estamos falando das pessoas que encontram você através dos mecanismos de busca, como o Google.
No entanto, como os usuários tendem a dar atenção apenas às primeiras páginas de resultados, é preciso investir em estratégias que melhorem o ranqueamento do seu site ou blog, como, por exemplo, as regras de Search Engine Optimization (SEO).
Ademais, alcançar potenciais pacientes de forma orgânica é possível, mas pode levar algum tempo até que as primeiras conversões aconteçam, principalmente se você está começando a fortalecer a sua presença digital como médico.
Por outro lado, o tráfego pago encurta esse caminho, permitindo que as pessoas sejam alcançadas por seus anúncios. Isso mesmo, quando falamos de tráfego pago, estamos falando de anunciar no Google (Google Ads) e/ou nas redes sociais (Social Ads).
Além disso, os anúncios permitem que você fale diretamente com o seu público-alvo, otimizando os recursos. Porém, como o próprio nome já diz, o tráfego pago exige investimento financeiro, mas que rapidamente oferece retorno.
Assim, o Social Ads permite que o seu nome e o nome do seu consultório sejam vistos por milhares de usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outros. Ainda não entendeu a importância dessas campanhas? Então, continue a leitura.
O tráfego pago, de modo geral, é uma das estratégias mais importantes dentro do marketing médico, principalmente para aqueles profissionais de saúde que ainda não são vistos como autoridade digital.
Ainda, ao fazer uso do Social Ads, você tem a oportunidade de levar a sua marca para os milhares de usuários de cada uma das plataformas de redes sociais, o que amplia consideravelmente o seu alcance. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios desse recurso.
Para que você tenha uma ideia, apenas o Facebook tem mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados. Obviamente, seu anúncio não vai ser levado para todo esse montante, mas, mesmo que sejam 0,5% desse público, estamos falando de mais de 600 mil pessoas.
Neste sentido, o Social Ads tem o potencial de aumentar a sua visibilidade e a de seu consultório, permitindo que você fique conhecido e, dependendo das estratégias que seguir, se torne uma autoridade na sua área.
Você deve estar se perguntando: se eu atendo em BH, porque vou querer visibilidade em SP? Muito simples! Hoje em dia as pessoas buscam investir naquilo que dá mais certeza de retorno.
É claro que a sua estratégia deve ser focada em ganhar mais espaço em BH. No entanto, ser visto em outras localidades aumenta a probabilidade de ser percebido em sua área de atuação como autoridade naquele tema, perante o país inteiro. Com o avanço da telemedicina, consultas à distância começaram a fiar mais acessíveis, já pensou nisso?
Um dos benefícios mais importantes é a possibilidade de direcionar e limitar suas campanhas para pessoas que possuam o perfil do seu paciente, ou seja, seus anúncios são assertivos e serão vistos apenas por um público que tem grandes possibilidades de contratar os seus serviços.
Além disso, é possível segmentar os anúncios por geolocalização. Isso significa que, se você atua presencialmente em São Paulo, pode fazer com que apenas usuários que residem neste Estado, ou até em cidades paulistas, sejam impactados pelas suas campanhas.
Desse modo, você não desperdiça orçamento onde você não quer ser encontrado.
No Social Ads, você também pode definir o seu limite máximo de custos. Assim, os anúncios permanecerão ativos até o momento em que o seu orçamento cobrir. Quando o limite for alcançado, o anúncio deixa de ser veiculado. O aspecto positivo dessa limitação é evitar surpresas e rombos no seu orçamento.
Agora que você já entendeu o que é o Social Ads e a sua importância, precisamos falar sobre as redes sociais que oferecem os melhores resultados para médicos. Geralmente, as pessoas estão conectadas a mais de uma plataforma, sendo o Facebook a mais comum delas.
Trata-se da ferramenta de anúncios do Facebook para páginas institucionais. Nele, você pode impulsionar suas publicações para que elas sejam vistas por mais usuários ou criar anúncios segmentados com diferentes objetivos. No Facebook Ads, você define o seu orçamento e pode alterar o valor para mais ou para menos, sempre que desejar.
O Instagram é uma ótima rede para médicos, sendo totalmente dedicada a conteúdos visuais, como fotos ou vídeos. Para anunciar no Instagram, você também utiliza o Gerenciador de Anúncios do Facebook e pode criar campanhas para direcionar usuários para o seu site e aumentar a visualização dos vídeos ou fotos.
Embora existam outras plataformas com muitos usuários, como o Twitter e o LinkedIn, elas não são as melhores redes para profissionais de saúde, o que não impede de você anunciar ali. Mas é bom ter cuidado! Algumas redes sociais não devem ser incluídas na sua estratégia. Já o YouTube é excelente para o segmento médico, mas, por ser controlado pelo Google, os anúncios são realizados por meio do Google Ads.
Então, como você já entendeu tudo sobre a teoria do Social Ads, vamos falar sobre a prática. Para começar a criar e publicar os seus anúncios, você precisa cumprir algumas etapas. Assim, alcançará melhores resultados e o investimento será mais assertivo. Essas etapas são:
Talvez, após entender tudo sobre o Social Ads, você esteja se perguntando como dar conta de tanto trabalho ao mesmo tempo em que precisa gerir o consultório e atender os seus pacientes, certo? Por isso, você precisa conhecer o iMedicina.
Trata-se de uma empresa líder em atração e fidelização de pacientes, que desenvolveu todos os serviços pensando exclusivamente nos profissionais de saúde. Além do software médico que disponibiliza, o iMedicina também é especializado em estratégias de marketing médico.
Ainda, a empresa possui uma ampla rede de fornecedores profissionais cadastrados, experientes em configuração e otimização de campanhas de tráfego pago nas redes sociais, que os clientes podem contratar através da plataforma, com garantia de entrega do serviço assegurada pela empresa.
Enfim, para criar anúncios eficazes e captar o número esperado de pacientes, fale com um dos consultores do iMedicina. Outrossim, o Social Ads é apenas uma dentre outras alternativas de tráfego pago, como, por exemplo, o Google Ads.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia esse artigo do blog: O que o iMedicina pode fazer pelas suas campanhas de Google Ads e fique por dentro!
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